Políticas curriculares: conhecimento em diáspora
Abstract
Mediante uma sociedade disciplinar, que valoriza o acúmulo de informações, torna-se um desafio a construção de projetos e escolas inovadoras que consigam superar a cultura organizacional escolar disciplinar historicamente construída. Embora se tenha, na contemporaneidade, uma perspectiva que incentiva o ―novo‖, sabe-se que o contexto da escola, está permeado por políticas públicas de cunho neoliberal que movimentam a educação para uma lógica de mercado globalizado. Deste modo, a escola permanece como instituição homogeneizadora, hierárquica, com currículos fragmentados em disciplinas, fomentando uma política curricular prescritiva, a qual manifesta práticas pedagógicas desconexas à realidade do educando. Neste sentido, a tese realiza uma reflexão sobre o conhecimento e suas implicações na cultura organizacional escolar demarcada por espaço, tempo e modo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectiva da disciplinaridade e inter/trans/disciplinaridade. Com o objetivo geral de: analisar como os movimentos históricos dos modos de produção do conhecimento disciplinar imbricam-se às políticas curriculares e promovem im/possibilidades na construção do conhecimento em diáspora. Constituem-se como objetivos específicos: problematizar a disciplinaridade e os movimentos inter/trans/disciplinares na perspectiva de uma abordagem histórica; compreender políticas curriculares e seus discursos disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares; analisar as im/possibilidades na construção do conhecimento em diáspora, considerando a experiência da Escola Básica da Ponte. A epistemetodologia delineou-se na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A produção do corpus analítico foi permeada pelo lócus de pesquisa: Escola Básica da Ponte em Porto-Portugal, a produção de dados se deu através dos documentos escolares, observação direta/livre e entrevistas abertas. A técnica de triangulação dos dados (YIN, 2015; TRIVIÑOS, 2008), foi potência para a análise do estudo de caso, concomitantemente com a análise de conteúdo de Bardin (2011). Conclui-se que a organização escolar de tradição e cultural impregnada que perpassa pelo funcionamento atual do contexto educativo é um dispositivo de impossibilidade na construção do conhecimento em diáspora, devido à duas razões. A primeira deve-se ao fato de que a tradição e cultura epistemológica cartesiana, a qual ainda constitui-se como base dos modelos mentais, dificulta a superação de que o conhecimento é algo que constantemente transcende as esferas convencionais. A segunda está implicada na impossibilidade de construir conhecimento em diáspora em contextos educativos que permanecem com uma cultura organizacional aos moldes da fábrica do século XIX. Assim, mesmo coexistindo escolas com políticas curriculares prescritivas, emergem possibilidades inovadoras com políticas curriculares colaborativas. Portanto, defende-se a tese de que a cultura organizacional escolar dimensionada na transformação e inovação dos seus espaços, tempos e modos de ensino-aprendizagem, bem como, uma perspectiva de política curricular colaborativa gera possibilidades para a construção de conhecimento em diáspora. A construção do conhecimento em diáspora perpassa pelo entendimento de que há uma transição e ao mesmo tempo uma interdependência entre o modo de produção do conhecimento disciplinar e o interdisciplinar. Assim, quando compreendida a diversidade de conhecimento disperso nas suas especificidades e especialidades, se transcende as esferas hierárquicas, autoritárias e fragmentadas que sempre estiveram impregnadas na cultura e tradição escolar. Destarte, o termo Escola Inovadora passa a incorporar características contemporâneas que representam a conjuntura do século XXI, desenvolvendo práticas educativas que produzem curiosidade, criatividade, criticidade, os denominados três Cs.
Collections
The following license files are associated with this item: