Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Antunes, Helenise Sangoi"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 24
-
Escola Municipal Rural Maringá, em Araguatins - TO: um estudo de caso qualitativo dos processos e necessidades de formação docente
(2015-08-27)Esta dissertação de mestrado aborda a situação dos professores atuantes na Escola Municipal Rural Maringá em Araguatins, Região do Bico do Papagaio, Norte do Tocantins. Relata os resultados de pesquisa qualitativa do tipo ... -
As concepções sobre o processo de leitura e escrita de uma professora alfabetizadora do meio rural
(2012-03-02)Este trabalho apresenta os resultados alcançados na pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM, vinculado à Linha de Pesquisa Formação, ... -
As concepções de alfabetização e letramento de duas alfabetizadoras que atuam em escolas do campo no município de Palmeira das Missões - RS: uma reconstrução dos percursos formativos através de relatos autobiográficos
(2011-03-31)Esta investigação busca uma aproximação das concepções de alfabetização e letramento de duas alfabetizadoras que atuam em escolas do campo no município de Palmeira das Missões - RS, através de relatos autobiográficos das ... -
Entrelaçamento da história de vida com os processos formativos de uma professora de escola no campo do município de Restinga Sêca/RS
(2016-07-27)Esta pesquisa de Mestrado em Educação, vinculada à Linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), surge ... -
Metanoia: histórias de vida, formação continuada e violência simbólica em uma escola do campo
(2015-08-13)Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa do Mestrado em Educação vinculada à Linha de pesquisa-LP1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do PPGE/UFSM. Tal pesquisa versa sobre a metodologia de histórias ... -
Trajetórias de duas professoras: formação e saberes docentes
(2008-04-04)Esta investigação, vinculada a linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, passou a ser pensada ainda em meu processo de formação inicial, em que ... -
História de outrora contadas agora: formas identitárias profissionais e sociais de uma professora rural
(2011-03-31)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa 1- intitulada Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), e tem como foco a História ... -
Narrativas (auto)biográficas: a mediação da literatura infantil nas trajetórias formativas de uma professora de classe multisseriada
(2014-03-19)Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional (LP1) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade ... -
História de vida de uma professora que ensinou em escolas do campo com classes multisseriadas na região central do RS
(2019-08-02)Esta pesquisa teve como objetivo investigar a formação inicial da professora para atuar na escola multisseriada. Como metodologia de pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa utilizando como instrumentos de coleta ... -
O que duas professoras que atuaram no ensino rural têm para nos contar? Lembranças de vida, histórias sobre alfabetização e trajetórias pessoais e profissionais
(2010-03-05)Este trabalho é uma pesquisa que compôs esta Dissertação de Mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e que buscou uma aproximação com as histórias de ... -
Processos formativos e ciclo de vida de uma professora alfabetizadora
(2008-03-28)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa intitulada Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como foco a História de Vida de uma ... -
Ações e impactos da formação continuada do PNAIC no município de Caxias do Sul-RS: um estudo de caso
(2016-07-15)Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal é “Analisar as ações ... -
O currículo na educação de jovens e adultos: investigando as significações sociais elaboradas pelo educador
(2007-05-07)Essa pesquisa de pós-graduação está vinculada à linha de Currículo, Ensino e práticas escolares. A mesma está pautada numa dimensão qualitativa e partiu da utilização de entrevistas semi-estruturadas e relatos autobiográficos ... -
As percepções de acadêmicas formandas do curso de pedagogia sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais
(2006-02-21)Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa intitulada Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e centraliza suas atenções ... -
A formação de professoras da educação rural sobre a violência
(2012-03-02)Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada a Linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) do PPGE/UFSM. Através de um Estudo de Caso, buscou-se destacar ... -
Construção de saberes e significações imaginárias na trajetória de vida de uma alfabetizadora cega
(2008-03-28)Este trabalho desenvolveu-se dentro da linha de pesquisa Formação de Professores, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Constitui-se na busca ... -
Trilhando caminhos na alfabetização: impactos da formação continuada na prática de uma professora alfabetizadora
(2023-12-20)O tema dessa Dissertação teve como perspectiva aprofundar os estudos sobre formação continuada de professores e alfabetização. Sabe-se que o processo de apropriação da leitura e da escrita é um marco fundamental da ... -
A cartografia digital das escolas rurais do campo como dispositivo na formação continuada de professores
(2019-07-31)Esta Dissertação, com o título A Cartografia Digital das Escolas Rurais do Campo como Dispositivo na Formação Continuada de Professores, tem como origem as investigações realizadas no Projeto de Pesquisa “Cartografias da ... -
O fazer-se professor em turmas multisseriadas na região de Santa Maria/RS: desenvolvimento profissional e saberes experenciais
(2016-07-27)Esta dissertação versa sobre o fazer-se professor em turmas multisseriadas, na região de Santa Maria, Rio Grande do Sul, tendo como objetivo investigar como se constitui o fazer-se professor em turmas multisseriadas, com ... -
Relatos autobiográficos de uma professora atuante em uma escola rural: sentidos e significados à leitura
(2013-03-22)Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade ...