Resistências fragmentadas: os sentidos do trabalho nas (auto)biografias de professores de história da rede pública estadual do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2021-02-11Primeiro membro da banca
Pacheco, Claudia Regina Costa
Segundo membro da banca
Santin, Mônica
Terceiro membro da banca
Pommer, Roselene Moreira Gomes
Quarto membro da banca
Costa, Joacir Marques da
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente Tese é vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) e ao Povo de Clio - Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação. Nosso objetivo, nessa pesquisa, foi o de investigar quais relações podem ser estabelecidas entre as experiências de sofrimento e resistência e os sentidos do trabalho do professor de História da rede estadual do Rio Grande do Sul. Para isso, utilizamos a abordagem (auto)biográfica (DELORY-MOMBERGER, 2008, 2011; JOSSO, 2002, 2006), que nos apresentou a perspectiva dos relatos de resistência, possibilitando-nos pensar no universo plural e diverso da escola, a partir das singularidades das histórias de três professores atuantes na rede pública estadual/RS. O sofrimento é inevitável ao trabalho, pois se relaciona com a subjetividade do trabalhador (DEJOURS, 1992). Esse sentimento é agravado pelas condições objetivas enfrentadas pelos professores da rede estadual/RS, no contexto atual. Por meio das narrativas, foi possível perceber o sofrimento manifestando-se de várias formas e resultando de diversas causas, as quais envolvem: violência e relacionamento com pais e alunos, conflitos com colegas, excesso de procedimentos burocráticos, desvalorização salarial, visão idealizada do“bom professor”, desestímulo à qualificação, políticas públicas educacionais de retrocesso, além de excesso de trabalho. O sofrimento está presente na vivência diária e se agrava em vários momentos, gerando um impacto em relação aos sentidos do trabalho. Entendemos que a análise das experiências de sofrimentos no trabalho não pode desconsiderar o contexto de retrocesso nos direitos sociais pautados em uma política neoliberal e ultraconservadora, que orienta as políticas públicas, bem como ameaça o Estado democrático de direito (DOURADO, 2019). Enfatizamos, a partir das narrativas, o reconhecimento, por parte dos colegas e alunos, como tendo um lugar imprescindível na ressignificação do sofrimento, porque tem o poder simbólico de mobilizar subjetivamente, afirmando confiança e autoestima (DEJOURS, 2013). Além disso, nas narrativas, as práticas prazerosas mencionadas pelos sujeitos do estudo, como estudar; planejar atividades; estar em sala de aula; o sentido de coletividade; as relações de afetividade; o engajamento relacionado à produção de conhecimento e ao lugar social do ensino de história, geram uma esperança realista (FREIRE, 2000) e prazer atuando na resistência do trabalhador (DEJOURS, 1992). Constatamos que a ciência histórica pode ter um papel orientador, na contemporaneidade, por meio da consciência histórica (RÜSEN, 2001, 2007). A referida consciência é um lugar de aprendizagem histórica e formação para a cidadania (FREIRE, 2003). Portanto, compreendemos a existência de uma dupla dimensão no trabalho pedagógico: relacionada à educação como mercadoria, imersa em burocracias, conflitos, sofrimentos e como uma práxis recompensadora, a qual está aliada à produção do conhecimento histórico. Por conseguinte, atendendo aos objetivos dessa Tese, vislumbramos o lugar social de relevância do ensino de História, não só para a aprendizagem histórica dos alunos, mas como provocador de sentidos no trabalho do professor.
Collections
The following license files are associated with this item: