Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 218-237 of 856
-
Ecos da ponte pênsil sob as águas da razão e da emoção
(2005-03-23)Este estudo vai discutir e investigar na vertente fenomenológica, a percepção do corpo, como unidade expressiva do pensar, sentir e agir, face às implicações sociais e culturais da representação, apropriação e interpretação ... -
Ecos do interior da região sul: mais de 70 anos de dedicação à música com o educador Anildo Diettrich
(2019-07-26)A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e ao grupo de pesquisa NarraMus, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo central ... -
A edificação da escola no espaço negado do sonho: um estudo na formação de professores surdos
(2004-03-29)Este trabalho descreve a pesquisa realizada com dois professores surdos sobre as representações e significados construídos a partir de suas vivências na escola e nos processos de formação, inserindo-se na linha de Formação ... -
Educação ambiental e representações sociais na educação de surdos
(2006-07-03)Fatores sociais, culturais, políticos e econômicos, entre outros, tem provocado inúmeros problemas ambientais. Sua solução pode ser encontrada a partir de posicionamentos e ações eficientes neste sentido. Entendendo que ... -
Educação ambiental para uma cultura de paz contribuições para a formação de professores
(2014-03-07)Esta dissertação, ou construção dissertativa de um desejo de pesquisa, teve sua criação por meio do ingresso no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. ... -
Educação ambiental, intercultura e antropofagia cultural brasileira contribuições para a formação de professores (as)
(2010-02-23)A presente pesquisa que trago como Dissertação de Mestrado em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a ... -
Educação ambiental, intercultura e formação de professores(as): contribuições de Paulo Freire
(2012-06-28)Esta pesquisa de Mestrado em Educação, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, no PPGE, da UFSM tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a formação de professores ... -
Educação ambiental, representações sociais e formação de professores(as): de volta a escola com Monteiro Lobato
(2006-09-14)Esta pesquisa teve como principal finalidade contribuir com a formação de professores em educação ambiental, tendo como referência de estudo e pesquisa o diálogo com a obra literária de Monteiro Lobato. A Teoria das ... -
Educação ambiental: ações compartilhadas na escola e na comunidade
(2002-05-27)As atividades aqui relatadas estão conectadas a uma proposta de Educação Ambiental (EA) respaldada teórica e metodologicamente na investigação-ação emancipatória e na concepção Freireana. Na proposta da investigação-ação ... -
Educação básica conectada: fluência tecnológico-pedagógica e a gestão escolar
(2023-12-06)A Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) é aprendizagem e conhecimento requerido para integralizar as tecnologias ao processo pedagógico, de modo que em constante reflexão sobre a prática e ao perceber como esta ... -
Educação conectada e fluência tecnológico-pedagógica (FTP) na formação continuada de professores da educação básica no município de Cachoeira do Sul/RS
(2022-12-15)Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo geral analisar se as ações promovidas pelo Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) e pela Iniciativa BNDES Educação Conectada, bem como as ações emergenciais de ... -
Educação de jovens e adultos uma perspectiva freireana e intercultural
(2012-03-21)A presente Dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida na linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. ... -
Educação de jovens e adultos: fragmentos de práticas ou práticas em fragmentos?
(2008-05-28)Neste estudo temos por objetivo problematizar a história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atentando para a influência da história de vida e da formação acadêmica nas práticas escolares dos educadores. Para tanto, ... -
Educação e arte: entre os perdidos no meio ambiente e os achados na poética das artes visuais
(2008-06-30)Este estudo faz parte da Linha de Pesquisa Educação e Artes PPGE/ UFSM. O principal objetivo deste estudo é fazer reflexões teórico-práticas da Arte, do Meio Ambiente e a Formação Continuada de Professores de Artes Visuais, ... -
Educação e diferença: uma experiência docente em artes visuais na comunidade surda
(2018-07-31)Esta pesquisa se propôs a pensar uma experiência docente em artes visuais, em uma escola bilíngue, com estudantes surdos. Procurou articular a educação atravessada pelos conceitos - diferença, experiência, território e ... -
Educação e trabalho no contexto da escola pública de ensino médio, em tempos de crise civilizatória: um estudo de caso
(2005-04-01)Este estudo insere-se na área de pesquisa Formação de Professores e práticas educativas do PPGE/UFSM, com a temática Educação e Trabalho no Contexto da Escola Pública de Ensino Médio, em tempos de crise civilizatória: ... -
Educação em direitos humanos: um desafio global em uma perspectiva local
(2016-10-14)Educar em Direitos Humanos além de estar entre os princípios e metas da educação no Brasil tem sua obrigatoriedade fixada na legislação, devendo ser inserida nos projetos, planos e materiais de ensino em todos os níveis e ... -
Educação escolar indígena, intercultura e formação de professores (as) - uma pesquisa a partir das proposições da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana
(2013-03-27)Este trabalho de pesquisa que apresento como Dissertação de Mestrado em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), busca oferecer subsídios teóricos e epistemológicos para a Formação ... -
Educação especial e inclusiva das pessoas com deficiência visual na Guiné-Bissau: uma análise a partir das políticas educacionais brasileiras
(2023-07-19)A presente dissertação teve como objetivo analisar a educação especial e inclusiva das pessoas com deficiência visual na Guiné-Bissau a partir das políticas educacionais brasileiras. Teve como problema da pesquisa: quais ... -
A educação especial na educação do campo: as configurações de uma escola da rede municipal de ensino
(2017-03-08)A presente pesquisa versa sobre a educação especial no contexto na educação do campo da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, justificando-se pelas poucas pesquisas envolvendo o contexto das escolas do campo e dos ...