Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 41-60 of 186
-
Desempenho acadêmico no ensino superior: uma análise contextual
(2017-08-22)Na última década efetivou-se no Brasil um conjunto de políticas públicas de ampliação do acesso ao Ensino Superior que culminaram com o aumento significativo de vagas em instituições públicas e privadas atingindo um público ... -
Desempenho escolar em uma escola no campo - contingentes do fracasso escolar
(2019-07-11)Esta pesquisa possui como objetivo principal analisar e discutir o desempenho escolar dos alunos dos anos finais do ensino fundamental da EMEF João Gonçalves Vieira no período de 2010 – 2017. Como preocupação temática ... -
O desenho universal para a aprendizagem: uma abordagem no retorno ao ensino presencial durante a pandemia da Covid-19
(2023-03-30)O presente estudo foi realizado no Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa 2 - Gestão das Práticas Pedagógicas e vincula-se às pesquisas produzidas no âmbito do Núcleo de Estudos e ... -
Desenvolvimento profissional docente na perspecitiva da participação sindical: diálogos propositivos para qualificação do plano de carreira dos professores municipais de Santa Maria/RS
(2019-09-11)Esta pesquisa está vinculada, ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação ... -
Diálogos auto(trans)formativos com professores do ensino médio noturno: uma proposta para uma nova práxis educativas em uma escola estadual de ensino médio
(2017-01-10)Nesta Dissertação de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, desenvolvido na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Centro de Educação/UFSM, constituímos o estudo do processo ... -
Diálogos colaborativos acerca dos processos formativos docentes: as práticas pedagógicas no berçário
(2019-08-23)Este trabalho apresenta as relações construídas entre o que está proposto no PPP da escola e o planejamento das práticas pedagógicas das professoras de Berçário de duas escolas privadas com autorização para funcionamento ... -
Diretrizes de qualidade para a educação integral no Sistema Colégio Militar do Brasil
(2020-12-18)Esta dissertação, fruto de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Diretrizes para o desenvolvimento de processos de autoavaliação de cursos de graduação
(2018-06-27)Este trabalho de pesquisa, desenvolvido no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa referente à Gestão ... -
Do legal ao real: a abordagem das políticas étnico-raciais na formação continuada de professoras(es) da educação infantil
(2017-10-30)As escritas desta dissertação são frutos de uma pesquisa teórica e prática sobre a temática étnico-racial e a formação continuada de professoras(es) da educação Infantil. A pesquisa faz parte do Curso de Mestrado Profissional ... -
Do plantio à colheita: formação em extensão universitária para TAEs no CCR
(2022-02-25)Esta Dissertação de Mestrado está vinculada ao PPPG - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do CE - Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa LP2 ... -
Docência na educação infantil durante a pandemia da Covid-19: investigação-formação em ambiências bioecológicas
(2022-11-28)Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional em Políticas ... -
Educação alimentar nutricional da escola
(2019-05-31)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, na temática: Educação, saúde, acessibilidade e inclusão. Aborda a ... -
A educação do campo em Caçapava do Sul: experiências que se produzem na historicidade
(2022-02-24)Esta Dissertação de Mestrado está vinculada ao PPPG (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional), na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2). A mesma tem inserção no Grupo ... -
Educação escolar de pessoas com deficiência visual: a prática docente em evidência
(2020-06-25)Esse estudo, é vinculado ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa de Gestão Pedagógica e Contextos ... -
A educação infantil (4 e 5 anos de idade) no contexto das escolas de ensino fundamental do município de São Pedro do Sul/RS: estão sendo garantidos os direitos da criança nessa primeira etapa da educação básica?
(2022-02-22)Esta dissertação de mestrado inseriu-se na linha de pesquisa LP1: Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa ... -
Educação infantil no município de Cachoeira do Sul/RS: impasses e perspectivas na formação de professores
(2018-08-29)Este estudo teve como objetivo conhecer as políticas públicas de oferta formação de professores de educação infantil do município de Cachoeira do Sul/RS. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, em que a ... -
Egressas do curso de Pedagogia UAB/UFSM: os desafios da iniciação na carreira docente
(2020-12-01)Este estudo investiga os desafios de professoras iniciantes, egressas do curso de Pedagogia UAB/UFSM, ao inserir-se na carreira docente. Vincula-se ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas ... -
Elementos [re]construtivos do círculo da paz em contexto escolar
(2018-12-18)Esta dissertação de mestrado insere-se no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha de pesquisa 2 – Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
O ensino colaborativo como propulsor para o processo de identificação de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação
(2023-12-19)Um dos desafios da escola é uma efetiva inclusão de todos os estudantes, e o ensino colaborativo surge como uma prática facilitadora deste processo. Desta forma, a questão que conduz esta pesquisa é como o ensino ... -
Era uma vez o ateliê: uma travessia pelos contos infantis
(2020-10-27)A presente Dissertação de Mestrado Profissional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), propõe o tema “Era uma vez o Ateliê: Uma ...