Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Pedagogical practices"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
O berçário como contexto das DCNEI Nº 5/2009 e a prática pedagógica com bebês: um estudo em uma EMEI de Santa Maria/RS
(2013-06-28)A dissertação ora apresentada teve como objetivo geral investigar a relação entre as práticas pedagógicas da professora de berçário de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Santa Maria/RS e as proposições das ... -
Precocidade na educação infantil: e agora professoras?
(2011-03-30)Este estudo teve como investigação a conceitualização de precocidade entre os professores de Educação Infantil, bem como buscou determinar o lugar que a criança, dita precoce, ocupa nessa etapa escolar e quais os recursos ... -
O professor inserido em instituições de atendimento sócioeducativo a adolescentes em conflito com a lei: a mobilização dos saberes docentes
(2007-05-10)A presente investigação teve por objetivos caracterizar o repertório de saberes/conhecimentos manifestados ou declarados pelos professores do Centro de Atendimento Sócio-Educativo de Santa Maria/RS acerca da sua prática ... -
O curso de Licenciatura em Educação Física: as contribuições dos estágios curriculares supervisionados para a formação de professores reflexivos
(2013-04-18)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo analisar como os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM ... -
A prática pedagógica no enfrentamento da violência psíquica
(2009-12-18)Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. O tema central do estudo foi a questão da violência na escola, tendo como foco de análise ... -
Práticas pedagógicas na educação infantil: atravessamentos e travessias em tempos de pandemia de Covid-19
(2022-12-16)Esta dissertação de Mestrado em Educação está vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces da Universidade Federal de Santa Maria (RS). O estudo apresenta e ... -
Sentidos da escola para jovens estudantes de ensino médio diante de práticas pedagógicas diferenciadas: um estudo de caso
(2015-08-14)A presente investigação está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Teve por problema: como as práticas ... -
Práticas pedagógicas na educação a distância: deslocamento de memórias e sentidos
(2012-02-25)A presente dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), decorre da Linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem como ... -
A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista em municípios da 4ª Colônia de Imigração Italiana, RS: um olhar sobre as práticas pedagógicas
(2014-11-16)Esta pesquisa se constitui como um estudo de caso múltiplo do tipo exploratório e possui uma abordagem qualitativa. O objetivo geral deste estudo foi investigar como ocorrem os processos de escolarização de alunos com TEA ... -
Práticas pedagógicas nas aulas de línguas nos anos finais do ensino fundamental: um estudo de caso em uma turma do 6º ano
(2017-08-24)Esta dissertação tem como objetivo analisar práticas pedagógicas para o ensino das línguas portuguesa e inglesa, as quais foram alunos público-alvo da Educação Especial no Ensino Fundamental – Anos Finais. A pesquisa foi ... -
Aprendizagem docente em tempos de pandemia: a produção de práticas pedagógicas em educação especial
(2022-12-15)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença. Vincula-se às investigações produzidas no Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre ... -
Classes especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar
(2016-10-27)A presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer os fatores que contribuem para a permanência das classes especiais, em um atual contexto de políticas de inclusão escolar. Pretendeu-se conhecer também as características ... -
Políticas públicas para educação infantil: desafios e possibilidades da gestão no contexto da prática pedagógica com bebês
(2023-03-29)Esta dissertação de Mestrado em Educação tem por objetivo geral compreender como os professores de Educação Infantil, de uma escola pública municipal de Educação Infantil do município de Santa Maria, criada a partir do ... -
Processos colaborativos e a reconfiguração da docência alfabetizadora a partir do laboratório de mudanças
(2023-11-29)Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa LP1 Docências, Saberes e Desenvolvimento Profissional, a partir do Grupo ... -
Acessibilidade curricular: refletindo sobre conceitos e o trabalho pedagógico
(2018-10-24)Este trabalho sistematiza a pesquisa desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Educação/UFSM. O estudo tem por objetivo geral analisar como vem sendo construída a produção acadêmica sobre a temática de acesso ao ...