Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 91-110 of 186
-
Gestão universitária e qualidade na extensão: institucionalização de cursos de línguas estrangeiras na UFSM
(2018-06-27)A pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional na linha “Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica e Superior”. Trata da extensão universitária em termos de ... -
Gira...gira...girassol: movimentos de construção de diretrizes curriculares para a educação do campo no sistema municipal de ensino de Cachoeira do Sul/RS
(2021-02-11)Esta Dissertação de Mestrado Profissional está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/UFSM, intitulada: “Gira...Gira...Girassol: Movimentos de construção de Diretrizes Curriculares ... -
Glossário de ciência política: contribuições para os estudos das políticas educacionais
(2021-12-18)Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), concebe as temáticas da Ciência Política como um instrumental analítico fundamental para ... -
Grupo de pais: um dispositivo potencializador da escolarização de alunos com autismo
(2022-02-08)Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar as principais demandas dos pais em relação ao desenvolvimento e escolarização dos filhos com autismo. Essa temática se justifica por ser uma demanda institucional do ... -
Guia (in) formativo para profissionais da educação: desdobramentos à gestão da Secretaria de Educação do município de Santa Maria
(2022-02-15)Esta pesquisa de Mestrado Profissional insere-se na Linha de Pesquisa de Políticas de Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da UFSM, e se refere ... -
Histórias de vida e narrativas de quatro professoras normalistas
(2018-08-30)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de ... -
Impacto social do mestrado profissional na formação permanente dos professores da rede municipal de Santa Maria – RS: contribuições dos egressos do PPPG/UFSM
(2020-12-16)O presente estudo está inserido no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria – RS (UFSM), desenvolvido na Linha de Pesquisa I: Políticas Públicas e ... -
A implementação da meta 1 do Plano Nacional de Educação na educação infantil no município de Santa Maria/RS
(2018-08-08)Nas últimas décadas, intensificaram-se os debates acerca da universalização da pré-escola, que é considerada uma etapa da Educação Infantil e, atualmente, segundo a legislação, é assegurada como obrigatória e gratuita. ... -
Inclusão escolar: desafios para a equipe gestora
(2021-05-31)Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Política Públicas e Gestão Educacional, foi elaborado com o objetivo de conhecer as estratégias ... -
Indicadores de evasão e baixa procura nos cursos de licenciatura do IFFAr – Campus São Vicente do Sul: rearticulações na gestão
(2018-08-09).Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida com base na pesquisa acerca das políticas de formação de professores desenvolvidas nos Institutos Federais, sob a obrigatoriedade legal de oferta de pelo menos 20% das vagas ... -
Indicadores de qualidade na atuação do Conselho Municipal de Educação no âmbito do sistema de ensino de Cachoeira do Sul - RS
(2019-10-30)Essa pesquisa de mestrado profissional está vinculada a Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal ... -
A inserção do setor privado na educação básica municipal e seus efeitos nas políticas públicas educacionais
(2023-11-23)Esta dissertação de Mestrado Profissional insere-se na Linha de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (LP1) - PPPG, da Universidade ... -
A institucionalização do atendimento educacional especializado (aee) em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul
(2017-08-31)Esta pesquisa é vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Políticas Públicas para a Educação ... -
Interfaces da avaliação externa no currículo escolar: percepções de professores de uma escola da rede municipal
(2022-10-20)A presente dissertação do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação, da Linha de Pesquisa de Políticas Públicas, aborda a temática da avaliação externa no ... -
Interlocuções dialógicas pedagógicas entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental: em busca da unidade de ação bilaquiana
(2017-08-21)O presente trabalho apresenta como temática central o processo de transição da criança nas primeiras etapas da Educação Básica no âmbito das práticas constituintes de uma unidade de ação pedagógica, tendo em vista as ... -
Índices para que te quero: o bloco alfabetizador e sua implicação ao trabalho pedagógico
(2022-02-10)O presente estudo vincula-se ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. A investigação objetivou compreender as implicações ... -
Jajapo javy tape nhembo’ea: rabiscos de uma proposta curricular intercultural com o povo Guarani
(2023-01-26)Esta dissertação, do curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da UFSM, aborda as temáticas de currículo e Educação Escolar Indígena no RS. Tem por ... -
Legitimidade do espaço psicopedagógico no atendimento educacional especializado
(2017-07-05)A presente dissertação vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Gestão Pedagógica em Contextos ... -
A linguagem teatral no AEE como prática de inovação interdisciplinar: narrativas de experiências de uma professora junto com alunos do ensino fundamental
(2020-10-09)Este estudo, que apresenta um trabalho de pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com o método autobiográfico, pautado pela narrativa, aborda a temática da relação entre o Teatro e a Educação Inclusiva nos Atendimentos ... -
Ludicidade e tecnologias na alfabetização: uma metodologia para o ensino híbrido
(2022-08-18)Esse estudo, vinculado ao Curso de PG em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Mestrado Profissional, da Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2), aborda a temática da Alfabetização ...