Constituindo-se professor de matemática: relações estabelecidas no estágio curricular supervisionado, determinantes da aprendizagem da docência
Abstract
Este trabalho é o produto de uma pesquisa desenvolvida junto à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat). Tendo como premissa que o desenvolvimento humano é produto do desenvolvimento das relações sociais, esta pesquisa se pauta teórica e metodologicamente na Teoria Histórico-Cultural (THC), particularmente na Teoria da Atividade (TA), que conduz à compreensão de que o ser humano aprende em interação com outros indivíduos e através de atividades se apropria da cultura na qual se insere. Nessa perspectiva, entende-se o estágio como espaço privilegiado, na formação inicial do professor de Matemática, para compreender o processo de ensino e aprendizagem na Atividade Pedagógica. Nesta investigação buscou-se entender as relações que, estabelecidas no estágio, são determinantes da aprendizagem da docência. Constituiu-se um espaço formativo intencionalmente organizado dentro do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) para dez futuros professores de Matemática, em um Instituto Federal. Os Encontros Formativos, no total de 20, ocorreram durante o primeiro semestre de 2017. Os dados, provenientes de sessões reflexivas, observações, fichas, questionários e relatórios de estágio, foram sistematizados a partir de episódios e analisados por meio de três unidades de análise: a) Expectativa e realidade: das tensões iniciais e dos conflitos em que identificamos como ocorre o enfrentamento e a superação das tensões e dos conflitos no estágio; b) Preparação para a docência: da organização do ensino à futura práxis em que revelamos como ocorre a apropriação de um modo geral de organização do ensino na preparação para o desenvolvimento do estágio; e c) O novo papel social: da discência à docência em que analisamos como os estagiários avaliam a sua inserção em um novo lugar na Atividade Pedagógica; como aquelas que nos possibilitam compreender o todo complexo que é o estágio na formação inicial de professores de Matemática. Concluiu-se que, a partir dos Encontros Formativos organizados intencionalmente, por meio da reflexão, da análise e da planificação das ações no decorrer do estágio, os estagiários tomaram consciência das múltiplas significações inerentes ao trabalho do professor, o que só foi possível em razão das relações pessoais estabelecidas, no estágio, com alunos, professores, colegas diretores e das quais derivaram outras relações interpessoais e sociais determinantes da aprendizagem da docência, da formação do seu pensamento teórico sobre a docência e da sua personalidade como professor.
Collections
The following license files are associated with this item: