Envelhecimento humano e escola: propostas de intervenção
Resumo
Partindo do fato incontestável de se presenciar, no Brasil, modificações na
estrutura etária, onde a presença de idosos tem se acentuado, causando mudanças na
sociedade, as mais variadas instituições são, praticamente, obrigadas a pensar e propor iniciativas para promover melhores condições de adaptação a esta realidade. Uma dessas instituições é a escola. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi apresentar propostas para trabalhar o tema do envelhecimento no ambiente escolar, visando melhorar a relação entre a sociedade e a realidade. Para tanto, efetuou-se uma revisão bibliográfica, utilizando livros, artigos e revistas que tratam do tema proposto. Do que foi pesquisado, recomendam-se propostas básicas de intervenção, sendo elas: a elaboração e proposição de ações no âmbito da atividade física multigeracional; a construção de espaços para leitura e atividades que tragam os idosos para dentro da escola; propor a discussão sobre o envelhecimento entre os professores da escola; repensar o espaço físico como multigeracional; incluir o tema transversal envelhecimento no Projeto Político Pedagógico da escola. De posse das cinco propostas básicas de intervenção percebe-se que uma das dificuldades encontradas, é que o tema ainda é pouco explorado no contexto
escolar, mas tem-se em vista que esse convívio multigeracional pode trazer benefícios
como a valorização dos idosos, melhor compreensão dos próprios professores em relação ao seu próprio envelhecimento e dos seus semelhantes.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]