Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por assunto "Early childhood education"
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Interlocuções dialógicas pedagógicas entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental: em busca da unidade de ação bilaquiana
(2017-08-21)O presente trabalho apresenta como temática central o processo de transição da criança nas primeiras etapas da Educação Básica no âmbito das práticas constituintes de uma unidade de ação pedagógica, tendo em vista as ... -
A parceria público-privada no acesso à educação infantil no município de Santa Cruz do Sul/RS: impasses e contradições
(2023-11-01)Esta dissertação de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha de pesquisa 1 – Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática das parcerias ... -
O projeto político pedagógico e a gestão democrática na educação infantil: uma proposta de construção dialógica na rede municipal de ensino de Toropi - RS
(2018-08-09)Esta pesquisa do Mestrado Profissional foi desenvolvida na Linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Políticas da infância: relações dialógicas e possibilidades de auto (trans) formação na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM
(2023-10-18)Esta dissertação faz parte da pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – mestrado profissional – e aborda a temática das Políticas Públicas, estando ligada com a linha ... -
Formação em contexto: uma construção dialógica para [re]-significar a proposta pedagógica da EMEI Sonho Meu-Cachoeira do Sul/RS
(2020-11-24)Esta pesquisa foi desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica, do Mestrado Profissional que faz parte do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de ... -
Conselho Municipal de Educação em contexto de sistema municipal de ensino: gestão e proposições na/para a educação infantil - RS
(2017-08-25)Esta dissertação de mestrado profissional se refere a atuação do Conselho Municipal de Educação (CME) no Sistema Municipal de Ensino (SME) de Santa Maria-RS, mais especificamente ao credenciamento e autorização de funcionamento ... -
Do legal ao real: a abordagem das políticas étnico-raciais na formação continuada de professoras(es) da educação infantil
(2017-10-30)As escritas desta dissertação são frutos de uma pesquisa teórica e prática sobre a temática étnico-racial e a formação continuada de professoras(es) da educação Infantil. A pesquisa faz parte do Curso de Mestrado Profissional ... -
A implementação da meta 1 do Plano Nacional de Educação na educação infantil no município de Santa Maria/RS
(2018-08-08)Nas últimas décadas, intensificaram-se os debates acerca da universalização da pré-escola, que é considerada uma etapa da Educação Infantil e, atualmente, segundo a legislação, é assegurada como obrigatória e gratuita. ... -
A escuta das crianças na educação infantil: narrativas de uma professora em tempos de pandemia
(2022-02-18)Esta pesquisa, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Mestrado Profissional, demonstra como é construída a relação professora, criança e conhecimento e suas possibilidades no ... -
Assistencialismo e protagonismo infantil: o movimento das práticas pedagógicas construídas na EMEI Professora Ida Fiori Druck
(2020-09-03)Esta Dissertação faz parte da Linha de Pesquisa (LP2) - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Tem ... -
A transdisciplinaridade imersa nos contos de fadas: a busca por uma educação infantil inovadora
(2023-10-10)Essa dissertação está vinculada ao Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
A formação continuada de professoras e suas implicações na qualidade da prática pedagógica da educação infantil: um estudo em uma escola da rede municipal na rede municipal de Santa Maria/RS de 2016 a 2020
(2021-06-16)Esta pesquisa, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), linha ... -
A produção da infância e da criança: um cirandar pelos pareceres pedagógicos na educação infantil
(2019-07-30)Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - PPPG, na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2). O mesmo tem inserção no Grupo ... -
Formação continuada de professores (as) da educação infantil da rede municipal de ensino de Alegrete/RS: perspectivas da qualidade das práticas pedagógicas
(2022-12-14)Neste projeto, desenvolvido na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), ... -
Formação continuada de professores da educação infantil do município de Santa Maria/RS: conquistas e impasses na implementação das políticas públicas
(2022-02-24)Este estudo teve como objetivo investigar como o município de Santa Maria/RS vem articulando as políticas públicas de formação continuada dos professores da Educação Infantil, nos últimos três anos (2019-2021). Assim, ...