Formação permanente e a prática pedagógica dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Cacequi - RS
Resumo
Esta pesquisa está inserida no âmbito da Pós-Graduação, nível de Especialização
em Educação Física Escolar. Constituiu-se de uma pesquisa que teve como objetivo
compreender o processo de formação permanente em serviço dos professores de
Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Cacequi/RS. O mesmo buscou
elementos que possibilitassem aprofundar uma reflexão sobre a formação
permanente dos professores de Educação Física, a partir dos significados que são
atribuídos a esse processo pelos próprios professores. A presente investigação
caracterizou-se como um estudo exploratório-descritivo de corte qualitativo e nossa
fonte de informação foram os professores que atuam no ensino fundamental da
Rede Municipal de Ensino de Cacequi/RS. O instrumento de realização da pesquisa
foi através de analise de documentos e de uma entrevista semi-estruturada, a qual
abordou questões referentes à concepção, análise e implicações da formação
permanente na pratica pedagógica dos professores. O estudo proporcionou rever e
apontar possíveis contradições da proposta de formação permanente ofertada pela
Secretaria Municipal de Educação de Cacequi (SMED) que, embora expresse como
objetivo a melhoria da qualidade de ensino através da qualificação docente, não
consegue atender às demandas dos professores. A partir dos professores
investigados foi possível concluir que, apesar da formação permanente constituir-se
como uma ferramenta importante de construção pessoal e profissional dos sujeitos,
ainda não apontou para uma ação coletiva dentro das escolas.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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