Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Cunha, Jorge Luiz da"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 50
-
A autonomia na concepção de gestão educacional democrática
(2010-04-16)A Gestão Educacional Democrática, que está sob a forma de princípio na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de dezembro de 1996, e desde a Constituição Federal de 1988 vem sendo amplamente discutida nas esferas ... -
Recepção e acolhimento de estudantes beneficiários do programa de ações afirmativas (inclusão social e racial) na Universidade Federal de Santa Maria-RS
(2019-07-25)A presente Dissertação tem como problema norteador da pesquisa a seguinte problemática: Em que medida a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está preparada para receber e acolher os estudantes originários dessas ... -
Cidadania: o papel da disciplina de história na construção de cidadãos plenos a partir de um olhar histórico reflexivo
(2010-04-09)A proposta do presente trabalho é pesquisar sobre a constituição do conceito de cidadania, partindo do ideal grego, discorrendo sobre sua transformação ao longo da história. Para tal, encontrou-se subsídios nas configurações ... -
“Futuro. Qual é o seu?” Um estudo sobre a relação ensino médio X PEIES a partir da fala docente em Santa Maria/RS
(2007-03-09)Este trabalho apresenta um estudo sobre a relação Ensino Médio versus PEIES Programa de Ingresso ao Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria UFSM, a partir da fala de professores do município de Santa ... -
A construção do conhecimento histórico através das fontes: aproximações e distanciamentos entre as políticas públicas educacionais e as práticas escolares no ensino da História
(2012-04-20)Nascida dos constantes questionamentos das práticas escolares referentes ao ensino da História, a presente pesquisa volta-se ao estudo da orientação dada aos professores pelo Ministério de Educação (MEC) brasileiro. ... -
O vlogueiro e o educador: pensando a consciência histórica dos jovens alunos em sites de compartilhamento de vídeos
(2018-08-06)Este trabalho trata da relação entre as novas tecnologias da comunicação e a educação histórica a partir de um estudo de caso conduzido em uma turma de ensino médio integrado ao ensino técnico. Neste sentido, buscamos ... -
"Caminhando sobre o fio da navalha": um estudo sobre a antípoda violência x não-violência e seus entrelaçamentos com os conceitos de autoritarismo, autoridade e liberdade a partir de falas docentes
(2006-01-24)Este trabalho apresenta os estudos realizados sobre a antípoda Violência x Não-Violência e seus entrelaçamentos com os conceitos de autoritarismo, autoridade e liberdade a partir de falas docentes. Realizou-se uma pesquisa ... -
Heil humor: rir do nazismo é o melhor remédio. oder? humor antinazista e possíveis impactos no ensino de língua e cultura alemã
(2018-08-06)Este estudo é motivado pelo interesse no ensino de língua alemã como língua estrangeira no contexto brasileiro, aliado ao humor político, especificamente humor antinazista e antifascista. Na Alemanha atual, esse tipo de ... -
Vida de mulheres negras, professoras universitárias da Universidade Federal de Santa Maria
(2015-09-10)Este estudo tem como objetivo dialogar com professoras negras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), buscando compreender quais os percursos e percalços foram vivenciados por tais docentes, até chegarem à docência ... -
Andarilhando pelas trajetórias de formação: narrativas (auto)biográficas de pedagogas docentes universitárias
(2017-07-25)A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2- Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gerado pelo interesse em torno da ... -
Evasão escolar na comunidade remanescente de Quilombo de Rincão dos Caixões (Jacuizinho – RS): uma análise interseccional dos fatores causais e possíveis estratégias de enfrentamento
(2023-10-18)Por que a maioria dos estudantes oriundos da Comunidade Remanescente de Quilombo de Rincão dos Caixões (Jacuizinho – RS) não conclui a Educação Básica? Visando ao estudo desta problemática bem como ao apontamento de possíveis ... -
Prospecções à autenticidade: o uso do mito grego como possibilidade de se pensar o (docente)feminino
(2008-05-02)Neste trabalho se propõe desenvolver uma reflexão sobre em que medida o uso do mito como metáfora para se pensar sobre o feminino, pode limitar ou potencializar o trabalho docente. A temática culpa X mulher na história ... -
Uma história, dois olhares: narrativas de alunas/professoras do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura - Cachoeira do Sul/RS (1929 -1990)
(2008-04-10)Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender a trajetória de formação docente no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, de Cachoeira do Sul/RS, através das memórias de alunas/professoras, entre ... -
Nas vozes de um mesmo tempo: a educação física institucionalizada no período da ditadura militar em Cacequi
(2006-03-22)Este estudo se configura como uma proposta de restabelecimento histórico acerca da Educação Física institucionalizada no município de Cacequi, no período da Ditadura Militar. Trata-se de uma tentativa de compreender, ... -
Inter-relações entre ensino de história e formação docente por meio da educação histórica e da construção de identidades narrativas – região sul do Brasil (2016-2020)
(2022-10-10)A presente dissertação de mestrado refere-se a uma pesquisa desenvolvida junto ao mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), cujo objetivo é realizar ... -
... Era uma vez: quem diz como essa história começa?
(2006-03-01)O trabalho intitulado ... era uma vez: quem diz como essa história começa? oferece uma reflexão sobre as histórias da vida apresentadas por quatro sujeitos que tornaram-se educadores. O intuito foi compreender a construção ... -
“Comunidades de investigação”: memórias dos sujeitos educativos sobre as vivências das aulas de filosofia para crianças.
(2008-05-26)Estruturada em quatro capítulos, a partir de observações em torno do interesse das crianças pelas aulas de Filosofia, nesta pesquisa Comunidades de Investigação : Memórias dos Sujeitos Educativos sobre as vivências das ... -
A educação feminina: Escola de Artes e Ofícios Santa Teresinha no município de Santa Maria-RS - um estudo de caso
(2004-03-19)A presente pesquisa objetiva investigar o processo histórico e pedagógico da Escola de Artes e Ofícios Santa Teresinha na cidade de Santa Maria-RS, bem como as suas influências na educação de meninas no início do século ... -
Negro (auto) biográfico; cotas, real imaginário simbólico: cotistas na UFSM
(2018-07-30)Falar de cotas na atualidade perpassa nosso conhecimento Real Simbólico Imaginário ainda mais se formos falar de Negros cotista dentro da UFSM. Assim, em um processo de conclusão de pesquisa de mestrado sobre Negros que ... -
Memória e imaginário rural: construção de narrativas e produção refletida em artes visuais no ensino rural
(2020-08-25)A presente dissertação é vinculada à linha de pesquisa LP2 - Práticas Escolares e Políticas Públicas, do programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sobre a temática “Memória e ...