Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Bolzan, Doris Pires Vargas"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 25
-
Processos constitutivos da docência superior: saberes e fazeres de professores de fisioterapia
(2009-07-13)Esta pesquisa insere-se na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM e teve como objetivo principal compreender como ocorrem os processos constitutivos ... -
O ensino remoto emergencial na educação superior: o REDE na Universidade Federal de Santa Maria
(2022-02-04)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa (LP-1) - Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM). Objetivamos compreender ... -
A estimulação da consciência fonológica e sua repercussão no processo de aprendizagem da lecto-escrita
(2006-03-01)Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender a repercussão no desempenho da lecto-escrita de crianças que realizaram e que não realizaram um programa de estimulação pré-alfabética metafonológica na Educação ... -
Professor iniciante nas licenciaturas e os contextos emergentes: aprendizagem para/na docência
(2020-12-11)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos compreender os movimentos ... -
Aprendizagem da docência: a constituição do ser professor de/com bebês e crianças pequenas frente a educação remota emergencial
(2021-12-13)A construção deste trabalho pautou-se na temática sobre a aprendizagem da docência, tendo como movimento tensionador, o contexto da educação de/com bebês e criança pequenas, especialmente em um cenário histórico marcado ... -
Aprendizagem da docência universitária: a gestão em contextos emergentes
(2019-07-08)Os tempos e espaços da Educação Superior vêm sendo impulsionados à novas configurações, especialmente, por meio de políticas públicas de expansão e democratização e do contexto tecnológico consolidando um cotidiano cada ... -
Aprendizagem docente na educação infantil: ensinar e aprender em turmas multi-idades
(2017-12-15)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como objetivo geral ... -
Aprendizagem docente de professores alfabetizadores de aprendizes surdos
(2011-10-27)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A partir de fios teóricos que contemplam ... -
A interação grupal entre pares e sua repercussão no processo de construção da lecto-escrita
(2008-03-25)Esta pesquisa insere-se na linha de Currículo, Ensino e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. O estudo teve como objetivo compreender qual a repercussão da interação grupal entre pares na ... -
A iniciação científica na formação inicial de professores: repercussões no processo formativo de egressas do curso de pedagogia
(2007-03-14)Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa tem como objetivo compreender ... -
A constituição da docência no ensino superior em Letras: de professor da educação básica a docente universitário
(2010-07-07)Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Através desta ... -
Aprendizagens docentes na pandemia: um estudo com professores alfabetizadores da rede municipal de Santa Maria, RS
(2023-07-12)Este estudo insere-se na linha de pesquisa LP1: Docência, saberes e desenvolvimento profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS). Diante do contexto pandêmico, que ... -
Aprendizagem docente no contexto da alfabetização: movimentos formativos de professoras a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão
(2012-01-04)Esse estudo está inserido na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Tivemos como objetivo deste estudo compreender ... -
As Unidades de Apoio Pedagógico e os contextos emergentes: processos formativos na universidade
(2020-12-14)Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa LP01 – Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa ... -
As trajetórias formativas e os movimentos construtivos da professoralidade alfabetizadora
(2008-04-23)Este estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A partir de fios teóricos que contemplam ... -
Aprendizagem docente: desenvolvimento profissional de professores de classes rurais multisseriadas
(2010-03-17)Esta pesquisa insere-se na Linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional , do Programa de Pós-Graduação em Educação desta Universidade. Neste estudo discutimos a temática da aprendizagem da docência, ... -
Mediações pedagógicas nas práticas alfabetizadoras
(2006-10-25)O estudo desenvolvido no curso de Pós-Graduação Mestrado em Educação insere-se na linha de Pesquisa Currículo, Ensino e Práticas Escolares e teve como finalidade a compreensão a respeito das mediações pedagógicas praticadas ... -
O currículo escolar e a construção da cultura escrita na alfabetização: um estudo voltado para o 1° e 2° anos do ensino fundamental
(2008-06-16)Este estudo insere-se na linha de pesquisa Currículo, ensino e práticas escolares , do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria e teve como foco compreender a organização do currículo ... -
Processos formativos em contextos emergentes: professoras alfabetizadoras e o ciclo de alfabetização
(2021-02-11)Este estudo foi desenvolvido no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculado à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos ... -
A construção da leitura e da escrita infantil e a pratica do estágio supervisionado
(2015-08-14)Esta dissertação de Mestrado se insere na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Temos como ...