Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 561-580 of 856
-
Não neutralidade da ciência-tecnologia: problematizando silenciamentos em práticas educativas relacionadas à CTS
(2014-04-16)O movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tem como um dos objetivos centrais à democratização de processos decisórios sobre temas sociais envolvendo ciência-tecnologia (CT). Também, este surge em contextos nos quais ... -
A não neutralidade na perspectiva educacional ciência-tecnologia-sociedade
(2012-01-27)A origem do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), com repercussões na Educação em Ciências, está associada ao questionamento da suposta neutralidade da Ciência-Tecnologia (CT). Na Educação em Ciências, ... -
Necessidades formativas para a docência em geografia na educação básica
(2017-08-03)A pesquisa aqui relatada teve por objetivo “estabelecer possíveis relações entre necessidades formativas apontadas por professores de Geografia atuantes na Educação Básica e Saberes Necessários à docência apresentados na ... -
Negro (auto) biográfico; cotas, real imaginário simbólico: cotistas na UFSM
(2018-07-30)Falar de cotas na atualidade perpassa nosso conhecimento Real Simbólico Imaginário ainda mais se formos falar de Negros cotista dentro da UFSM. Assim, em um processo de conclusão de pesquisa de mestrado sobre Negros que ... -
No fluxo da batida: a cultura juvenil do funk circulando em uma escola pública de Santa Maria/RS
(2016-08-30)A presente dissertação pertence ao PPGE/UFSM, situando-se na Linha de Pesquisa 2- Práticas Escolares e Políticas Públicas. A pesquisa realizou uma interface entre estudos sobre Juventudes; Culturas Juvenis; Cultura Escolar; ... -
A nova política de Educação Especial e suas decorrências para o atendimento de alunos com transtornos de aprendizagem
(2013-03-08)A pesquisa se insere na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Constituiu-se a partir de vivências em escolas públicas, ... -
O novo Ensino Médio: entre as normativas/orientações para a reestruturação curricular e a prática didático-pedagógica de professores da formação geral básica
(2022-12-15)Esta pesquisa foi elaborada com base nos estudos realizados no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções, Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (INOVAEDUC), e está vinculado ao ... -
“Novo” Ensino Médio e trabalho pedagógico na rede estadual do Rio Grande do Sul: impactos na formação da força de trabalho no Brasil
(2023-03-30)Esta dissertação de Mestrado, desenvolvida no âmbito do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, foi produzida e orientada a responder à seguinte problematização: Tendo por ... -
“Nunca peguei um nenê no colo”: traços e pontos sobre gênero construídos por crianças nas suas interações e brincadeiras
(2020-05-26)Esta dissertação tem como temática de estudo as questões de gênero na Educação Infantil, um olhar através das brincadeiras e interações das crianças pequenas. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da ... -
Oficinas como dispositivo na formação de professores: produção discursiva sobre sexualidade
(2013-04-12)Essa pesquisa apresentou como desafio pensar como as operações de poder e de saber funcionam, nos discursos de professores e futuros professores, diante de questões que abordam sexualidade. O desejo de pensar nessa direção ... -
Oficinas: a criação de estratégias na educação de surdos
(2014-03-28)O movimento de autoformação de um educador na elaboração de estratégias de educação em oficinas (CORREA, 2000 & 2006) potencializou o desenvolvimento de uma pesquisa interessada em mapear os saberes adquiridos durante a ... -
Um olhar crítico acerca da influência das políticas públicas nas reformas educacionais a partir dos anos noventa: em foco a repercurssão na ampliação da escolarização no Brasil e na Argentina
(2009-07-10)O presente estudo pretende uma reflexão acerca dos espaços sociais, históricos, políticos e econômicos nos quais estão inseridos a escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, no Brasil e na Escola Primaria (EP)19, ... -
Um olhar crítico-reflexivo sobre a formação continuada de professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS)
(2007-04-26)Este estudo teve como objetivo analisar os modelos de formação e as estratégias e/ou atividades institucionais e individuais a que estão submetidos os professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental ... -
Um olhar sobre as dinâmicas e processos das disciplinas de metodologia e estágio na formação de professores a distância
(2015-06-15)O presente trabalho teve como ponto de partida a necessidade por investigar e refletir sobre os processos de ensino das disciplinas de Metodologia do Ensino e Estágio no curso de Licenciatura em Química, na forma de ... -
A onipresença das competências na formação docente: um estudo no horizonte da reificação e do reconhecimento
(2013-04-02)A proposta norteadora central deste trabalho de dissertação se empenha em responder às seguintes perguntas: Em que sentido a legislação oficial da formação docente (alusiva aos professores da escola básica) baseada na ... -
A organização do ensino de matemática no contexto de inclusão
(2015-08-28)Este trabalho decorre de um projeto desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa ―Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖ do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). ... -
Organização e desenvolvimento do estágio curricular na formação de professores de biologia
(2006-11-25)Compreender a complexidade em que a organização e o desenvolvimento do Estágio Curricular se encontra parece ser um investimento inadiável. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo sinalizar às Instituições de ... -
A organização e o desenvolvimento de estágios curriculares em cursos de licenciatura da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientadores
(2008-06-10)O presente estudo teve por objetivo contribuir para uma melhor compreensão das formas de organização e desenvolvimento dos Estágios Curriculares em Cursos de Licenciatura. Nesse sentido, nos propusemos a responder o ... -
Orientações socioeducativas na liberdade assistida: espaços em que projetos de vida acontecem?!
(2022-02-18)Este trabalho foi desenvolvido no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e ... -
Palavras geradoras como tema para o design de estamparia para tapetes: um estudo com mulheres da Vila Cerrito
(2004-09-05)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa prática de ensino na sub-área Educação e Arte, deu-se pelo interesse em aprender e desenvolver práticas de ensino na educação de adultos em ambiente não-formal, contribuindo ...