Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Henz, Celso Ilgo"
Itens para a visualização no momento 1-17 of 17
-
A narração de si-outro: avaliação da aprendizagem e formação permanente de professoras(es) de matemática
(2013-04-05)Essa pesquisa dissertativa configura-se como um processo de investigação- formação, tendo como objetivo: investigar como que, no decorrer de suas trajetórias formativas, professores de matemática foram significando a ... -
(Des)construções e (re)construções na formação permanente de educadores(as): diálogos para a cultura de paz
(2014-06-22)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa LP1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado em Educação, do Centro de Educação da Universidade ... -
A formação permanente no tempo-espaço da escola: “olhares” de gestoras coordenadoras pedagógicas
(2014-07-26)A presente dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa I Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta uma ... -
Interfaces entre o ensino médio regular e a juvenilização na EJA: diálogos, entrelaçamentos, desafios e possibilidades sobre quefazeres docentes
(2015-08-27)Esta Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos, com esta ... -
O diálogo e a afetividade no contexto da educação infantil: as pessoas grandes dizendo a sua palavra
(2014-02-27)Esta Dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvida na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/UFSM), foi pensada enquanto uma possibilidade de se olhar para a educação da criança pequena, bem ... -
Círculos de contação de histórias infantis e os processos de auto/(trans)formação permanente das educadoras no ser/fazer pedagógico
(2014-07-22)Este relatório de pesquisa resulta em uma dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvido na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Têm-se como objetivo investigar quais as repercussões dos círculos ... -
A formação inicial de professores das licenciaturas para educação de jovens e adultos no ensino médio: desafios e possibilidades
(2015-08-31)A presente pesquisa dissertativa buscou identificar os desafios e as perspectivas da formação inicial dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para atuarem na Educação de ... -
Diálogos com professoras que ensinam matemática em início de carreira
(2016-09-28)Este trabalho é produto de uma investigação que insere-se na LP1: Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, tem ... -
Ensinando e aprendendo com projetos temáticos: um desafio para a formação permanente de educadores da educação de jovens e adultos
(2015-08-31)Esta Dissertação de Mestrado buscou analisar com os educadores, na formação permanente, os desafios de integrar as leituras de mundo dos jovens e adultos nos trabalhos com projetos temáticos, tornando as relações eu-tu ... -
Auto(trans)formação permanente com professores(as) em contexto socioeducativo: educar(se) entre a coercitividade e a liberdade
(2017-10-06)A violência e a juventude são grandes temas de debate nacional. Diariamente é crescente os questionamentos frente ao papel das instituições educativas e dos profissionais que trabalham com a juventude, especialmente ... -
Alfabetização visual: uma perspectiva para auto(trans)formação permanente com professores
(2015-07-22)Essa dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), decorre da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tem como ... -
Vínculos afetivos na educação infantil: desafios na auto(trans)formação permanente de professores
(2016-08-09)Esta Dissertação de Mestrado insere-se à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A justificativa para o ... -
Formação permanente de professores(as) da EJA: círculo de diálogos como práxis pedagógica humanizadora
(2014-03-27)Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Configura-se como um estudo sobre ... -
Projeto político-pedagógicos: espaço de (re)construção profissional docente em uma perspectiva humanizadora
(2015-08-27)Neste texto, abordo a centralidade do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como grande articulador da cotidianidade escolar, como instrumento da inovação na escola e como um potencial articulador da formação permanente dos ... -
Desafios teóricos e metodológicos para a humanização da formação permanente de professores
(2015-07-15)Inserido na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, a Dissertação de Mestrado ... -
O processo dialógico entre família e escola: limites e possibilidades para a auto(trans)formação permanente com professoras
(2016-08-09)A presente Dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Constituiu-se como possibilidade de inserção ... -
A auto(trans)formação permanente e a pedagogia de educação popular: entrelaçamentos possíveis entre a práxis educativa escolar e a realidade dos estudantes
(2016-07-04)Esta Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação se propôs a ...