Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 104-123 of 220
-
Identidades contemporâneas do oeste catarinense no telejornalismo regional
(2017-05-25)A presente dissertação busca analisar como dois telejornais locais (re)configuram em seus conteúdos a cultura identitária da região Oeste catarinense. Produzidos em Chapecó, Santa Catarina, os telejornais do meio-dia da ... -
Identidades midiáticas: a construção da identidade de ciência na revista Galileu
(2012-01-12)Essa pesquisa tem como tema a construção da identidade de ciência na mídia. Ela se justifica no contexto da midiatização, no qual a mídia adquire papel central na construção de representações do real e de identidades, ... -
Identidades transviadas midiáticas em videoclipes e suas apropriações por pessoas trans
(2021-11-30)Estamos testemunhando atualmente uma relativa abertura para debate sobre assuntos voltados a comunidade LGBTQIA+, ocorrendo inclusive uma maior representatividade midiática, como em publicidade, filmes, música, novelas. ... -
Impeachment de Dilma Rousseff: análise das estratégias argumentativas em Veja e Cartacapital
(2018-01-02)Esta pesquisa analisa as estratégias argumentativas (BRETON, 1999, 2012) utilizadas por Veja e CartaCapital quando estas se referem ao processo de impeachment de Dilma Rousseff ocorrido em 2016. O arcabouço teórico da ... -
Instituições financeiras na ambiência digital: estratégias de publicização direcionadas ao público jovem
(2014-12-16)A midiatização alterou as relações sociais e as relações com a mídia. A partir disto, alguns processos de comunicação também precisaram se reconstituir, inclusive a comunicação institucional. Sendo assim, esta dissertação ... -
Jogo de identidades: a configuração publicitária de anunciantes e consumidores
(2012-04-16)A presente pesquisa propõe-se a examinar de que maneira as marcas configuram a identidade do seu público consumidor via publicidade no contexto contemporâneo. Para tanto, parte da observação das ofertas publicitárias de ... -
Jornalismo colaborativo em redes digitais: estratégia comunicacional no ciberespaço. O caso de Zero Hora.com
(2009-03-03)O presente trabalho foi desenvolvido partindo da idéia de que os sistemas participativos digitais provocam mudanças no território institucionalizado do jornalismo. A busca de marcas do processo destacado começa, no primeiro ... -
Jornalismo e cultura da convergência: a narrativa transmídia na cobertura do Cablegate nos sites El País e Guardian
(2011-03-19)A narrativa transmídia (NT) é a forma de contar histórias com o uso combinado de diferentes tipos de plataformas. Cada história apresentada em uma plataforma representa um trecho da narrativa maior e mostra uma perspectiva ... -
Jornalismo e discurso sobre si: a construção do ethos jornalístico na carta do editor de Zero Hora e Gaúcha ZH
(2022-04-18)Imersa em um cenário de crises no jornalismo e de constantes reconfigurações da prática profissional, a pesquisa tematiza o jornalismo e a construção de imagens de si a partir da Carta do Editor, de Zero Hora (ZH) e GaúchaZH ... -
Jornalismo em quadrinhos: a narrativa na reportagem “Choqueyapu, un río enfermo que nos alimenta”
(2022-08-15)A presente pesquisa versa sobre o jornalismo em quadrinhos, sua estruturação, sua construção, seus elementos e suas possibilidades narrativas. Para tanto, o objetivo deste trabalho é analisar a narrativa da reportagem ... -
Jovens da publicidade: uma cartografia das reconfigurações do perfil profissional
(2021-03-02)Tensionados pelas transformações da sociedade e do campo da publicidade, nos questionamos: Quais os caminhos traçados pela juventude contemporânea no campo da publicidade, considerando seu sensorium? Nosso pressuposto ... -
Jovens rurais, corações urbanos: jornal nacional e as desigualdades sociais do campo
(2013-03-08)Este trabalho é um estudo etnográfico de recepção do Jornal Nacional realizado com seis jovens provenientes da zona rural da região central do Rio Grande do Sul. Três deles atualmente moram no meio urbano e os outros três ... -
Juventude camponesa e consumo de mídia na era digital
(2020-02-19)A pesquisa aborda o consumo de mídia na era digital e a centralidade da comunicação na estrutura social contemporânea, marcada pela produção capitalista de novas formas de exclusão social. O problema busca responder em que ... -
O lance é recordar: os usos dos testemunhos de torcedores na construção das memórias e identidades de times de futebol nos documentários da G7 Cinema
(2024-04-25)O presente trabalho coloca em jogo as memórias e identidades de times de futebol no cinema, tendo como bandeirão de fundo o fenômeno da cultura da memória. A partir de 1980, as memórias vão ganhar cada vez mais campos ... -
Legitimação das universidades federais: análise dos enquadramentos construídos pelo jornal Zero Hora
(2021-02-10)Esta dissertação tem como tema as estratégias de legitimação impressas nos enquadramentos jornalísticos das Universidades Federais (UFs) Brasileiras. Partimos do pressuposto de que a mídia participa de processos de ... -
Legitimação institucional do jornalismo informativo nas mídias sociais digitais: estratégias emergentes no conteúdo de Zero Hora no Twitter
(2010-03-17)Esta dissertação possui como contexto a crise de legitimação institucional que ocorre na sociedade atual e afeta o papel de mediação do jornalismo informativo, potencializada pelas práticas interativas das mídias sociais ... -
Leituras em um clique: consumo e práticas de leitura de livros digitais
(2024-03-22)Esta pesquisa se direciona compreender o consumo e as práticas de leitura de ebooks e audiobooks por estudantes universitários, a partir das questões de o que se lê, como e quando se lê, hábitos, motivações e propósitos. ... -
O livro e o axé, o erê com ganga zumba: representações afro-brasileiras na produção editorial didática voltada à lei 10.639/2003 e apropriação dos professores
(2016-03-28)A proposta desta pesquisa tem como tema as produções editoriais didáticas embasadas na lei 10.639/2003 que trabalhem o direito à afro-brasilidade e a apropriação dos professores, afim da promoção da Educação inclusiva ... -
O líder em Exame: o enquadramento da liderança na mídia de negócios
(2014-02-28)Uma vasta e crescente literatura sobre estudos de enquadramento surgiu nas últimas décadas e o conceito tem ganhado proeminência no campo da comunicação. Análises recentes, porém, têm apontado duas críticas principais ... -
O lugar do jornalismo diante das emergências socioambientais nos discursos de repórteres
(2024-02-20)Nesta dissertação, analisamos como o sujeito-jornalista que atua na cobertura de pautas socioambientais emergentes discursiviza a sua prática e a sua profissão. O objeto de estudo corresponde aos discursos de Eliane Brum, ...