Mostrar registro simples

dc.creatorRossatto, Adalberto Dutra
dc.date.accessioned2019-05-16T19:14:39Z
dc.date.available2019-05-16T19:14:39Z
dc.date.issued2018-08-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16574
dc.description.abstractIt is proposed that the reconstruction of Walter Benjamin’s theory of barbarism allows to evaluate coherently some of the pedagogical premises that gave support to authoritarianism and the different disasters which from there were derived within the recent history. In methodological terms the reconstruction is done based on the GermanJewish philosopher’s own suggestion that history is no longer presented as the continuous and linear chain of events according to the dominant accounts, but from the precise cuts and intervention that direct the way of counting these same events. The proposal articulates based on the relationship between the allegory of Baroque Drama, its underlying theatrical representation and the School as the stage of these representations. Our first hypothesis is that the Baroque Drama not only served to impose a type of theatrical representation, but of equal luck, it determined the model of school that developed in the same period with the Catholic Church, Protestant and the modern state; and which was resized, in a kind of new catechesis, with the illustrated primers and textbooks from modern industrialization. The second hypothesis is that the Baroque allegory besides marking an authoritarian structure which, in the theater and at school, reproduced a fixed message, drawn from the selection of biblical fragments grouped arbitrarily in a linear fashion, and which sought to console with the promise of future salvation, provided the following elements that were configuretes as different versions of the brazilian founding myth. In a similar way to what Benjamin equals to the pedagogy of Baroque drama and modern industrialization, we reconstruct some aspects of the history of Brazilian education, based on the colonial baroque and the industrial period. Among the results achieved, the following stand out. First there is a link between the baroque allegory in its different versions and the contemporary catastrophes. Second, the scheme of baroque allegory proliferated in Jesuit education and modern pedagogies, provoking the authoritarian relationship between a fixed message to be transmitted and a passive viewer. Thirdly, in a prospective sense, it is possible to reshape a new allegory in which it no longer conveys a message but proposes a riddle to be deciphered or simply a meaningless allegorical form as it serves to awaken in the spectator the need to resize the senses.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectReconstrução da teoria da barbáriepor
dc.subjectAlegoria barrocapor
dc.subjectCatástrofes contemporâneaspor
dc.subjectEducação jesuítica nas pedagogias modernaspor
dc.subjectReconstruction of theory of barbarismeng
dc.subjectAllegory of baroqueeng
dc.subjectCatastrophes contemporaryeng
dc.subjectJesuit education and modern pedagogieseng
dc.titleEducação e barbárie: formação de professores na prevenção a catástrofespor
dc.typeTesepor
dc.description.resumoPropõese que a reconstrução da teoria da barbárie de Walter Benjamin (18921940) permite avaliar coerentemente algumas das premissas pedagógicas que deram amparo ao autoritarismo e às diferentes catástrofes que daí se derivaram no interior da história recente. Em termos metodológicos, a reconstrução é feita com base na própria sugestão do filósofo judeualemão de que a história não é mais apresentada como o encadeamento contínuo e linear de eventos, de acordo com os relatos dominantes, senão que a partir de cortes e intervenções precisas que direcionam o modo de contar estes mesmos eventos. A proposta se articula com base na relação entre a alegoria do drama barroco, sua representação teatral subjacente e a escola como palco destas representações. Nossa primeira hipótese é que o drama barroco não só serviu para impor um tipo de representação teatral, senão que, de igual sorte, determinou o modelo de escola que se desenvolveu no mesmo período com a Igreja católica, a protestante e o estado moderno; e que foi redimensionado, numa espécie de nova catequese, com as cartilhas ilustradas e os livros didáticos da moderna industrialização. A segunda hipótese é a de que a alegoria barroca, além de demarcar uma estrutura autoritária que, no teatro e na escola, reproduzia uma mensagem fixa, retirada da seleção de fragmentos bíblicos agrupados arbitrariamente de forma linear, e que visavam consolar com a promessa de salvação futura, forneceu elementos que vieram a configurar as diferentes versões do mito fundador brasileiro. Por isso, de modo análogo ao que Benjamin equivale a pedagogia do drama barroco e a da industrialização moderna, reconstruímos alguns aspectos da história da educação brasileira, tomando por base o barroco colonial e o subsequente período industrial. Entre os resultados alcançados, destacamse os seguintes. Primeiro, que há uma vinculação entre a alegoria barroca em suas diferentes versões e as catástrofes contemporâneas. Segundo que o esquema da alegoria barroca proliferou na educação jesuítica e nas pedagogias modernas, provocando a relação autoritária entre uma mensagem fixa a ser transmitida e um expectador passivo. Terceiro, em sentido prospectivo, que é possível redimensionar uma nova alegoria em que ela não mais veicule uma mensagem, mas proponha um enigma a ser decifrado, ou simplesmente uma forma alegórica sem sentido dado, que sirva para despertar no expectador a necessidade de redimensionar os sentidos.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534601801498544por
dc.contributor.referee1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.contributor.referee2Rosa, Geraldo Antônio da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4290166533847099por
dc.contributor.referee3Zanella, Diego Carlos
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020784920637607por
dc.contributor.referee4Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6691519770438107por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International