Desvio-escrita-pensamento para traçar possíveis na educação e na pesquisa
View/ Open
Date
2020-09-01Primeiro membro da banca
Mossi, Cristian Poletti
Segundo membro da banca
Carvalho, Alexandre Filordi de
Terceiro membro da banca
Berticelli, Ireno Antônio
Quarto membro da banca
Dalmaso, Alice Copetti
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa, ao desviar por ‘entre’ os espaços da educação, da arte e da filosofia, compõe um traçado errático e um pouco mais livre, na escrita e no pensamento, em que é possível se mover pela alegria do novo passo a ser dado e não pela apreensão topográfica do trajeto. As posições assumidas ao longo do estudo engendram formas de organização provisória que suscitam, ou podem suscitar, tentativas de fazer fugir à linearidade e naturalização do pensamento que o concebe. Por tal motivo, confere à escrita um caráter de (re)existência frente aos modelos que a assediam. A aposta reside na força de esquiva como condição indispensável para ler/escrever/pesquisar e pensar, elegendo-se a potência do desvio para com ela compor uma pesquisa-desviante. A questão-problema ensaia a seguinte pergunta: quais caminhos porvir um desvio-escrita-pensamento pode disparar na educação e na pesquisa? Como escopo teórico, acolhem-se as filosofias da diferença, enquanto possibilidade de conversação entre imagens, leituras e escritas, sendo Deleuze (2006a), Deleuze e Guattari (2012a; 2012b) e Deligny (2015, 2018) os autores mais presentes. O ‘desvio-escrita-pensamento’ é forjado enquanto uma metodologia de pesquisa que opera no texto, transfazendo os modos como este é criado e organizado. A tríade ‘desvio-escrita-pensamento’ compõe, assim, uma engrenagem que movimenta a pesquisa ao urdir arranjos, que, como resultado, deixam ver o que parece, em um dado momento, não ter possibilidade de existir. As linhas difusas que daí decorrem cintilam outros possíveis, e a pesquisa acontece.
Collections
The following license files are associated with this item: