Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 198-217 of 856
-
Diálogo e amorosidade em Paulo Freire: dos princípios às atitudes na formação de professores
(2010-06-04)A presente pesquisa de Dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvida na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/UFSM) tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos ... -
Diálogos com professoras que ensinam matemática em início de carreira
(2016-09-28)Este trabalho é produto de uma investigação que insere-se na LP1: Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, tem ... -
O diário da prática pedagógica e a construção da reflexividade na formação inicial de professores de Ciências Biológicas da UFSM
(2007-03-30)Esta dissertação faz parte da linha de Formação, Saberes e Desenvolvi-mento Profissional do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Neste trabalho trago à discussão ... -
Diferença e subjetividades do corpo: que educação é essa?
(2012-04-16)Este texto dissertativo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação, PPGE/UFSM na Linha de Pesquisa Educação e Artes‟ e se propôs a discutir: De que forma pensar a educação e constituição do corpo a partir da diferença ... -
A dimensão do trágico na formação docente pela força estético-formativa do testemunho
(2016-12-15)O presente trabalho de tese foi desenvolvido dentro da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal ... -
A dinâmica da construção do processo identitário dos professores de licenciatura da URI Santiago: desvelando o significados de ser professor formador de professores
(2004-07-16)Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-graduação da UFSM, seguindo o plano de pesquisa desenvolvido pela Professora Drª Silvia Maria de Aguiar Isaia. O contexto é a ... -
Direitos humanos e ações afirmativas: o (des)velar dos caminhos para a igualdade no ensino superior
(2016-08-18)Nesta dissertação analisamos as legislações humanitárias internacionais e brasileiras em busca dos conceitos e determinações para a igualdade, focada nas Ações Afirmativas e nos Direitos Humanos para os Negros no Ensino ... -
Discursos contrários e/ou avanços contidos: ensino médio politécnico, o estado e suas implicações no trabalho pedagógico
(2017-07-18)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa 2: Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao Kairós – Grupo de Estudos ... -
Discursos e efeitos: problematizando a temática das altas habilidades/superdotação sob as tramas da inclusão educacional
(2012-03-26)O presente estudo teve finalidade de investigar e problematizar a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) sob tramas discursivas da Inclusão Educacional (IE), como também da acessibilidade. Para tanto, buscou-se ... -
Dispositivo curricular de controle: gerenciamento do risco e governamento da surdez no cenário educacional
(2009-08-28)A seguinte dissertação, Dispositivo curricular de controle: gerenciamento do risco e governamento da surdez no cenário educacional , conecta-se ao campo de estudos do currículo, em aproximação com uma abordagem ... -
A divisão curricular da educação física e seus impactos nos saberes docentes dos professores de ensino superior
(2013-04-18)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e tem como objetivo analisar os impactos causados pela reestruturação curricular de 2004 no CEFD/UFSM, sobre ... -
Do ensinar como prática de flanagem ou perambulação
(2014-09-19)O presente trabalho visa a problematizar a atrofia da comunicação no mundo educacional; parte do pressuposto de que com o desenvolvimento dos meios de produção capitalista dá-se uma espécie de engessamento das formas de ... -
Do escrito de Anne ao dito da Anna: notas de um saber-fazer-sobre-si-mesmo
(2009-08-27)O trabalho não apresenta resumo -
Uma docência com infâncias atravessada pelos diários visuais e/ou textuais e pelas questões de corpo e gênero
(2023-10-24)Apresentam-se nesta dissertação de mestrado, desafios e dúvidas a serem problematizadas a partir das filosofias da diferença, elementos que têm mobilizado esta pesquisadora a pensar uma docência atravessada pelos diários ... -
Docência e inclusão: reflexões sobre a experiência de ser professor no contexto da escola inclusiva
(2006-04-27)Este trabalho se insere na linha de pesquisa de educação especial, circunscrita ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo ... -
A docência no programa de Lipman: uma crítica a partir da hermenêutica
(2005-07-14)O presente trabalho busca aprofundar a discussão em torno da docência no Programa de Lipman e sua relação com a formação do profissional da educação mais crítico, reflexivo, liberto de concepções puramente cientificistas. ... -
A docência orientada como caminho possível no processo formativo de professores universitários: em busca de indicadores de qualidade
(2008-03-28)Este trabalho de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A temática de ... -
Uma docência pela garimpagem: encontros com signos
(2015-06-18)Dissertação de Mestrado escrita sob o olhar das inquietações e experimentações docentes com relação a alguns espaços e encontros com os signos produzidos por pessoas, leituras, conversas, situações de vida, fragmentos dos ... -
Drag Queen: uma potência transgressora
(2017-08-21)A presente dissertação se propõe a pensar a figura da drag queen em outro cenário (no campo da educação) percebendo as infinitas possibilidades para além das artes, (des)construindo o estabelecido entre conteúdo e forma, ... -
Drogas e internação: o encontro como mobilizador de perspectivas em educação e saúde
(2015-06-15)Inserido na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação de Santa Maria/RS, a dissertação constitui-se com o objetivo de compreender o processo de ...