“Andarilhando pelas narrativas (auto)biográficas”: processos formativos de pesquisadoras em educação – Clio
Fecha
2020-12-10Primeiro membro da banca
Pacheco, Claudia Regina Costa
Segundo membro da banca
Santin, Mônica
Terceiro membro da banca
Ramos, Nara Vieira
Quarto membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente Tese foi gerada pelo interesse em torno da investigação sobre: Em que
medida o processo de Doutorado em Educação é significado nas práticas educativas de
doutoras e doutorandas do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - Clio? A
pesquisa tem como objetivo geral analisar como o processo de Doutorado em Educação é
significado nas práticas educativas de doutoras e doutorandas do Núcleo de Estudos
sobre Memória e Educação - Clio. Os desdobramentos desta intenção, de forma
específica, são: Reconhecer na minha narrativa (auto)biográfica sentidos e significados na
trajetória de formação e o encontro com o tema deste estudo; Mapear pesquisas na área
relacionadas a Tese; Buscar referenciais teóricos sobre a formação continuada de
pesquisadores no campo da educação; Realizar um levantamento sobre os participantes
e temas de pesquisa nas monografias, dissertações e teses, bem como, temáticas
predominantes usadas pelo Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - Clio;
Verificar como as narrativas autobiográficas de doutoras e doutorandas do Núcleo de
Estudos sobre Memória e Educação - Clio narram e interpretam seus processos
formativos e qual significado para prática educativa. Apresenta-se como metodologia a
pesquisa qualitativa, com o método das narrativas (auto)biográficas, porque trabalha a
trajetória pessoal e profissional do sujeito em sua plenitude, fazendo com que desvele
sobre suas vivências formativas, possibilitando-lhes refletir e melhor compreender como
significa sua prática docente. Neste sentido, constatei através das narrativas das
pesquisadoras que o processo de Doutorado em Educação é significado nas suas
práticas educativas diárias em sala de aula ou vivenciando alguma experiência formativa
que originou as suas Teses de Doutorado. Com isso, percebo a potência e relevância das
narrativas autobiográficas para pesquisa e formação do professor.
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