(Auto) Formação e saberes docentes no desenvolvimento profissional do professor administrador: entre as ciências administrativas e da educação
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2018-10-11Metadatos
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Esta Tese vincula-se ao Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU) e à linha de pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Defende ser possível ao professor administrador constituir a sua (auto)-formação e saberes no processo de desenvolvimento profissional docente e na interlocução entre as especificidades das Ciências Administrativas e da Educação. Esta ideia permeia a questão principal da pesquisa e o seu objetivo geral, consequentemente, os objetivos específicos foram: mapear os fatores motivacionais que conduziram o profissional de Administração a ingressar e permanecer na carreira docente; identificar quais experiências considera significativas para constituir o professor administrador e como este se relacionam com os saberes da docência e reconhecer como o professor administrador incrementa o seu desenvolvimento profissional na articulação entre os saberes específicos da Administração e os saberes da docência. A pesquisa qualitativa aproximou-se de uma pesquisa (auto)-biográfica pela sua abordagem narrativa, sendo a análise narrativa e a análise textual discursiva. O contexto da pesquisa foi o Curso de Administração de uma Instituição Federal de Educação Superior (IFES) no interior do Rio Grande do Sul. A partir de um Formulário Google, veiculado entre todos os docentes do referido curso, por e-mail, traçou-se o perfil do professor administrador, sendo os respondentes profissionais com Doutorado, a maioria em Administração, com idade média de 46,3 anos. A opção pela profissão docente neste contexto deu-se, predominantemente, pela autodescoberta vocacional para o magistério superior e, também, na busca de estabilidade profissional. A metade desses professores diz ter planejado tornar-se professor/a durante a graduação e aproximadamente 70% cursaram o doutorado já estando docentes na IFES. Assim, ao iniciarem, não tinham preparo prévio à docência e à qualificação em nível de doutorado. A maioria absoluta considera necessária a formação e o desenvolvimento profissional permanente para a atuação docente, suprindo com a participação em eventos e leituras. Quanto à autorrealização profissional, esta decorre da contribuição para a formação profissional de muitas pessoas e do acompanhamento do amadurecimento pessoal e profissional dos estudantes. As experiências traumáticas decorrem das tensões geradas pela competitividade e pelo desrespeito entre colegas de departamento. Os professores acreditam que os saberes das ciências administrativas e as ciências da educação se interligam na contextualização da teoria, incentivo à leitura permanente, organização das aulas e na gestão dos projetos. Finalmente, admitem a necessidade de uma pedagogia específica, o que seria um compromisso dos profissionais com a sua área de docência, autorizando-se à apropriação dos saberes da docência e à construção pedagógica para o desenvolvimento do curso e dos seus protagonistas. Foram constituídos momentos de [res]significação da memória e da experiência de si, valorizando a história individual e a conexão desta com a história da instituição e da própria profissão docente. Para tanto, escutou-se, atentamente, por meio de entrevistas narrativas, dez (10) professores das diferentes gerações pedagógicas do corpo docente, que consentiram em participar do estudo. As narrativas de si foram transcritas e os biogramas resultantes (AN) encaminhados aos participantes para revisão e/ou complementação e interpretadas, em uma fase de análise narrativa. Em seguida, procedeu-se a ATD, mediante os eixos (fios) conceituais: fatores motivacionais iniciais e intrínsecos ao desenvolvimento profissional docente; experiências significativas na constituição do professor administrador; formação permanente na docência universitária e movimentos construtivos da docência; (auto)-formação e experiência de si. O núcleo conceitual (fio central) do conjunto narrativo reforçou a importância da religação dos saberes e da articulação entre saberes específicos da administração e da docência. O corpus narrativo apresentou-se complexo e substancioso para construir-se a compreensão do processo (auto)formativo do professor administrador, como isto ocorre no seu desenvolvimento profissional e a interlocução entre os saberes das ciências administrativas e a da educação. Principalmente que, sendo administrador e professor de administração, isto pressupõe identidade e uma pedagogia a ser configurada como base formativa da profissão docente na educação superior. O conhecimento de como se constituí a docência na área específica das Ciências Administrativas amplia o conhecimento científico da área de formação e prospecta novas pesquisas no campo. Do mesmo modo, provoca ao desenvolvimento de uma rede de desenvolvimento profissional docente, no sentido de acolher os professores ingressantes em ações de assessoramento e de produzir na base da docência uma pedagogia específica da área.
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