Formação de professores para a fluência tecnológico-pedagógica em tecnologia assistiva no curso de pedagogia
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2019-07-10Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As Tecnologias Assistivas podem eliminar barreiras e oferecer equidade às pessoas
com deficiência. Para sua integração, é importante que os professores sejam fluentes
tecnológica e pedagogicamente, pois os conhecimentos desses recursos vão muito
além da prática. Para isso, é fundamental que, durante a formação inicial, sejam
desenvolvidos conhecimentos sobre essa área. Nesta pesquisa, buscou-se saber
como ocorre a formação de professores (FP) para a Fluência Tecnológico-Pedagógica
(FTP) em Tecnologia Assistiva (TA) no Curso de Pedagogia da UERGS. Os princípios
da cartografia, explicitada na Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), na Matriz
Temático-Organizadora (MTO) e na Matriz Temático-Analítica (MTA), e dos ciclos
espiralados de planejamento, ação, observação e reflexão, típicos da pesquisa-ação,
orientaram metodologicamente a investigação com professores e acadêmicos. Os
instrumentos para a produção dos dados foram: questionário survey, observação
participante e análise documental. A pesquisa balizou-se pelos princípios da teoria
sócio-histórica, mais especificamente pelos postulados de Vigotsky. Como resultados,
identificou-se que a UERGS vem buscando adequar-se às exigências universitárias e
às necessidades contemporâneas, delineadas pelas políticas públicas da Educação
Especial e formação de professores. Entretanto, esses esforços dependem, em
grande parcela, de investimentos financeiros. A falta de financiamento mais
consolidado gera grandes prejuízos na qualidade da formação dos professores no
curso de Pedagogia. Paralelamente aos desafios institucionais, é imprescindível
investir no aprimoramento da FTP do corpo docente no Ensino Superior, para que se
possa formar professores com conhecimentos para integrarem as TA, quando de sua
performance na Educação Básica. Conclui-se, portanto, que o desenvolvimento de
FTP, durante a formação inicial, é basilar para que ocorra integração das TA de modo
a fortalecer a socialização, autonomia e desenvolvimento cognitivo das pessoas com
deficiência.
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