Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRachelli, Janice
dc.creatorPrediger, Daniela
dc.date.accessioned2019-04-12T13:21:38Z
dc.date.available2019-04-12T13:21:38Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16195
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work, that has for theme on the use of GeoGebra Software in the study of polynomial functions, initially constitutes a bibliographical survey on the use of technology in education, the Software GeoGebra and the use of referred software in study of functions. After presenting two proposals for didactic sequences, one for the affine function and the other for the quadratic function, involving the interpretation of the coefficients in the GeoGebra Software. The objective is to use a technological resource, the GeoGebra Software, in the study of the coefficients of the affine and quadratic functions, providing a better analysis of the relationship between the coefficients and the graph, for later the student to apply these knowledge in the construction of graphics. The aforementioned didactic sequences were applied in the 2º semester of 2018 in a class of 1º year of high school at night of a school located in northwest region of the State of Rio Grande do Sul. In the GeoGebra Software, the students developed a list of activities and performed the interpretations in the constructed graphs and later noted their perceptions. For data analysis the students responses to the activities were used, as well as their opinions about the use of software. Herewith we conclude that at first moment the results achieved aren’t so significant, but in longer period, better results will can be obtained, considering that there is more consistent memorization of the concepts worked. The students interest rises with the use of technology, resulting in a greater participation in the activities developed in the classroom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectFunção afimpor
dc.subjectFunção quadráticapor
dc.subjectCoeficientespor
dc.titleO uso do software GeoGebra no estudo das funções polinomiaispor
dc.title.alternativeThe use of GeoGegra software in the study of polyominal functianseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho que tem por tema o uso do software GeoGebra no estudo das funções polinomiais, constituiu-se inicialmente de um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia na educação, o software GeoGebra e o uso do referido software no estudo das funções. Após apresentamos duas propostas de sequências didáticas, uma para a função afim e outra para a função quadrática, envolvendo a interpretação dos coeficientes no software GeoGebra. O objetivo consiste em utilizar um recurso tecnológico, o software GeoGebra, no estudo dos coeficientes das funções afim e quadrática, proporcionando uma melhor análise da relação existente entre os coeficientes e o gráfico, para posteriormente o aluno aplicar estes conhecimentos na construção dos gráficos. As referidas sequências didáticas foram aplicadas no 2° semestre de 2018 em uma turma do 1° ano do Ensino Médio noturno de uma escola localizada na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. No software GeoGebra, os alunos desenvolveram uma lista de atividades e realizaram as interpretações nos gráficos construídos e posteriormente anotaram suas percepções. Para análise dos dados foram utilizadas as respostas dos alunos às atividades, bem como suas opiniões sobre o uso do software. Com isso concluímos que num primeiro momento os resultados alcançados não são tão significativos, porém em um prazo mais longo, melhores resultados poderão ser obtidos, tendo em vista que existe uma memorização mais consistente dos conceitos trabalhados, o interesse dos alunos se eleva com o uso da tecnologia, resultando numa maior participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto