Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional: Recent submissions
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Gestão democrática e eleição de diretores em escolas de educacão infantil: estudo de caso na rede municipal de Santa Maria/RS
(2018-08-30)Esta dissertação foi desenvolvida no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Pública e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral foi analisar como se consolidam as ... -
A institucionalização do atendimento educacional especializado (aee) em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul
(2017-08-31)Esta pesquisa é vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Políticas Públicas para a Educação ... -
Formação continuada em educação infantil: desafios e perspectivas de uma formação em contexto na rede municipal de Santa Cruz do Sul/RS
(2017-08-31)A educação infantil que se sonhou, buscou e se consolidou, no Brasil, durante sua história de expansão, demonstra a visão que a sociedade possuía em relação à infância, o papel, a posição social da criança e os exemplos ... -
Construção colaborativa de pareceres descritivos nos anos iniciais do ensino fundamental
(2017-08-29)Esta pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, e propôs um estudo acerca da avaliação da ... -
Conselho Municipal de Educação em contexto de sistema municipal de ensino: gestão e proposições na/para a educação infantil - RS
(2017-08-25)Esta dissertação de mestrado profissional se refere a atuação do Conselho Municipal de Educação (CME) no Sistema Municipal de Ensino (SME) de Santa Maria-RS, mais especificamente ao credenciamento e autorização de funcionamento ... -
Do legal ao real: a abordagem das políticas étnico-raciais na formação continuada de professoras(es) da educação infantil
(2017-10-30)As escritas desta dissertação são frutos de uma pesquisa teórica e prática sobre a temática étnico-racial e a formação continuada de professoras(es) da educação Infantil. A pesquisa faz parte do Curso de Mestrado Profissional ... -
Uma pedagogia das possibilidades: gestão colaborativa, práticas educativas e organização curricular
(2017-08-24)Esta pesquisa teve como principal objetivo compreender os limites e as possibilidades referentes à gestão colaborativa na Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa, localizada no município de Jóia/RS, com vistas à ... -
Proposta de gestão orçamentária compartilhada a partir dos resultados efetivos da avaliação externa: um estudo de caso no CE – UFSM
(2017-08-24)Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no contexto da Linha de pesquisa “Gestão Pedagógica e Contextos Educativos/LP2”, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de ... -
Os conselhos escolares na efetivação da gestão democrática: alguns limites e possibilidades
(2017-08-21)Esta dissertação de mestrado vem contribuir para a efetivação da Gestão democrática através do fortalecimento dos Conselhos Escolares, trazendo alguns limites e possibilidades encontrados neste tema. Tem como problema de ... -
Experiência e pesquisa: racismo, relações de poder, educação e arte
(2017-09-01)A pesquisa propôs problematizar pedagogicamente o racismo e as relações de poder a partir das práticas discursivas no espaço das aulas de artes, trabalhando com estudantes de uma turma de 9º ano do ensino fundamental da ... -
Cartografia tátil: política inclusiva para estudantes com deficiência visual na educação superior
(2018-07-17)Com a crescente inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior, mudanças nos subsídios técnicos e pedagógicos que garantam o processo ensino e aprendizagem são urgentes. Em relação aos estudantes com cegueira ... -
Legitimidade do espaço psicopedagógico no atendimento educacional especializado
(2017-07-05)A presente dissertação vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Gestão Pedagógica em Contextos ... -
Evasão discente em cursos de graduação do Campus Itaqui da Unipampa: análise das causas e propostas de ações
(2018-08-08)Esta dissertação de mestrado integra a Linha de Pesquisa 1- Políticas e gestão da educação básica e superior, do Curso de Mestrado Profissional integrante do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão ... -
A política pública de progressão continuada no ciclo de alfabetização: estudo em uma escola pública da rede estadual de Santa Maria/RS
(2017-08-21)Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de alfabetização dos alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, localizada no município de Santa Maria/RS, ... -
Rastros e vestígios das práticas de produção do professor alfabetizador: uma história a ser considerada na formação continuada
(2017-08-31)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional na linha de pesquisa Gestão Pedagógicas e Contextos Educativos. Como tema tem as práticas de produção do professor ... -
Profissional de apoio: práticas colaborativas com ênfase inclusiva no espaço escolar
(2017-06-01)Pesquisa vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Gestão Pedagógica em Contextos Educativos. ... -
Gestão universitária e qualidade na extensão: institucionalização de cursos de línguas estrangeiras na UFSM
(2018-06-27)A pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional na linha “Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica e Superior”. Trata da extensão universitária em termos de ... -
Gestão da permanência de acadêmicas em cursos de formação docente: uma questão de gênero
(2017-08-24)As licenciaturas noturnas do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) são cursos de formação docente instituídos com os objetivos de ampliar o ingresso ao ensino superior, bem como de garantir sua ... -
Interlocuções dialógicas pedagógicas entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental: em busca da unidade de ação bilaquiana
(2017-08-21)O presente trabalho apresenta como temática central o processo de transição da criança nas primeiras etapas da Educação Básica no âmbito das práticas constituintes de uma unidade de ação pedagógica, tendo em vista as ... -
Gestão pedagógica na educação infantil de tempo integral: desafios e possibilidades de planejamento compartilhado
(2017-08-22)Esta dissertação faz parte da Linha de Pesquisa (LP1) – Políticas e gestão da Educação Básica do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, e tem por ...