Performance pedagógica dos tutores da UAB/UFSM: princípios para um processo ensino-aprendizagem criativo
Fecha
2018-12-04Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A Performance Pedagógica dos Tutores (PPT) da Universidade Aberta do Brasil
(UAB), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi o tema principal desta
pesquisa, situado na grande área Educação. A Educação a Distância (EAD), no
ensino superior, foi o contexto. Investigar como a PPT de cursos de pós-graduação,
em nível de Especialização da UAB/UFSM, pode potencializar o desenvolvimento de
um Processo Ensino-Aprendizagem Criativo (PEAC) foi o problema que nos
direcionou. Como objetivo geral, desejamos compreender quais são os princípios da
PPT da UAB/UFSM que podem potencializar o desenvolvimento de um PEAC.
Encontramos base teórica nos Estudos da Performance, de Richard Schechner e
Victor Turner e nos estudos da performance docente, de Mallmann (2008).
Metodologicamente, sistematizamos um Estudo de Caso produzindo dados com
tutores por intermédio de questionários, entrevistas, observações, e-mail, leitura de
documentos, mensagens e imagens obtidas por redes sociais (Facebook e
WhatsApp). No modelo analítico, contemplamos os procedimentos da Análise
Textual Discursiva (ATD) que, após a fase da unitarização, originou as categorias
Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP), Criatividade, Habilidades Sociais
Educativas (HSE), Interação e colaboração e Presencialidade, as quais estão
amplamente imbricadas na PPT, definindo a estrutura para a proposição conceitual
desta pesquisa. Conclusivamente, consideramos que essas categorias, ao
possibilitarem o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, constituem, na PPT,
os princípios capazes de potencializar um PEAC.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: