Livros didáticos de filosofia no Brasil (1980-1990): um estudo sobre proveniências e modos de ensinar filosofia
Resumo
A presente pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trata dos livros didáticos de Filosofia produzidos no Brasil, entre os anos de 1980-1990. Inspira-se na perspectiva genealógica de Michel Foucault, a partir dos conceitos de proveniência e emergência. O objetivo geral do estudo é identificar e problematizar quais discursos sobre Filosofia e seu ensino emergem dos livros didáticos de Filosofia produzidos no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Para tanto, a questão de pesquisa é: Quais discursos sobre Filosofia e seu ensino emergem dos livros didáticos de Filosofia produzidos no Brasil nas décadas de 1980 e 1990? O corpus de que trata a análise direciona-se a três livros didáticos de Filosofa, são eles: “Filosofando - Introdução à Filosofia” (1986), de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins; “Convite à Filosofia” (1994), de Marilena Chauí; “Pensando Melhor - Iniciação ao Filosofar” (1995), de Maria Angélica Sátiro e Ana Miriam Wuensch, escritos por autoras mulheres. A pesquisa organiza-se em três capítulos. No primeiro capítulo, apresenta-se o caminho percorrido até a constituição do problema de pesquisa, a justificativa para sua realização, bem como o problema e os objetivos. Além disso, apresenta-se a justificativa para delimitação do corpus para a análise e a perspectiva teórico-metodológica a qual inspirou a realização desta pesquisa e alguns conceitos que foram utilizados ao longo da análise, em especial os conceitos, discurso, proveniência e emergência. No segundo, identificam-se alguns dos livros didáticos de Filosofia produzidos no cenário brasileiro nas décadas de 1980 e 1990. Ao mesmo tempo, é apresentado um estudo do período no Brasil, o qual permite apontar algumas das proveniências que possibilitaram a emergência do livro didático de Filosofia. No segundo capítulo, a análise desenvolvida é resultado das convergências e recorrências obtidas a partir dos três livros didáticos estipulados como corpus da pesquisa. As recorrências discursivas apresentadas e problematizadas foram: Estrutura formal dos livros didáticos, a Filosofia e Modos de Ensinar Filosofia. Como resultado das análises, apontam-se algumas considerações acerca dos livros, tais como: os três livros possuem uma estrutura formal semelhante tendo em vista as condições de produção editorial da época. Sobre a Filosofia, percebe-se que há uma vontade de verdade, acerca dos discursos veiculados nos livros, que apontam para uma Filosofia com origem na Grécia, masculina, branca, europeia, entre outras características. Sobre a análise dos modos de ensinar Filosofia, compreende-se que os três possuem abordagem sistemática. No entanto, esses livros apresentam alguns distanciamentos quanto à utilização da história da Filosofia ao longo de suas páginas. Nesse sentido, a análise possibilitou a compreensão de como esses livros foram produzidos, e quais os discursos sobre a Filosofia e seu ensino são veiculados pelos mesmos.
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