dc.contributor.advisor | Acosta, Marco Aurélio de Figueiredo | |
dc.creator | Cuti, Andreia da Conceição | |
dc.date.accessioned | 2016-06-08T15:37:34Z | |
dc.date.available | 2016-06-08T15:37:34Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1695 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | Leaving of the undisputed fact of if witnessing, in Brazil, modifications in the age
structure, where the presence of aged if has accented, causing changes in the society, the
most varied institutions are, practically, debtors to think and to consider initiatives to
promote better conditions of adaptation to this reality. One of these institutions is the
school. Of this form, the objective of this article is to present proposals to work the
subject of the aging in the pertaining to school environment, aiming at to improve the relation between the society and the reality. For in such a way, a bibliographical revision
was effected, using books, articles and magazines that deal with the considered subject.
Of what it was searched, sends regards to basic proposals of intervention, being they: the
elaboration and proposal of action in the scope of the multigenerate physical activity; the
construction of spaces for reading and activities that bring the aged ones for inside of the
school; to consider the quarrel on the aging enters the professors of the school; to rethink
the physical space as multigenerate; to include the transversal subject aging in the Project
Pedagogical Politician of the school. Of ownership of the five basic proposals of
intervention one perceives that one of the found difficulties, is that the subject still little
is explored in the pertaining to school context, but is had in sight that this multigenerate
conviviality can bring benefits as the valuation of the aged ones, more good
understanding of the proper professors in relation to its proper aging and of its fellow
creatures. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Envelhecimento | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Intervenção | por |
dc.subject | Realidade | por |
dc.title | Envelhecimento humano e escola: propostas de intervenção | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Partindo do fato incontestável de se presenciar, no Brasil, modificações na
estrutura etária, onde a presença de idosos tem se acentuado, causando mudanças na
sociedade, as mais variadas instituições são, praticamente, obrigadas a pensar e propor iniciativas para promover melhores condições de adaptação a esta realidade. Uma dessas instituições é a escola. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi apresentar propostas para trabalhar o tema do envelhecimento no ambiente escolar, visando melhorar a relação entre a sociedade e a realidade. Para tanto, efetuou-se uma revisão bibliográfica, utilizando livros, artigos e revistas que tratam do tema proposto. Do que foi pesquisado, recomendam-se propostas básicas de intervenção, sendo elas: a elaboração e proposição de ações no âmbito da atividade física multigeracional; a construção de espaços para leitura e atividades que tragam os idosos para dentro da escola; propor a discussão sobre o envelhecimento entre os professores da escola; repensar o espaço físico como multigeracional; incluir o tema transversal envelhecimento no Projeto Político Pedagógico da escola. De posse das cinco propostas básicas de intervenção percebe-se que uma das dificuldades encontradas, é que o tema ainda é pouco explorado no contexto
escolar, mas tem-se em vista que esse convívio multigeracional pode trazer benefícios
como a valorização dos idosos, melhor compreensão dos próprios professores em relação ao seu próprio envelhecimento e dos seus semelhantes. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |