Estilo de pensamento curricular freireano: sujeitos, contextos e elementos
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Data
2021-08-24Primeiro membro da banca
Lorenzetti, Leonir
Segundo membro da banca
Lindemann, Renata Hernandez
Terceiro membro da banca
Paniz, Catiane Mazocco
Quarto membro da banca
Auler, Décio
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa tem por base a realização de investigações e discussões envolvendo a perspectiva curricular Freireana à luz da epistemologia de Fleck, tendo como foco de interesse o Tema Gerador. Pautando-se na necessidade de estudo em torno deste objeto de conhecimento, tem-se o seguinte problema de pesquisa: quais elementos, contextos e sujeitos vem sendo considerados nos processos de obtenção e construção de Temas Geradores, na área de Educação em Ciências? Como ocorre a circulação de ideias, conhecimentos e práticas nos processos/construções curriculares de temas geradores? A busca por respostas ao problema pautou-se, inicialmente, na realização de uma revisão bibliográfica nos eventos nacionais da área de Ensino de Ciências e em eventos específicos de Paulo Freire. Utilizando-se de critérios de busca previamente estabelecidos e justificados, selecionaram-se cento e dez produções. A partir do estudo metodológico, primeiramente com base em análises cienciométricas, observaram-se alguns contextos de produções na perspectiva do Tema Gerador, assim como referências básicas, sujeitos/pesquisadores e alguns elementos – discutidos por meio de categorias oriundas da Análise Textual Discursiva. Posteriormente, foi realizada a seleção de alguns sujeitos que orientam e pesquisam com base na pedagogia curricular Freireana. A estes, chamou-se de círculo esotérico, de modo que foram propostas e realizadas entrevistas. Das análises desses diálogos, novas reflexões e comunicações puderam ser realizadas, tendo em vista que foi possível verificar modos de pensar e agir, comuns aos sujeitos. Os resultados derivados das análises dos materiais e das entrevistas, possibilitaram identificar sujeitos, contextos e elementos considerados nos processos curriculares Freireanos. A identificação e apresentação de todos estes parâmetros constituíram, epistemologicamente, o que se chamou de Estilo de Pensamento Curricular Freireano. A caracterização deste estilo mostrou que existe uma historicidade curricular Freireana e modos de ver estilizados próprios a ela, de maneira que não é qualquer tema que pode ser adjetivado como gerador. Além disso, o processo de sistematização e caracterização desse Estilo de Pensamento, durante a pesquisa, possibilitou entendê-lo, também, como um Tema Gerador, sendo possível estabelecer relações entre Freire e Fleck. Ao final, incitaram-se novas ações e pesquisas a fim de verificar como o coletivo de Freireanos e Freireanas continuará a disseminar propostas com Temas Geradores.
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