dc.contributor.advisor | Ghunter, Maria Cecilia Camargo | |
dc.creator | Umpierre, Eliane Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2019-07-17T12:17:18Z | |
dc.date.available | 2019-07-17T12:17:18Z | |
dc.date.issued | 2011-11-04 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17472 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Pós-Graduação em Educação Física Escolar, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This research is embedded within the Pos-Graduate, level of specialization in
Physical Education in school. It consisted of a survey that aimed to understand the
process of continuing education in-service teacher of Physical Education of the
Municipal Education Cacequi/RS. The research sought elements that would enable a
deeper reflection on the training of teachers of Physical Education, from the
meanings that are assigned to this process by teachers themselves. The present
investigation was characterized as an exploratory descriptive study of a qualitative
source of information and our teachers were working in elementary schools of the
Municipal Education Cacequi/RS. The instrument of the research was through
analysis of documents and a semi-structured interview, which addressed issues of
design, analysis and implications of continuing education in the pedagogical
practices of teachers. The study provided review and point out possible
contradictions of the proposed continuing education offered by Secretaria Municipal
de Educação de Cacequi (SMED), which, though it expresses the objective of
improving the quality of education through teaching qualification, cannot meet the
demands of teachers. From the teachers investigated it was concluded that, despite
the continuing education establish itself as an important tool for building personal and
professional subjects, has not pointed to a collective action within schools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação permanente | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.subject | Pedagogical practice | eng |
dc.subject | Physical education in school | eng |
dc.title | Formação permanente e a prática pedagógica dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Cacequi - RS | por |
dc.title.alternative | Permanent training and practice of teaching Physical Education teacher of Municipal Education Cacequi - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa está inserida no âmbito da Pós-Graduação, nível de Especialização
em Educação Física Escolar. Constituiu-se de uma pesquisa que teve como objetivo
compreender o processo de formação permanente em serviço dos professores de
Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Cacequi/RS. O mesmo buscou
elementos que possibilitassem aprofundar uma reflexão sobre a formação
permanente dos professores de Educação Física, a partir dos significados que são
atribuídos a esse processo pelos próprios professores. A presente investigação
caracterizou-se como um estudo exploratório-descritivo de corte qualitativo e nossa
fonte de informação foram os professores que atuam no ensino fundamental da
Rede Municipal de Ensino de Cacequi/RS. O instrumento de realização da pesquisa
foi através de analise de documentos e de uma entrevista semi-estruturada, a qual
abordou questões referentes à concepção, análise e implicações da formação
permanente na pratica pedagógica dos professores. O estudo proporcionou rever e
apontar possíveis contradições da proposta de formação permanente ofertada pela
Secretaria Municipal de Educação de Cacequi (SMED) que, embora expresse como
objetivo a melhoria da qualidade de ensino através da qualificação docente, não
consegue atender às demandas dos professores. A partir dos professores
investigados foi possível concluir que, apesar da formação permanente constituir-se
como uma ferramenta importante de construção pessoal e profissional dos sujeitos,
ainda não apontou para uma ação coletiva dentro das escolas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |