Entre o visível e o enunciável em educação: o que pode uma docência que cava a si mesma?
Abstract
Esta tese pensa uma docência que acontece em meio ao movimento de cavar a si mesma junto a encontros que se produzem junto a andanças, leituras, escritas, imagens e experiências educativas. Uma docência produzida, portanto, ao passo que se experimenta um estar docente, mas também enquanto se escreve/compõe uma tese com elementos/fragmentos que não dizem necessariamente da docência ou de espaços educativos ocupados por ela. Buscou-se, no ato de composição dessa tese, operar um processo de ‘esburacamento’ (DELEUZE & GUATTARI, 1997) ou subtração ao modo de Bene (DELEUZE, 2010) de uma noção majoritária de docência, cavando, desde dentro, o que a palavra docência está acostumada a reforçar. A problemática que movimentou a pesquisa, portanto, lançou o convite a pensar: O que pode uma docência que cava vazios nos ditos e vistos que a estratifica? Um modo de pesquisa andarilho (GARLET, 2014) abraçou nesse processo investigativo um devir-traça. Assim, uma pesquisadora-traça-andarilha seguiu à espreita (DELEUZE, 1988-1989) em meio à docência/vida, ao que se compunha com seu corpo/pensamento, potencializando-a a cavar/pensar outros possíveis (e impossíveis) na docência enquanto escrevia/compunha essa tese. Operou com a noção de ‘vazio’ e ‘fora’ a partir de autores como Blanchot (2005, 2010 e 2011), Foucault (2008), Deleuze (2006) e Levy (2011) e com a noção de ‘menor’ (DELEUZE, 2010) e (DELEUZE & GUATTARI, 2014). Interessou-se em experimentar/cavar vazios e oferecer a tese como convite para cavar vazios. Desejou operar uma docência e uma ‘formação menor’ (RIBETTO, 2011), atenta ao que brota incessantemente, ao que escapa e pode ser inventado, em meio a um continuum de experimentações/composições com imagens, leituras, experiências educativas e escritas. Assim, essa tese foi ganhando consistência e apresenta aqui o que foi produzido junto aos disparos que acionaram um devir-traça-andarilha na pesquisadora, que ao cavar vazios nos ditos e vistos que tentam estancar ou prescrever formas de estar docente, tentou abrir possibilidades singulares de existência. Uma docência que, no espaço e tempo da instauração dessa tese, experimentou composições com vazios, silêncios, ruídos, folhas, painas, a cidade que amarela, a traça que cava/andarilha e casulos em d(obras). Operações que se deram em artesanias produzidas com imagens, escritas, vazios, silêncios, velocidades e lentidões... tanto na versão física da tese, como também nos diários visuais produzidos junto às intensidades que se alojaram em meio a um estar docente. Essa tese se propôs, portanto, a cavar/instaurar uma docência em gerúndio, nos passos cambaleantes de uma professor(anda) em obra infinita.
Collections
The following license files are associated with this item: