Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 11-30 of 856
-
Ações e impactos da formação continuada do PNAIC no município de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso
(2016-07-15)Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal é “Analisar as ações ... -
Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas em educação infantil
(2002-03)Este trabalho descreve e analisa um processo colaborativo e reflexivo de formação de professores para a educação infantil no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Ao longo de dois anos, em uma dinâmica ... -
Afetos de um mundo secreto: fabulações de uma formação docente
(2015-08-11)Esta dissertação experimentou da fabulação para pensar os encontros de uma formação docente. Encontros esses produzidos pelos afetos (SPINOZA, 2013) disparados pela animação Coraline e o Mundo Secreto (2009). Encontros ... -
Alfabetização visual: uma perspectiva para auto(trans)formação permanente com professores
(2015-07-22)Essa dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), decorre da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tem como ... -
Alunos com altas habilidades/superdotação e o fenômeno bullying
(2012-03-27)Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), muitas vezes não são identificados e desta forma, não são reconhecidos, tão pouco seus potenciais valorizados nos ambientes escolar e familiar. Isso ocorre em função ... -
Ambiência [trans] formativa na educação superior: processos de resiliência no início da carreira docente
(2014-03-20)A presente dissertação tem como temática central os anos iniciais da docência na Educação Superior no âmbito da formação de professores, ou seja, os protagonistas da investigação são professores principiantes na docência ... -
A ambiência pedagógica digital: aprendizagem da docência e coreografias didáticas digitais na educação básica
(2016-03-04)Esta dissertação insere-se na LP1 - linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo geral compreender ... -
Ampliação do tempo escolar: os desafios e as possibilidades no ensino fundamental da rede pública do município de Araguatins - Tocantins
(2015-08-31)Este trabalho apresenta um estudo sobre a Educação em tempo integral por meio de uma reflexão do Programa Mais Educação (PMEd). Teve como objetivo analisar os impactos da política de ampliação do tempo escolar nas escolas ... -
As analogias no ensino de conteúdos conceituais de física
(2006-09-01)A presente investigação relata um estudo das contribuições e limitações do uso de Atividades Didáticas baseadas em Analogias para o ensino de conteúdos conceituais de Física no Ensino Médio. Considerou-se a preocupação em ... -
Análise da integração de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino médio
(2018-07-04)No contexto socio-histórico contemporâneo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em rede estão consolidadas como recursos para viabilizar comunicação, interação, acesso a informação e construção coletiva e ... -
Análise da trajetória da avaliação educacional brasileira
(2008-04-25)Este estudo que está inserido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, teve o objetivo de buscar entender como se construíram historicamente as ... -
Análise dos movimentos de sentidos sobre valorização/desvalorização do trabalho dos(as) professores(as): quais pontes se têm atravessado?
(2021-09-08)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa LP2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces do Programa e Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. ... -
Andarilhando pelas trajetórias de formação: narrativas (auto)biográficas de pedagogas docentes universitárias
(2017-07-25)A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2- Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gerado pelo interesse em torno da ... -
A antecipação do ingresso da criança aos seis anos na escola obrigatória: um estudo no sistema municipal de ensino de Santa Maria/RS
(2008-07-10)Esta pesquisa insere-se na linha de Currículo, Ensino e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. O estudo teve como objetivo conhecer as idéias de professoras sobre o ingresso da criança, aos ... -
Aplicativo de apoio e qualidade de vida: percepção do usuário colostomizado
(2002)Programas educacionais têm sido amplamente utilizados para ajudar grupos de pacientes. A dificuldade na aceitação deste tipo de ferramenta não é completamente conhecido. O propósito deste estudo foi de avaliar a influência ... -
Aprender a aprender: aspectos mobilizados na aprendizagem de alunos de ensino médio
(2019-10-04)Os alunos precisam assumir um papel de protagonistas em seus estudos, valorizando o conhecimento a ser construído e aprendendo a estudar. As estratégias de aprendizagem são sequências de procedimentos que têm o intuito de ... -
Aprender e ensinar a ser gaúcho dentro do Grupo de Danças Biriva Tropeiros de Dois Mundos
(2013-04-04)Esta dissertação é parte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, vinculada à Linha Educação e Artes e ao Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura ... -
Aprendizagem colaborativa mediada pelo Moodle como apoio ao ensino de licenciatura em computação do IFTO - Campus Araguatins
(2015-03-27)O presente trabalho teve por objetivo analisar o potencial da integração do Moodle como apoio ao ensino do Curso de Licenciatura em Computação, para promover a interação e a colaboração em rede. Adotou-se uma abordagem ... -
Aprendizagem da arte e formação de educadores
(2009-07-20)Esta investigação desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria tem como objetivo pensar a aprendizagem da arte e sua importância ... -
Aprendizagem da docência universitária: a gestão em contextos emergentes
(2019-07-08)Os tempos e espaços da Educação Superior vêm sendo impulsionados à novas configurações, especialmente, por meio de políticas públicas de expansão e democratização e do contexto tecnológico consolidando um cotidiano cada ...