Produsage e Recursos Educacionais Abertos (REA): cultura participativa nas práticas escolares
Fecha
2019-11-14Primeiro membro da banca
Quintas_Mendes, Antônio Manuel
Segundo membro da banca
Ramalho, Mara Lúcia
Terceiro membro da banca
Jacques, Juliana Sales
Quarto membro da banca
Segat, Taciana
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A preocupação temática geradora dessa pesquisa, está centrada nas políticas públicas de indução aos Recursos Educacionais Abertos (REA) nas práticas escolares, como estratégias de inovação e garantia de uma educação inclusiva e equitativa no atual contexto da cibercultura. Nesse viés, encontramos sentidos para promover a (co)autoria de REA no movimento contemporâneo da produsage. O grupo de envolvidos foram professores e estudantes de três cursos de formação de professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo eles: Licenciatura Letras Espanhol, Educação Especial Licenciatura Plena e Licenciatura em Ciências Sociais. Neste contexto, estivemos inseridos para realização do estágio de docência orientada do Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE/ CE/UFSM. Diante disso, investigamos em que medida a (co)autoria de REA, no contexto da produsage potencializa o ensino-aprendizagem, durante as práticas escolares dos cursos de formação de professores. Para tanto, as concepções teórico-metodológicas da pesquisa-ação educacional, sustentaram a implementação de atividades colaborativas de (co)autoria de REA no contexto da produsage com os estudantes. A espiral cíclica da pesquisa-ação contemplou o desenvolvimento de nossas atividades, em meio as etapas de (re)planejamento, ação, observação e reflexão, necessárias, para compreensão teórica, política e ideológica do movimento REA. A pesquisa-ação sustentou-se nas proposições de três matrizes cartográficas: a Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), a Matriz Temático-Organizadora (MTO) e a Matriz Temático-Analítica (MTA), as quais orientaram, respectivamente, a produção de dados, sua organização e análise. A prática sustentada na teoria e potencializada pela pesquisa-ação, foi a base, tanto para o processo investigativo, quanto para análise dos dados evidenciados. Nesse sentido, produzimos teoria na prática, e a materialização ocorreu pela triangulação dos dados, oriundos dos registros de observação participante e das respostas dos questionários abertos e fechados implementados com os estudantes. Tais dados, foram analisados com a luz de duas categorias eleitas, sendo elas a Fluência tecnológico-pedagógica (FTP) na (co)autoria de REA e (co)autoria da Geração C5c na produsage. Conclusivamente, evidenciamos que a (co)autoria de REA no contexto da produsage, promove o ensino-aprendizagem nos cursos de formação de professores na medida em que potencializa a cultura participativa nas práticas escolares, constrói a FTP e de maneira disruptiva dissemina o conhecimento curricular aberto em rede.
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