ListarPrograma de Pós-Graduação em Educação por tema "História de vida"
Mostrando ítems 1-16 de 16
-
Quando em dois somos muitos: histórias de vida dialogadas e a atuação do professor de música na educação básica
(2016-07-29)Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como a formação musical de um professor de música incide em suas práticas docentes na educação básica. Tal pesquisa foi delineada ... -
As concepções sobre o processo de leitura e escrita de uma professora alfabetizadora do meio rural
(2012-03-02)Este trabalho apresenta os resultados alcançados na pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM, vinculado à Linha de Pesquisa Formação, ... -
Entrelaçamento da história de vida com os processos formativos de uma professora de escola no campo do município de Restinga Sêca/RS
(2016-07-27)Esta pesquisa de Mestrado em Educação, vinculada à Linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), surge ... -
O cinema e a história de vida: representações de um estudante com altas habilidades/superdotação acerca da identidade resiliente
(2016-07-26)Esse estudo teve como foco de investigação a temática das altas habilidades/superdotação (AH/SD) utilizando, para tanto, como subsídios metodológicos a Fotografia e o Cinema, com seus recursos de imagem e de narrativas ... -
Metanoia: histórias de vida, formação continuada e violência simbólica em uma escola do campo
(2015-08-13)Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa do Mestrado em Educação vinculada à Linha de pesquisa-LP1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do PPGE/UFSM. Tal pesquisa versa sobre a metodologia de histórias ... -
Ecos do interior da região sul: mais de 70 anos de dedicação à música com o educador Anildo Diettrich
(2019-07-26)A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e ao grupo de pesquisa NarraMus, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo central ... -
As percepções de acadêmicas formandas do curso de pedagogia sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais
(2006-02-21)Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa intitulada Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e centraliza suas atenções ... -
Ingeburg Hasenack: memórias de uma educadora musical
(2013-04-18)A presente proposta, vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, objetivou compreender a trajetória de vida pessoal e profissional ... -
Construção de saberes e significações imaginárias na trajetória de vida de uma alfabetizadora cega
(2008-03-28)Este trabalho desenvolveu-se dentro da linha de pesquisa Formação de Professores, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Constitui-se na busca ... -
Histórias de vida de educadoras do MST e sua contribuição para o ensino das artes visuais
(2010-03-03)A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa 4 - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, buscou a partir da história de vida de três educadoras do Movimento ... -
Vida de mulheres negras, professoras universitárias da Universidade Federal de Santa Maria
(2015-09-10)Este estudo tem como objetivo dialogar com professoras negras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), buscando compreender quais os percursos e percalços foram vivenciados por tais docentes, até chegarem à docência ... -
Relatos autobiográficos de uma professora atuante em uma escola rural: sentidos e significados à leitura
(2013-03-22)Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade ... -
Entrelaçando histórias de vida e sentimentos de pertencimento: reflexões da formação permanente de uma professora alfabetizadora
(2023-07-07)Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Educação. O objetivo principal ... -
Vida de professor: o pessoal e o profissional na construção da trajetória docente
(2014-03-20)Este estudo está inserido na linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/CE/UFSM em nível de mestrado. O objetivo é proporcionar uma aproximação com a ... -
Professoras alfabetizadoras e o ensino fundamental de nove anos: concepções frente à infância e à ludicidade
(2010-02-26)Este trabalho de pós-graduação está vinculado à linha de pesquisa LP1, intitulada Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. ... -
O imaginário na história de vida do professor de matemática
(2005-03-24)Vivemos a crise dos paradigmas científicos porque nossas leituras da realidade, até então inquestionáveis, tornaram-se insuficientes. É o fim das certezas absolutas. Todas estas inquietações me impulsionaram a realizar ...