Ir ao cinema: a formação inicial de professores e o instituinte ético-estético em educação nos processos formativos docentes
Abstract
A educação abre-se à experiência cinema, trazendo o cuidado ético-estético em educação para a formação inicial, instituindo-se a partir de processos formativos docentes. Esta é a tese de doutorado que apresento à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A tese propôs-se a uma investigação que objetivou analisar os processos formativos docentes na formação inicial de professores a partir do instituinte ético-estético em educação, mobilizados pelo cinema. A investigação dedicou-se a relacionar a formação ético-estética com a educação de surdos, no aprendizado de Libras para professores ouvintes em formação inicial na perspectiva de considerar a importância que a imagem tem no cotidiano e o quanto, contemporaneamente, está em pauta esta formação. As discussões teóricas se deram tomando por base o Imaginário Social, de Cornelius Castoriadis, para discutir a Formação Inicial de Professores e o Cinema, sempre considerando os territórios da Formação de Professores, a Estética, a Ética e o Cinema. Os dispositivos metodológicos fundamentaram-se na pesquisa-formação (JOSSO, 2004), a partir de narrativas de professores em formação inicial que cursavam Língua Brasileira de Sinais. As narrativas provocadas pelo cinema abriram-se a uma perspectiva de compreensão hermenêutica (GADAMER, 2015) por chamar ao diálogo, em um exercício de aproximação e compreensão das informações, frente ao posicionamentos dos estudantes. Os resultados alcançados dizem da potência do cinema e da experiência estética como forma provocativa à formação de professores e o imaginário que institui a educação. O cinema foi para este estudo um dispositivo de formação (SOUTO, 1999), provocando a experiência cinema que chamou ao diálogo, direcionando o olhar para o outro pela estética. A estética perpassou o tempo e configurou-se em experiência ética na formação docente. A ética vistoriou definições que trouxeram para a sua consideração conceitos plenos da riqueza, os quais falta enaltecer em nossas relações: a alteridade, a sensibilidade, o outro, a diferença. A docência em formação inicial dá espaço para romper com o racionalismo de programas curriculares quando se permite a leituras matizadas com a arte, abrindo-se a uma estética que permite à educação sair de formalismos reducionistas de programas curriculares fechados em si. Esta investigação veio reafirmar o diálogo, provocado pelo cinema na formação de professores e na formação pessoal, instituindo a ética e a estética na docência.
Collections
The following license files are associated with this item: