As práticas escolares a partir do jornal Mundo jovem, 1978-1988
Fecha
2020-12-18Primeiro membro da banca
Dalmolin, Aline Roes
Segundo membro da banca
Pacheco, Claudia Regina Costa
Terceiro membro da banca
Borin, Marta Rosa
Quarto membro da banca
Radünz, Roberto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este texto apresenta a mediação do jornal Mundo Jovem nas práticas escolares, durante os anos finais da Ditadura Civil-militar brasileira (1978-1988). Com isso, o questionamento a ser respondido compreende: de que maneira as práticas escolares na Educação Básica das escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul são mediadas pelos impressos católicos, publicados entre os anos de 1978 e 1988? No intuito de responder a esse e a outras questões suscitadas a partir da pesquisa, constituem-se em metas desta: 1) identificar de que maneira o governo militar pretendia legitimar as suas decisões através das Políticas Públicas de Educação, entre os anos de 1978 e 1988; 2) verificar as ações da Igreja Católica, por meio de documentos oficiais, sobre a sua compreensão dos meios de comunicação social; 3) definir o conceito de Educação através das publicações do jornal Mundo Jovem; 4) averiguar a presença de publicações, no jornal Mundo Jovem, que pretendiam orientar as práticas escolares dos professores; 5) desenvolver um percurso metodológico, no intuito de analisar através do jornal Mundo Jovem e das entrevistas semi-estruturadas, as práticas escolares. Nesse sentido, a metodologia empregada para a realização desta pesquisa compreende um percurso metodológico composto por duas etapas. No primeiro momento utilizamos a Análise de Conteúdo, a partir da perspectiva de Laurence Bardin (2004). Posteriormente, tendo como base as categorias estabelecidas para a análise do jornal realizamos entrevistas semi-estruturadas com professores e estudante, que utilizavam esse meio impresso como suporte para a sua prática escolar. Conclui-se que é preciso promover a circularidade das informações e não apenas analisar o que está proposto na publicação, pois ao realizarmos esta pesquisa tanto por meio da análise do jornal quanto das entrevistas, foi possível identificar a mediação do jornal Mundo Jovem nas práticas escolares.
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