Navegação TCC Licenciatura em Computação – EaD por título
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Qualificação docente para atuar no ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia de Covid-19: um estudo de caso em uma escola pública da cidade de Três Passos – RS
(2020-12-07)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo o Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, localizado no município de Três Passos - RS, a fim de identificar as demandas na formação pedagógica dos docentes, ... -
Realidade virtual e aumentada como metodologia na educação
(2022-02-08)Este artigo aborda os conceitos da Realidade Virtual (RV) e da Realidade Aumentada (RA), e suas atuações no processo de ensino aprendizagem. O objetivo geral dessa proposta é analisar a aplicação dos recursos da Realidade ... -
Realidade virtual e aumentada na educação: um estudo de caso na disciplina de história no ensino fundamental
(2020-12-11)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo o emprego da Realidade Virtual e Aumentada na disciplina de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental, visando a auxiliar os professores e motivar os alunos, ... -
Realidade virtual e aumentada no ensino de biologia: um estudo de caso nas séries iniciais do ensino fundamental
(2020-12-10)Este artigo apresenta um estudo de caso, visando a auxiliar os professores das séries iniciais da disciplina de Biologia, a mostrar como são as partes das células que existem em nosso corpo, facilitando a aprendizagem e ... -
Redes sociais na educação: o Facebook como ferramenta de apoio na construção do ensino e da aprendizagem
(2020-12-11)Este artigo propôs um estudo que visava a utilização da rede social Facebook na disciplina de português em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi identificar quais as ferramentas da plataforma ... -
Sistema de ambiente virtual para cursos rápidos de ensino a distância (EaD4u)
(2020-12-07)Este artigo descreve a criação de uma plataforma de aprendizagem a distância que seja mais simples, rápida e efetiva para pequenos cursos online na educação pública. Analisando as plataformas EaD existentes pode-se reconhecer ... -
O uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação nas escolas do campo: um estudo de caso em uma escola pública estadual do campo no município de Jóia/RS
(2020-12-07)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo as práticas metodológicas dos professores de uma escola pública estadual no interior do município de Jóia/RS. O objetivo compreendeu verificar a postura dos professores ... -
O uso de jogos educacionais para a aprendizagem de programação no ensino fundamental
(2020-12-09)Cada indivíduo não é dotado de um mesmo conjunto de competências, consequentemente, nem todos aprendem da mesma forma, segundo a teoria das múltiplas inteligências de Gardner. Cabe portanto, ao educador descobrir alternativas, ... -
Uso de programas 3D na educação
(2020-12-11)Este artigo versa sobre as mudanças na educação com o advento de novas formas tecnologicas e o uso de sofware educacionas 3D fazendo uma analise de vantagens e desvantagem entre 3 programas. -
Uso de tablets nos processos de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
(2020-12-09)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a qualificação de docentes para a aplicação de tablets nos processos de ensino e de aprendizagem de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo empregados na ... -
O uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino básico
(2020-12-07)O presente artigo tem como objetivo pesquisar sobre os novos formatos pedagógicos alicerçadas sobre o uso de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação) no Ensino Básico, principalmente, no que concerne ao ... -
Uso do Scratch para o desenvolvimento do pensamento computacional
(2021-08-25)Atualmente a escola se tornou um ambiente muito dinâmico e para isso precisa de ferramentas de ensino capazes de proporcionar aos alunos a melhor experiência possível. No Brasil temos uma grande carência no estudo do ... -
Uso dos softwares educacionais Google Earth e Google Sala de Aula em sala de aula
(2020-12-08)Este artigo propõe a utilização dos softwares educacionais Google Earth e Google Sala de Aula nas escolas, no nível fundamental de ensino, ambos os softwares são de acesso fácil e gratuito e pouco utilizado nas escolas. A ... -
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica
(2020-12-08)Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização dos Jogos Educacionais Digitais como forma de Metodologia Ativa de Ensino, para oportunizar uma Aprendizagem Significativa aos alunos da Educação Básica. Realizou-se ... -
A utilização de jogos online em sala de aula
(2020-12-11)Este artigo propõe realizar uma pesquisa sobre a utilização de jogos online em sala de aula, com a intenção de analisar as principais motivações que permitam ao professor utilizar jogos como apoio aos processos de ensino ... -
Utilização do Scratch como ferramenta para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional
(2020-12-10)Este artigo apresenta um estudo de caso, envolvendo a aplicação da ferramenta Scratch para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem que compreendem o Pensamento Computacional. Espera-se que, com a aplicação desta ... -
A utilização do WhatsApp como ferramenta de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental: um estudo de caso no Município de Sarandi-RS
(2022-02-10)Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo a utilização do WhatsApp como ferramenta de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino Fundamental de uma escola do ensino privado e três escolas do ...