dc.creator | Rossatto, Adalberto Dutra | |
dc.date.accessioned | 2019-05-16T19:14:39Z | |
dc.date.available | 2019-05-16T19:14:39Z | |
dc.date.issued | 2018-08-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16574 | |
dc.description.abstract | It is proposed that the reconstruction of Walter Benjamin’s theory of barbarism allows to evaluate
coherently some of the pedagogical premises that gave support to authoritarianism and the different
disasters which from there were derived within the recent history. In methodological terms the
reconstruction is done based on the GermanJewish
philosopher’s own suggestion that history is no
longer presented as the continuous and linear chain of events according to the dominant accounts, but
from the precise cuts and intervention that direct the way of counting these same events. The proposal
articulates based on the relationship between the allegory of Baroque Drama, its underlying theatrical
representation and the School as the stage of these representations. Our first hypothesis is that the
Baroque Drama not only served to impose a type of theatrical representation, but of equal luck, it
determined the model of school that developed in the same period with the Catholic Church, Protestant
and the modern state; and which was resized, in a kind of new catechesis, with the illustrated primers
and textbooks from modern industrialization. The second hypothesis is that the Baroque allegory
besides marking an authoritarian structure which, in the theater and at school, reproduced a fixed
message, drawn from the selection of biblical fragments grouped arbitrarily in a linear fashion, and
which sought to console with the promise of future salvation, provided the following elements that
were configuretes as different versions of the brazilian founding myth. In a similar way to what
Benjamin equals to the pedagogy of Baroque drama and modern industrialization, we reconstruct some
aspects of the history of Brazilian education, based on the colonial baroque and the industrial period.
Among the results achieved, the following stand out. First there is a link between the baroque allegory
in its different versions and the contemporary catastrophes. Second, the scheme of baroque allegory
proliferated in Jesuit education and modern pedagogies, provoking the authoritarian relationship
between a fixed message to be transmitted and a passive viewer. Thirdly, in a prospective sense, it is
possible to reshape a new allegory in which it no longer conveys a message but proposes a riddle to be
deciphered or simply a meaningless allegorical form as it serves to awaken in the spectator the need to
resize the senses. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Reconstrução da teoria da barbárie | por |
dc.subject | Alegoria barroca | por |
dc.subject | Catástrofes contemporâneas | por |
dc.subject | Educação jesuítica nas pedagogias modernas | por |
dc.subject | Reconstruction of theory of barbarism | eng |
dc.subject | Allegory of baroque | eng |
dc.subject | Catastrophes contemporary | eng |
dc.subject | Jesuit education and modern pedagogies | eng |
dc.title | Educação e barbárie: formação de professores na prevenção a catástrofes | por |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Propõese
que a reconstrução da teoria da barbárie de Walter Benjamin (18921940)
permite avaliar
coerentemente algumas das premissas pedagógicas que deram amparo ao autoritarismo e às diferentes
catástrofes que daí se derivaram no interior da história recente. Em termos metodológicos, a
reconstrução é feita com base na própria sugestão do filósofo judeualemão
de que a história não é
mais apresentada como o encadeamento contínuo e linear de eventos, de acordo com os relatos
dominantes, senão que a partir de cortes e intervenções precisas que direcionam o modo de contar
estes mesmos eventos. A proposta se articula com base na relação entre a alegoria do drama barroco,
sua representação teatral subjacente e a escola como palco destas representações. Nossa primeira
hipótese é que o drama barroco não só serviu para impor um tipo de representação teatral, senão que,
de igual sorte, determinou o modelo de escola que se desenvolveu no mesmo período com a Igreja
católica, a protestante e o estado moderno; e que foi redimensionado, numa espécie de nova catequese,
com as cartilhas ilustradas e os livros didáticos da moderna industrialização. A segunda hipótese é a de
que a alegoria barroca, além de demarcar uma estrutura autoritária que, no teatro e na escola,
reproduzia uma mensagem fixa, retirada da seleção de fragmentos bíblicos agrupados arbitrariamente
de forma linear, e que visavam consolar com a promessa de salvação futura, forneceu elementos que
vieram a configurar as diferentes versões do mito fundador brasileiro. Por isso, de modo análogo ao
que Benjamin equivale a pedagogia do drama barroco e a da industrialização moderna, reconstruímos
alguns aspectos da história da educação brasileira, tomando por base o barroco colonial e o
subsequente período industrial. Entre os resultados alcançados, destacamse
os seguintes. Primeiro, que
há uma vinculação entre a alegoria barroca em suas diferentes versões e as catástrofes contemporâneas.
Segundo que o esquema da alegoria barroca proliferou na educação jesuítica e nas pedagogias
modernas, provocando a relação autoritária entre uma mensagem fixa a ser transmitida e um
expectador passivo. Terceiro, em sentido prospectivo, que é possível redimensionar uma nova alegoria
em que ela não mais veicule uma mensagem, mas proponha um enigma a ser decifrado, ou
simplesmente uma forma alegórica sem sentido dado, que sirva para despertar no expectador a
necessidade de redimensionar os sentidos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Trevisan, Amarildo Luiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2534601801498544 | por |
dc.contributor.referee1 | Barcelos, Valdo Hermes de Lima | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7447760896466057 | por |
dc.contributor.referee2 | Rosa, Geraldo Antônio da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4290166533847099 | por |
dc.contributor.referee3 | Zanella, Diego Carlos | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1020784920637607 | por |
dc.contributor.referee4 | Tomazetti, Elisete Medianeira | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3942924352722374 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6691519770438107 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |