Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Salva, Sueli"
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Concepções sobre ser menino e ser menina de uma turma de crianças de multi-idade na educação infantil
(2023-08-16)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa LP2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O problema de ... -
Práticas pedagógicas na educação infantil: atravessamentos e travessias em tempos de pandemia de Covid-19
(2022-12-16)Esta dissertação de Mestrado em Educação está vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces da Universidade Federal de Santa Maria (RS). O estudo apresenta e ... -
“Eu não gostava nem odiava porque eu não entendia nada!”: relações com a escola, o aprender e os conhecimentos escolares no ensino médio
(2018-07-03)Essa dissertação insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem por tema Juventude, Ensino Médio e ... -
A maternidade na Casa de Estudantes da UFSM: desafios e conquistas das acadêmicas mães moradoras da CEU
(2018-01-12)Esta pesquisa teve o objetivo principal de compreender como as jovens acadêmicas mães, moradoras da Casa do Estudante Universitário - CEU, conciliam a maternidade à formação acadêmica na Universidade Federal de Santa Maria ... -
As relações com o saber/aprender dos jovens do ensino médio em situação de abandono escolar
(2015-08-28)Buscar compreender o jovem em situação de abandono, dando voz a ele, significa levar em consideração um sujeito que se relaciona com o mundo, que possui uma história que é, ao mesmo tempo, singular e coletiva; um sujeito ... -
“Eu não posso brincar de boneca, boneca é coisa de menina”: uma pesquisa com crianças sobre identidades de gênero na educação infantil
(2018-08-20)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Práticas escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, no contexto da Educação Infantil, abordando ... -
Currículo integrado e a formação integral de jovens: uma proposta do Instituto Federal Farroupilha campus Santa Rosa
(2016-08-12)A pesquisa abordou questões relacionadas às Políticas Públicas e Práticas Escolares e seus desdobramentos no campo da educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio, tendo como metodologia o estudo ... -
O cotidiano na educação infantil: espaços, tempos, ações e o lugar dos bebês
(2018-01-23)A Educação Infantil vem se destacando cada vez mais no cenário educacional e político brasileiro, consolidando-se como um profícuo campo investigativo, e trazendo à pauta inúmeras questões que revelam a sua potencialidade. ... -
“Nunca peguei um nenê no colo”: traços e pontos sobre gênero construídos por crianças nas suas interações e brincadeiras
(2020-05-26)Esta dissertação tem como temática de estudo as questões de gênero na Educação Infantil, um olhar através das brincadeiras e interações das crianças pequenas. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da ... -
Famílias que vivem na CEU/UFSM: crianças, mães e fragmentos de sua cotidianidade
(2020-10-23)Esta dissertação tem como temática o estudo sobre as infâncias e a produção de culturas infantis na cotidianidade a partir das relações estabelecidas entre crianças-jovens, crianças-adultos e crianças-crianças. Objetiva ... -
Entre zonas de silêncio e (re)existências: a trajetória de crianças venezuelanas nas escolas de educação infantil de Santa Maria/RS
(2022-12-15)O aumento dos fluxos migratórios para o Brasil a partir de 2010 impôs um novo olhar para as migrações internacionais, principalmente oriundas do Sul Global. Dentro desse contexto, aumentou também o número de crianças ... -
Professora eu tenho uma coisa pra falar : as culturas infantis em um contexto institucional da educação infantil
(2016-08-16)Pesquisar com as crianças, dar-lhes voz e tentar traduzir em palavras suas ações e pontos de vista configura-se em uma tarefa desafiadora, inquietante e necessária no intuito de considerarmos as crianças sujeitos ativos e ...