Condições percebidas sobre a organização do trabalho docente e crenças de autoeficácia de professores do ensino médio
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Data
2020-10-30Primeiro membro da banca
Bolzan, Doris Pires Vargas
Segundo membro da banca
Bzuneck, José Aloyseo
Terceiro membro da banca
Gama, Maria Eliza Rosa
Quarto membro da banca
Martinelli, Selma de Cássia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Nesta pesquisa, buscamos caracterizar os fatores ligados à atuação docente com possíveis influências
sobre a motivação e autoeficácia de professores da Rede Escolar Pública Estadual de Ensino/RS
atuantes no Ensino Médio, nas Escolas da Rede Escolar Pública Estadual (REPE), de Santa Maria/RS,
em resposta ao problema de pesquisa: Que aproximações podem ser estabelecidas entre as crenças
de autoeficácia de professores do Ensino Médio na organização do trabalho docente e o tempo de
prática profissional? As fontes de informações foram: (1) sujeitos: professores atuantes nas Escolas
Públicas de Ensino Médio (EPEM) da REPE, em Santa Maria/RS, abrangência da 8ª CRE; (2)
documentos: Regimentos Escolares e Projetos Políticos Pedagógicos. Em espaços do tipo: (1) sessões
de planejamento didático-pedagógico (individual e coletivo), (2) reuniões pedagógicas de professores
para estudo, organização e planejamento, realizadas em EPEM. Os instrumentos para coleta de
informações: (1) questionários, (2) entrevista do tipo grupo focal; para organização, tratamento e análise
das informações, utilizamos: (1) roteiro para análise textual dos documentos, (2) teoria fundamentada
nos dados, para a entrevista e questionário misto, com questões abertas e em escala Likert (1 a 5
pontos); aplicamos 150 questionários aos professores das três EPEM, de duas maneiras: (1) usamos
o google formulários, enviando por e-mail; (2) físico, entregue em mãos; obtendo retorno de apenas 57
questionários, via google forms; realizamos uma entrevista mista (grupo focal) com 12 professores, em
uma EPEM. Como constatações da pesquisa, em relação às afirmações dos professores, evidencia-se
que: o maior percentual docente (68,4%) está distribuído na fase de Experimentação ou Diversificação
da carreira profissional, cujo tempo de experiência é 07 a 25 anos. As crenças que possuem na
capacidade de realizar seu trabalho estão relacionadas ao tempo de experiência profissional e à
satisfação com o trabalho na escola. Os motivos apresentados para realizar o trabalho docente,
referem-se ao tempo que dedicam aos estudos, a resolver os problemas enfrentados na classe, às
mudanças positivas no comportamento dos alunos, à satisfação com as condições na escola para o
exercício da profissão, à valorização pelos alunos das atividades ou tarefas programadas para
aprendizagem, à tomada de decisões para enfrentar dificuldades e solucionar problemas e ao
engajamento na busca de solução aos diferentes desafios diários. A relação estabelecida entre os
ciclos de vida profissional e a motivação para desenvolver o trabalho docente, cujas experiências nas
diferentes fases da carreira profissional docente, contribuem para o redelineamento da profissão, são:
a estabilidade, diversidade, expansão e compromisso profissional, fortalecendo a empatia pelos alunos,
proporcionando satisfação, crescimento profissional e humano. Os elementos que caracterizam as
crenças de autoeficácia dos professores no planejamento e desenvolvimento do seu trabalho,
constituem o conjunto de práticas cotidianas, essências na função docente, tais como: planejar
estratégias de ensino e aprendizagem, considerando as diferenças e tempos individuais dos alunos;
escolha dos métodos e estratégias mais adequadas, com diferentes abordagens e explicações; a
condução das aulas, com calma e serenidade; auxiliar os alunos a superar dúvidas, falta de ânimo e
vontade para os estudos; planejar espaços para perguntas e esclarecimento de dúvidas; trabalhar em
conjunto (colegas e equipe pedagógica); acreditar que seu trabalho é eficaz; comprometer-se com a
proposta curricular da escola; estabelecer boas relações de trabalho com a equipe gestora, alunos e
colegas professores; apresentar disposição e espontaneidade para desenvolver as atividades
docentes. Assim, a motivação para o trabalho docente, inicia por planejar o ensino de aprendizagens
significativas aos alunos. Concluímos que a autoeficácia dos professores está na disposição e
satisfação para organização, planejamento e promoção das atividades, sendo as crenças de
autoeficácia, condições indispensáveis para se engajar e comprometer-se com a função docente no
desempenho das atividades profissionais.
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