Processos de aprendizagem e auto(trans)formação docente em ambiente digital imersivo (ADI): convergência e novas coreografias no ensino superior
Fecha
2018-08-01Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta tese apresenta como tema os caminhos da docência em Ambiente Digital Imersivo, encontrando-se vinculada à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A investigação teve como objetivo principal analisar de que forma constituem-se os processos de auto(trans)formação docente, na aprendizagem da docência virtual mediada por Ambiente Digital Imersivo (ADI). A pesquisa teve enfoque qualitativo, partindo de uma experiência em sala de aula em imersão, com a utilização de um sistema imersivo, desenvolvido no OpenSim durante os estudos, e, como instrumento, foi utilizado um mash de metodologias, entre a Investigação-Formação e os Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos. Na construção da matriz conceitual, destacam-se softwares que trabalham os saberes docentes, ambiência e ensino imersivo. Assim, considera-se que esta tese contribui no sentido de mostrar que o processo de auto(trans)formação docente também se estabelece em um ADI e, com isso, determinar quais elementos constituem a ambiência pedagógica no mundo digital imersivo, buscar resposta para como o professor efetiva a relação entre os saberes pedagógicos e tecnológicos, nas situações de ensino/aprendizagem, na ambiência pedagógica digital, e registrar como são as experiências vivenciadas pelos professores em situação de ensino/aprendizagem, na ambiência pedagógica digital. Como resultado, apresenta-se a definição de uma metodologia denominada Mash Investigativo Formativo, a descrição dos elementos que compõem uma Ambiência Imersiva Educacional, a trajetória de auto(trans)formação dos docentes envolvidos e o mapeamento dos saberes acessados durante o processo.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: