Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
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Políticas e práticas curriculares em classes multisseriadas: realidade e desafios da alfabetização
(2023-11-17)Essa Dissertação de Mestrado está vinculada a linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade ... -
Políticas e práticas de organização curricular da alfabetização na pandemia: estudo de uma experiência inédita
(2022-10-31)Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática: políticas ... -
Políticas educacionais e ruralidades: perspectivas de gestão compartilhada das escolas municipais do/no campo de Uruguaiana-RS
(2018-01-15)Esta Dissertação de Mestrado Profissional, decorrente de pesquisa na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, apresenta um estudo ... -
Políticas públicas e ensino remoto na alfabetização: uma proposta de curadoria de conteúdos para o município de Santa Maria
(2022-03-09)A presente dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), articula-se às pesquisas ... -
Políticas públicas e gestão educacional: distorção idade/ano na rede pública de educação no município de Santa Maria/RS
(2022-02-23)Esta pesquisa de Mestrado Profissional advém do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Tem por objetivo geral compreender as Políticas Públicas ... -
Possibilidades de acompanhamento pedagógico de professores iniciantes frente aos desafios do trabalho em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia
(2017-07-11)Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, no período de 2015 a 2017, tem como foco o acompanhamento ... -
Possibilidades de interlocução da coordenação pedagógica com o professor de educação especial na organização e desenvolvimento do trabalho docente
(2019-11-29)Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPPG/CE/UFSM). A investigação ... -
Possibilidades para a organização do trabalho escolar na perspectiva de uma proposta de educação integral
(2017-06-27)Esta pesquisa teve como temática norteadora a educação integral e a organização do trabalho escolar, tendo como foco as formas de organização do trabalho escolar para a implementação de uma proposta de educação integral. ... -
(Pós) ensino remoto: os recursos tecnológicos digitais nos processos de escolarização
(2023-10-30)Esta dissertação vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI) e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ... -
Práticas colaborativas e escola inclusiva: uma experiência de outros tempos e espaços escolares
(2023-02-02)A escola inclusiva encontra nas práticas colaborativas uma possibilidade de reinvenção. Como objeto/tema de pesquisa, esta dissertação toma os processos de formação e a constituição de práticas colaborativas na perspectiva ... -
Práticas de ampliação do tempo escolar: uma proposta de educação em tempo integral na contemporaneidade
(2018-05-14)O presente estudo discute a atuação das políticas educacionais, no que tange as práticas de ampliação do tempo escolar no cenário contemporâneo como sendo fundamentais para atender demandas da sociedade no que se refere ... -
Práticas pedagógicas para alunos com transtorno do espectro autista: processos inclusivos no contexto escolar
(2022-03-04)Esta pesquisa está inserida na linha de Pesquisa de Gestão Pedagógica em Contextos Educativos, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O estudo tem ... -
O processo de inclusão na educação infantil: estudo de uma escola do município de Cachoeira do Sul/RS
(2022-03-04)O presente estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e surgiu ... -
Processos de implementação da BNCC na educação infantil: o trabalho didático pedagógico sob o olhar da linguagem corporal
(2021-03-03)Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), este trabalho dissertativo é apresentado como requisito para a conclusão do Curso de ... -
A produção da infância e da criança: um cirandar pelos pareceres pedagógicos na educação infantil
(2019-07-30)Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - PPPG, na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2). O mesmo tem inserção no Grupo ... -
O professor de língua inglesa na educação infantil: narrativas de formação e re(significação)
(2022-12-15)Esse projeto de pesquisa foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) – Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “Gestão ... -
Profissional de apoio: práticas colaborativas com ênfase inclusiva no espaço escolar
(2017-06-01)Pesquisa vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Gestão Pedagógica em Contextos Educativos. ... -
O programa GEIM – Grupo de Enriquecimento das Inteligências Múltiplas e o desenvolvimento de alunos com altas habilidades/superdotação
(2023-12-18)O atendimento ao sujeito com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), pode ser realizado para além do ambiente escolar, com vistas a suprir suas necessidades educacionais. Tendo em vista um cenário em que ... -
O programa Rede de Escolas Associadas da Unesco e suas implicações na gestão administrativa e pedagógica da escola: estudo de caso em uma escola de educação infantil da rede municipal de Santa Maria/RS
(2020-12-09)Esta dissertação, desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, tem como objetivo geral analisar o impacto do programa Rede de Escolas Associadas, ... -
Progressão continuada no bloco pedagógico: desafios para a gestão escolar em uma escola pública da rede municipal de Santa Maria-RS
(2018-08-03)Esta pesquisa de Mestrado Profissional insere-se na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Trata da discussão sobre a temática de progressão ...