Mostrar registro simples

dc.creatorKleinubing, Neusa Dendena
dc.date.accessioned2019-11-25T14:06:29Z
dc.date.available2019-11-25T14:06:29Z
dc.date.issued2019-05-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19038
dc.description.abstractThis thesis treat to understand how the Philosophical Hermeneutics of Gadamer can be a perspective to think the learning to be professor of Physical Education in the experience of the stage. Organized as a theoretical study, the interpretations had as main source the work "Truth and Method I: Fundamental Traits of a Philosophical Hermeneutics", but other readings were necessary for the understanding of this theoretical-philosophical thought and other authors subsidized the reflections between the elements of hermeneutics and the formation of teachers. I start from the assumption that the stages in Physical Education constitute a space open to experience has as a background the aesthetic experience, being configured by the predisposition to listening and genuine dialogue with the other. The elements of philosophical hermeneutics as the happening of art, history and language are articulated throughout the thesis in order to emerge the arguments in defense of the idea presented. In this way, articulated to the concept of experience, we bring to the discussion the Bildung to which Gadamer presents his historical character of the formation that surpasses the mere cultivation of preexisting aptitudes for a certain end, contemplating the whole appropriation of what of and through which form. The thesis presents three interpretative horizons for the curricular stage: the first considers the relation between tradition, translation and composition in the search for new meanings for the formation as well as for the pedagogical performance of the Physical Education teacher; the second visualizes the stage as a space open to experience, showing that comprehension surpasses the logic of domination and control, embracing the recognition of the other as legitimate and indispensable, and the third discusses the stage as the possibility of the hermeneutic experience of self-formation, considering the encounter which is established between the student and the future field of action, participation in the production of meanings and Bildung as a perspective of formation in and by the stage. The contribution of this thesis is that it shows that Gadamer‟s hermeneutics is a prospect of great potential for thinking about the curricular stage in the formation of Physical Education teachers because, from the perspective of experience, the stage opens to new, to what is about to become the learning of being a teacher through listening, exchange and genuine dialogue. The restlessness arising from this posture raises new questions and with them, we continue to learn.eng
dc.description.sponsorshipFundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior, FUMDESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHermenêutica filosóficapor
dc.subjectExperiência estéticapor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectPhilosophical hermeneuticseng
dc.subjectAesthetic experienceeng
dc.subjectCurricular stageeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.titleO estágio como espaçotempo de experiências na formação em educação física: diálogo com a Hermenêutica Gadamerianapor
dc.title.alternativeThe curricular stage as space for experiences in the training of physical education teachers: dialogue with Gadamerian Hermeneuticseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta tese trata de compreender como a Hermenêutica Filosófica de Gadamer pode ser uma perspectiva para pensar a aprendizagem de ser professor/a de Educação Física na experiência do estágio. Organizada como um estudo teórico, as interpretações tiveram como fonte principal a obra “Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica”, porém outras leituras foram necessárias para a compreensão desse pensamento teórico-filosófico e outros autores subsidiaram as reflexões entre os elementos da hermenêutica e a formação de professores. Parto do pressuposto de que os estágios em Educação Física se constituem como espaço aberto à experiência que tem como pano de fundo a experiência estética, sendo ela configurada pela predisposição para a escuta e o diálogo genuíno junto ao outro. Os elementos-chave da hermenêutica filosófica, como o acontecer da arte, da história e da linguagem, articulam-se ao longo da tese no intuito de fazer emergir os argumentos em defesa da ideia aqui apresentada. Desse modo, articulado ao conceito de experiência, trazemos para a discussão a Bildung para qual Gadamer apresenta seu caráter histórico da formação que supera o mero cultivo de aptidões pré-existentes para um determinado fim, contemplando a apropriação por inteiro daquilo com o qual e através do qual se forma. A partir dessa discussão, apresento três horizontes interpretativos para o estágio: o primeiro considera a relação entre tradição, tradução e composição na busca de novos sentidos para a formação bem como para a atuação pedagógica do professor de Educação Física; o segundo visualiza o estágio como espaço aberto à experiência, mostrando que a compreensão ultrapassa a lógica da dominação e do controle, abarcando o reconhecimento do outro como legítimo e indispensável, e o terceiro discute o estágio como possibilidade da experiência hermenêutica de autoformação, considerando o encontro que se estabelece entre o estudante e o futuro campo de atuação, a participação na produção de sentidos e a Bildung enquanto perspectiva de formação no e pelo estágio. A contribuição desta tese para o campo da Educação Física se dá na medida em que mostra que a hermenêutica gamaderiana é apresenta grande potencial para pensar os estágios já que a perspectiva da experiência abre um espaço (para) novo, para aquilo que está na iminência de tornar-se aprendizagem do ser professor a partir da escuta, da troca e do diálogo genuíno. As inquietações advindas dessa postura de abertura provocam novas perguntas e, com elas, continuamos aprendendo.por
dc.contributor.advisor1Kronbauer, Luiz Gilberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9231065813001096por
dc.contributor.referee1Rezer, Ricardo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4413126287994912por
dc.contributor.referee2Fensterseifer, Paulo Evaldo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895374096983586por
dc.contributor.referee3Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee4Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8841113239645760por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865766492727932por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International