Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Bellochio, Cláudia Ribeiro"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 33
-
Música no ensino fundamental: a lei 11.769/08 e a situação de escolas municipais de Santa Maria/RS
(2011-03-31)A presente dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao ... -
Professoras no cotidiano da educação infantil: um estudo sobre suas concepções do jogo de papéis
(2003-09)A presente pesquisa objetivou investigar, junto às professoras de educação infantil, como elas concebem o papel do jogo de papéis, a partir da organização e dinamização de suas atividades docentes, no desenvolvimento e ... -
A construção da docência em música no estágio supervisionado: um estudo na UFSM
(2008-05-12)Esta dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e está vinculada ao grupo CNPq/Fapem: Formação, Ação e Pesquisa em ... -
A lei 11.769/08 e o ensino de arte na região das Missões/RS: realidades e desafios
(2014-08-04)Esta dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ... -
"Programa LEM: Tocar e Cantar": um estudo acerca de sua inserção no processo músico-formativo de unidocentes da Pedagogia/UFSM
(2008-03-26)A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas em Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical FAPEM. Teve como objetivo investigar acerca do ... -
Construindo conhecimentos musicais e pedagógico-musicais em grupo: experiências formativas na educação especial
(2013-03-06)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa ... -
Sentidos da educação musical na formação acadêmico-profissional do pedagogo
(2015-07-02)Esta pesquisa está vinculada à linha Educação e Artes, do PPGE/UFSM e foi desenvolvida junto ao grupo de pesquisa FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Buscou, como objetivo geral, compreender os sentidos ... -
A formação musical de professores em cursos de Pedagogia: um estudo das universidades públicas do RS
(2009-08-31)A presente pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na linha de pesquisa Educação e Artes e vincula-se ao grupo Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical ... -
Educação musical e unidocência: modos de ser professora na educação infantil
(2023-05-26)A presente dissertação tem por tema de pesquisa, a Educação Musical em práticas de professoras de referência unidocentes na Educação Infantil reveladas em seus modos de ser docente. Como objetivo geral buscou-se compreender ... -
Grupo VocaPampa: narrativas sobre saberes profissionais de musicodocentes
(2021-11-04)Essa dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes – LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa em ... -
Professores de escolas de música: um estudo sobre a utilização de tecnologias
(2006-07-26)Este estudo é parte das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa em Educação e Artes Educação Musical pelo FAPEM Formação, Ação e ... -
Educação musical, Pedagogia e estágio supervisionado: encontros formativos presenciais e virtuais
(2020-12-10)Esta dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), ao grupo de pesquisa FAPEM – Formação, Ação e Pesquisa ... -
A relação corpo-voz na docência: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
(2007-06-29)Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) O objetivo da pesquisa foi investigar a relação corpo-voz na docência das ... -
Formação de professores e desenvolvimento profissional na educação de jovens e adultos
(2006-04-07)Este trabalho apresenta uma investigação-ação vivenciada pela pesquisadora e um grupo de professores da EJA (anos iniciais) do sistema público estadual de Santa Maria. A pesquisa buscou, na perspectiva da investigação-ação, ... -
Coro Mãe de Deus- Tupanciretã/RS: "É metade de minha vida, só quem canta sabe o que é, né?"
(2007-06-27)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na linha de Pesquisa em Educação e Artes. Trata-se de um estudo de caso sobre o coro juvenil Mãe de ... -
Música na docência de educadoras especiais: um estudo em escolas de Santa Maria/RS
(2010-11-05)O presente estudo esteve vinculado à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de pesquisas FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Objetivou-se compreender como educadoras especiais, atuantes ... -
Repertórios musicais em cursos de Pedagogia: narrativas de professoras formadoras
(2020-12-11)A dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e está vinculada ao grupo FAPEM (Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical). A ... -
Educação musical na educação infantil: uma investigação na formação e práticas das professoras
(2005-06-01)Esta pesquisa trata da possibilidade de construção de um processo de formação em educação musical para professoras atuantes em turmas de educação infantil. Sob a temática de Educação Musical na Educação Infantil: uma ... -
Tecer a vida com música: narrativas de adultos acerca de sua formação ao longo da vida
(2022-12-15)A dissertação apresentada tem como tema o estudo da música na vida adulta. Para tal, foram tomadas referências de Gadotti (2016), Ireland (2019) e Kallen (1996) sobre educação e aprendizagem ao longo da vida, além de ... -
Trajetórias musicais de acordeonistas: um estudo na Licenciatura em Música (UERGS)
(2016-08-16)A dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM), Linha de Pesquisa Educação e Artes LP4 e vincula-se ao grupo de estudo e pesquisa FAPEM - Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. A ...