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dc.contributor.advisorGhunter, Maria Cecilia Camargo
dc.creatorUmpierre, Eliane Ferreira
dc.date.accessioned2019-07-17T12:17:18Z
dc.date.available2019-07-17T12:17:18Z
dc.date.issued2011-11-04
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17472
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Pós-Graduação em Educação Física Escolar, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research is embedded within the Pos-Graduate, level of specialization in Physical Education in school. It consisted of a survey that aimed to understand the process of continuing education in-service teacher of Physical Education of the Municipal Education Cacequi/RS. The research sought elements that would enable a deeper reflection on the training of teachers of Physical Education, from the meanings that are assigned to this process by teachers themselves. The present investigation was characterized as an exploratory descriptive study of a qualitative source of information and our teachers were working in elementary schools of the Municipal Education Cacequi/RS. The instrument of the research was through analysis of documents and a semi-structured interview, which addressed issues of design, analysis and implications of continuing education in the pedagogical practices of teachers. The study provided review and point out possible contradictions of the proposed continuing education offered by Secretaria Municipal de Educação de Cacequi (SMED), which, though it expresses the objective of improving the quality of education through teaching qualification, cannot meet the demands of teachers. From the teachers investigated it was concluded that, despite the continuing education establish itself as an important tool for building personal and professional subjects, has not pointed to a collective action within schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação permanentepor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectPhysical education in schooleng
dc.titleFormação permanente e a prática pedagógica dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Cacequi - RSpor
dc.title.alternativePermanent training and practice of teaching Physical Education teacher of Municipal Education Cacequi - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEsta pesquisa está inserida no âmbito da Pós-Graduação, nível de Especialização em Educação Física Escolar. Constituiu-se de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o processo de formação permanente em serviço dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Cacequi/RS. O mesmo buscou elementos que possibilitassem aprofundar uma reflexão sobre a formação permanente dos professores de Educação Física, a partir dos significados que são atribuídos a esse processo pelos próprios professores. A presente investigação caracterizou-se como um estudo exploratório-descritivo de corte qualitativo e nossa fonte de informação foram os professores que atuam no ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Cacequi/RS. O instrumento de realização da pesquisa foi através de analise de documentos e de uma entrevista semi-estruturada, a qual abordou questões referentes à concepção, análise e implicações da formação permanente na pratica pedagógica dos professores. O estudo proporcionou rever e apontar possíveis contradições da proposta de formação permanente ofertada pela Secretaria Municipal de Educação de Cacequi (SMED) que, embora expresse como objetivo a melhoria da qualidade de ensino através da qualificação docente, não consegue atender às demandas dos professores. A partir dos professores investigados foi possível concluir que, apesar da formação permanente constituir-se como uma ferramenta importante de construção pessoal e profissional dos sujeitos, ainda não apontou para uma ação coletiva dentro das escolas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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