dc.creator | Almeida, Jéssica de | |
dc.date.accessioned | 2019-02-20T13:05:08Z | |
dc.date.available | 2019-02-20T13:05:08Z | |
dc.date.issued | 2019-01-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15690 | |
dc.description.abstract | This research, linked to the Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) from the
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), line of Arts and Education Research (LP4) and
the NarraMus Research Group – Auto-narratives in Musical Practices, aimed to comprehend
the ways through which musical-educational biographies developed by Music undergraduates
create meaning to their formation process in undergraduate school. To do so, the study was
delineated with three specific goals: a) to discuss collectively the narratives produced during
the development of a musical-educational biography; b) to analyze the process which resulted
in musical-educational biographies produced by the students from Jossos’s (2010b) Retroactive
Spiral of the Way to Self and; c) to bring together personal and academic experiences as from
the study about the formation processes, pondering on the interrelations present in individual
and collective narratives constructions of the research subjects. With a (auto)biographic
approach, the research was conducted upon the story of life biographic method and analyzed
self-narratives (musical) and intertwined narratives produced by the musical-educational
biography. The analysis of such production was guided by Jossos’s (2010b) Retroactive Spiral
of the Way to Self and consisted of studying, firstly, the comprehension marks of the formation
process and, later, of evidencing the learning and knowledge genres (JOSSO, 2004). The
research revealed that a) the development and study of musical-educational biographies allowed
comprehending that the academic formation processes make sense from the experiences of
musical learning in religious contexts and day-to-day musical learning and non-formal; b) the
learning and instrumental and pragmatic knowledge, acquired throughout life, sometimes, are
silent, mainly when contested through contact with more formal, institutionalized knowledge;
c) the formation knowledge, the learning and comprehensive and explicative knowledge,
although not aware by part of the research subjects, operate as true refugees, in which they seek
subsidies to understand how much they do know or do not know in undergraduate school and
d); the aware process were perceived, mainly, regarding the learning and existential knowledge,
to the dynamics, attitudes and characteristics of the subjects. The Higher Education registers,
in some life stories, as a crucial moment of reorientation and change, this seen as an opportunity
to learn right, a possibility to open the whole range of professional possibilities, a place of self-
(re)affirmations, in some cases, and true posture change in others. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | História de vida | por |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Licenciatura em música | por |
dc.subject | Teacher formation | eng |
dc.subject | Life story | eng |
dc.subject | Narrative | eng |
dc.subject | Music undergraduate education | eng |
dc.title | Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida | por |
dc.title.alternative | Musical-educational biography: production of senses through web of life | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) e ao Grupo de
Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de Práticas Musicais, teve o objetivo de compreender a(s)
maneira(s) por meio da(s) qual(is) as biografias músico-educativas desenvolvidas por
licenciandos em música produzem sentidos para seus processos formativos na graduação. Para
atendê-lo, o estudo foi delineado em três objetivos específicos: a) discutir coletivamente as
narrativas produzidas durante o desenvolvimento da biografia músico-educativa; b) analisar a
produção que resultou em biografias músico-educativas produzidas pelos acadêmicos a partir
da Espiral Retroativa do Caminho para Si, de Josso (2010b) e; c) aproximar experiências
pessoais e acadêmicas a partir do estudo sobre os processos de formação, ponderando sobre as
inter-relações presentes em construções narrativas individuais e coletivas dos sujeitos da
pesquisa. Em uma abordagem (auto)biográfica, a investigação foi realizada a partir do método
biográfico história de vida e analisou narrativas de si (musicais) e narrativas entrelaçadas
produzidas pela biografia músico-educativa. A análise dessa produção pautou-se na Espiral
Retroativa do Caminho para Si (JOSSO, 2010b) e consistiu em estudar, primeiramente, as
marcas de compreensão do processo de formação e, depois, em evidenciar os gêneros de
aprendizagem e conhecimento (JOSSO, 2004). A pesquisa revelou que: a) o desenvolvimento
e o estudo de biografias músico-educativas permitiram compreender que os processos
formativos acadêmicos ganham sentidos a partir das experiências de aprendizagem musical nos
contextos religiosos e nas aprendizagens musicais cotidianas e não formais; b) as aprendizagens
e conhecimentos instrumentais e pragmáticos, obtidos ao longo da vida, por vezes são
silenciados, sobretudo quando contestados a partir do contato com conhecimentos mais
formalizados, institucionalizados; c) os conhecimentos na formação, as aprendizagens e os
conhecimentos compreensivos e explicativos, ainda que não conscientizados por parte dos
participantes da pesquisa, operam como verdadeiros refúgios, nos quais buscam subsídios para
entender o quanto sabem, ou não sabem, na graduação; e d) os processos de conscientização
foram percebidos, principalmente, no que se refere às aprendizagens e aos conhecimentos
existenciais, às dinâmicas, atitudes e qualidades dos sujeitos. O Ensino Superior inscreve-se,
em algumas histórias de vida, como um momento crucial de reorientação e mudança, esse visto
como uma oportunidade para aprender direito, uma possibilidade para abrir o leque de opções
profissionais, um lugar de (re)afirmações de si, em alguns casos, e de verdadeiras mudanças de
posturas, em outros. | por |
dc.contributor.advisor1 | Hettwer, Ana Lúcia de Marques e Louro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8744911424416533 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Baptaglin, Leila Adriana | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5801207902204116 | por |
dc.contributor.referee1 | Bellochio, Cláudia Ribeiro | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8653053694824805 | por |
dc.contributor.referee2 | Abreu, Delmary Vasconcelos de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0880820345740922 | por |
dc.contributor.referee3 | Torres, Maria Cecília de Araújo Rodrigues | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7834920626343641 | por |
dc.contributor.referee4 | Cardonetti, Vivien Kelling | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1649742737541059 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0437894322830052 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |