Critérios multidimensionais da avaliação e suas implicações no processo de reconhecimento de cursos superiores em institutos e universidades federais
View/ Open
Date
2020-07-20Primeiro membro da banca
Búrigo, Carla Cristina Dutra
Segundo membro da banca
De Conto, Janete Maria
Terceiro membro da banca
Possa, Leandra Bôer
Quarto membro da banca
Morosini, Marília da Costa
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), na linha de pesquisa LP2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces. Também, está vinculada aos Grupos de Pesquisa ELOS, Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GESTAR) na UFSM e com o grupo de pesquisa do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto (UPorto) em Portugal. A tese defendida, ao comparar a missão e função institucional de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e de uma Universidade Federal, compreende a necessidade de critérios diferenciados de avaliação para o reconhecimento de Cursos Superiores, ao mesmo tempo que contribui para a reformulação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e dos Instrumentos de Avaliação em uso pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Quanto ao objetivo, buscou-se compreender como se produz, ou não, as singularidades nos processos de reconhecimento de Cursos Superiores, uma vez que utilizam os mesmos critérios de avaliação para instituições diferentes. Acrescenta-se que a metodologia, para o desenvolvimento da tese, foi de um estudo de caso, somado a um estudo comparado dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha e da Universidade Federal de Pelotas. A análise dos dados foi construída de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), o que proporcionou esta triangulação: a) documentos legais e contextuais do processo de reconhecimento de cursos superiores do Brasil e Portugal; b) entrevista com seis especialistas em avaliação do ensino superior do Brasil e cinco estudiosos do sistema de avaliação das Universidades e Institutos Politécnicos de Portugal; e c) referenciais teóricos, dentre eles: Fávero (2000a), Manfredi (2016), Dias Sobrinho (2003, 2011), Morosini (2014). Ademais, para compor as categorias gerais de políticas públicas educacionais, programas de avaliação, avaliação dos cursos superiores, instrumentos de avaliação e subsistema universitário e subsistema politécnico foi utilizada uma metáfora de uma imagem multifacetada da lapidação de um diamante, seus prismas, cores, tonalidades e nuances, que formam um iceberg imaginário. Com isso, compreende-se que a avaliação dos cursos superiores precisa considerar os diferentes contextos educacionais. Sabe-se que as universidades e institutos se diferenciam pela missão e finalidade; seus cursos não podem ser, pois, avaliados e reconhecidos nos mesmos critérios do instrumento de avaliação e com avaliadores que desconhecem, na prática, as diferenças institucionais. Entende-se, também, que a Lei do Sinaes precisa ser revisada e alterada a fim de incluir critérios específicos para a avaliação e reconhecimento de cursos nos Institutos Federais. Além disso, esses instrumentos devem englobar, em seus critérios, o princípio da verticalização, as características do corpo docente, a pesquisa aplicada tecnológica, a finalidade institucional que têm relação com a origem e missão dos IFs. Dessa forma, espera-se que esta tese contribua para o aprimoramento contínuo do sistema de avaliação do ensino superior, em especial, no que se refere aos critérios de avaliação dos cursos superiores dos Institutos Federais.
Collections
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Sistema de avaliação da educação superior: (in)congruências e repercurssões nas insituições de ensino superior privadas
Coelho, Ricardo Xavier (2018-08-30)Esta temática habita o universo pedagógico de uma parcela significativa de gestores e professores da educação superior. Na vida acadêmica, a quem se dedica a ela, certamente, no passado ou muito em breve, será levado a ... -
Indicadores de evasão e baixa procura nos cursos de licenciatura do IFFAr – Campus São Vicente do Sul: rearticulações na gestão
Fonseca, Greice Lopes Maia (2018-08-09).Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida com base na pesquisa acerca das políticas de formação de professores desenvolvidas nos Institutos Federais, sob a obrigatoriedade legal de oferta de pelo menos 20% das vagas ... -
A universidade corporativa e a universidade de educação superior
Ferronatto, Sibeli Paulon (2005-04-27)Esse trabalho possui como maior objetivo pesquisar as Universidades Corporativas (UCs) em empresas brasileiras, e busca verificar se a denominação de UNIVERSIDADE empregada à estrutura interna de educação corporativa está ...