Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 132-151 of 220
-
Mercadoria e significações: práticas das editoras independentes no Brasil
(2022-10-31)O presente trabalho disserta sobre o mercado editorial independente no Brasil e as significações atreladas ao independente por seus publicadores, inseridos no contexto de crise do mercado editorial, bem como da pandemia ... -
Midiatização amazônica: a construção sistêmico-discursiva do Infoamazonia
(2017-03-02)A pesquisa busca problematizar questões comunicacionais de movimentos ambientalistas, a partir do cenário de processual midiatização estimulado por tecnologias da informação e comunicação. Com base nesse contexto, o ... -
Midiatização da periferia: consumo jornalístico e guinada na visibilidade noticiosa
(2019-03-27)A dissertação conforma um percurso investigativo entorno à evolução da abordagem jornalística na cobertura de acontecimentos envolvendo a periferia a partir da ascensão econômica de seus moradores. Face à vasta interferência ... -
Midiatização na tríplice fronteira BRA-COL-PE: análise semiótica material de um portal local
(2023-03-10)Resumo: Geralmente estigmatizada no noticiário internacional, abordada em agendar como desmatamento, genocídio indígena e a apropriação voraz de suas riquezas, a cobertura noticiosa em perspectiva local nas cidades ... -
Midiatização, circulação e jornalismo regional: uma análise dos fluxos comunicacionais e das práticas de atores sociais
(2023-02-07)Esta pesquisa trata das transformações das práticas jornalísticas em cidades que compõem a Região Geográfica Intermediária de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. Consiste no mapeamento dos municípios e ... -
Milímetros da história: memórias e identidades da produção cinematográfica em 16mm em Santa Maria nos anos de 1960
(2017-01-31)O presente estudo tem como objetivo principal construir memórias sobre as produções cinematográficas pioneiras em 16mm de Santa Maria, cidade da região central do Rio Grande do Sul, e analisar como esses filmes colaboram ... -
Mídia e identidade discursiva: a dialética idem x ipse na produção televisiva local
(2008-01-15)A dissertação analisa a atuação discursiva da mídia como construtora de identidades. Os processos de globalização e de midiatização constituem o contexto em que se inserem as relações de uma rede de televisão aberta, cujo ... -
Mídia e identidade: os catadores de materiais recicláveis nos jornais de Santa Maria
(2010-03-30)Esta dissertação trata do estudo da mídia impressa do município de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, e a construção da identidade dos catadores de materiais recicláveis junto à comunidade local. O objetivo principal ... -
Mídia e representação social juvenil: recepção do Programa Malhação
(2011-12-01)Este estudo centra-se no entendimento de jovens de classe popular e de sua relação com o meio de comunicação televisão. Investigamos a representação social juvenil e, por isso, temos em Malhação um exemplo rico cuja ... -
Mídia, identidade e representação: uma análise da publicidade televisiva da cerveja polar export.
(2011-04-14)A publicidade televisual apropria-se das características do meio, buscando promover, através de seus discursos, uma identificação com o público. O uso intensivo de recursos técnicos da linguagem audiovisual busca converter ... -
Mídias e migrações: a representação de si e a representação midiática da identidade senegalesa em diáspora
(2017-01-30)Esta dissertação se propôs a investigar a autorrepresentação da identidade senegalesa em diáspora a partir dos usos sociais da internet por sujeitos migrantes no contexto brasileiro contemporâneo. Buscamos compreender os ... -
Mobilização social no Facebook: conectando solidariedade e justiça no caso da Boate Kiss
(2014-05-19)A pesquisa leva em conta a penetrabilidade das tecnologias da informação e da comunicação em todas as esferas da atividade humana e a configuração da lógica de redes como central para a organização social contemporânea. ... -
O movimento da RBS TV na articulação do social com o promocional
(2012-12-21)No contexto contemporâneo, empresas de diferentes segmentos tentam se mostrar sensíveis aos problemas que afetam a sociedade como um todo. No âmbito comunicacional, percebe-se a divulgação de produtos midiáticos que ... -
O movimento promocional no telejornalismo: estratégias discursivas da RBS TV no Jornal do Almoço
(2012-03-16)Embora a informação seja a tônica do telejornalismo, a promoção permeia sua construção nos mais variados níveis, fruto de lógicas comerciais que orientam o planejamento de telejornais na produção de efeitos de sentido. ... -
Movimentos sociais em rede e a construção de identidades: a marcha das vadias - SM e a experiência do feminismo em redes comunicação
(2015-01-12)Este estudo tem por objetivo investigar o processo de construção das identidades coletivas no movimento social Marcha das Vadias SM, ação coletiva empiricamente localizada na cidade de Santa Maria, centro do estado do ... -
Muito além da dancinha: as apropriações do Tiktok para o compartilhamento da leitura
(2023-09-28)O presente trabalho aborda os processos que abrangem as leituras compartilhadas na internet por meio de um mapeamento exploratório da rede social TikTok. Utilizou-se a metodologia de netnografia de Hine (2015) e Kozinets ... -
A narrativa jornalística imediata e tardia do desastre socioambiental na Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011
(2020-04-28)Esta dissertação busca compreender de que modo a narrativa jornalística sobre o desastre socioambiental de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro se transforma ao longo do tempo na cobertura jornalística do portal de ... -
As narrativas sobre as práticas jornalísticas no podcast Pauta Pública: procedimentos de controle e ações de resistência no discurso dos jornalistas
(2023-04-06)De maneira abrangente, entendemos o podcasting como a produção e a circulação assíncrona de programas em áudio através da internet. Apesar de sua ligação com a linguagem radiofônica, trata-se de um fenômeno recente e em ... -
"Não é porque eu tô em casa, que eu consigo dar conta de tudo": o trabalho em home office entre mulheres na comunicação
(2024-03-25)Esta pesquisa tem o propósito de investigar a dinâmica de gênero considerando o trabalho informalizado e em home office na comunicação. O problema de pesquisa que norteia esta investigação é: Como se expressam as ... -
Não é TV Estratégias Comunicacionais da HBO no Contexto das Redes Digitais
(2012-04-02)Compreender as estratégias comunicacionais adotadas pela rede televisiva norteamericana HBO no contexto das redes digitais é o objetivo deste trabalho. O estudo de caso contempla a observação online e à distância de uma ...