Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 72-91 of 220
-
Envelhecer com Passione: a telenovela na vida de idosas das classes populares
(2011-03-18)Este trabalho objetiva compreender as relações entre as representações da velhice veiculadas na telenovela do horário nobre e suas apropriações por mulheres idosas das classes populares. Almeja-se entender como a telenovela ... -
“Escuchar para cambiar”: uma análise do processo de implementação da rede social Lazos durante a execução de programas internacionais de cooperação
(2022-09-12)Essa dissertação busca compreender as estratégias comunicacionais desenvolvidas para a implementação da rede social Lazos pelas instituições envolvidas com a rede no andamento do projeto de cooperação internacional sul-sul ... -
A estereotipagem na representação cômica – a mulher no humor da TV Globo de 1970 a 1981
(2019-03-29)Este trabalho visou identificar como as mulheres foram estereotipadas nos programas de humor da TV Globo da década de 1970 até 1981, em específico os programas Faça Humor, Não Faça Guerra (1970), Satiricom (1974), Chico ... -
A estratégia publicitária influenciada pelas lógicas de consumo
(2010-03-05)O papel da Comunicação Publicitária no fomento da sociedade de consumo é visto como central e decisivo. Por outro lado, é necessário questionar os hábitos de consumo do ser humano que repercutem suas motivações sociais, ... -
Estratégias argumentativas sobre a vacinação pediátrica contra Covid-19: o discurso de Jair Bolsonaro e Marcelo Queiroga
(2023-07-25)A autorização das vacinas pediátricas contra Covid-19 no Brasil foi permeada por desinformação e posicionamentos polêmicos, sobretudo, nos discursos do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro e do ex-ministro ... -
As estratégias ativistas do Greenpeace para suscitar o debate sobre o meio ambiente na esfera pública
(2012-03-08)Antes, entendida como um espaço físico de discussão e limitada às pessoas habilitadas a representar os demais indivíduos, hoje, a esfera pública ampliou-se e possibilita que mais pessoas possam participar do processo ... -
Estratégias comunicacionais de interfaces gráficas de webjornais: estudo do caso Zero Hora.com
(2008-03-05)Com o objetivo de constatar a presença de estratégias comunicacionais em interfaces gráficas (IG) de webjornais de quarta geração, a presente dissertação de mestrado inicia a investigação considerando IG como um espaço ... -
Estratégias comunicacionais e práticas de WebRP: o processo de legitimação na sociedade midiatizada
(2009-03-02)Este estudo tem como objetivo geral classificar as diferentes fases das práticas de Relações Públicas na web (WebRP) ao longo dos últimos catorze anos (1995-2009) que caracterizam o advento da internet comercial no Brasil. ... -
Estratégias comunicacionais para a mobilização da responsabilidade social empresarial: a atuação do Instituto Ethos no pacto empresarial pela integridade e contra a corrupção
(2017-03-24)A presente pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias comunicacionais do Instituto ETHOS para a mobilização da responsabilidade social empresarial. Para isso, investigamos a iniciativa intitulada Pacto Empresarial ... -
Estratégias de comunicação da Petrobras no contexto de convergência midiática
(2012-11-10)Esta pesquisa tem como tema a comunicação organizacional no contexto de convergência midiática e está delimitada ao estudo desta como recurso estratégico de comunicação organizacional empreendida pela Petrobras na ambiência ... -
As estratégias de credibilidade das organizações de fact-cheking brasileiras em reação às fake news no contexto de crise do jornalismo profissional
(2020-03-27)Esta dissertação analisa as estratégias de credibilidade das organizações de fact-checking brasileiras Aos Fatos, Lupa e Estadão Verifica. Foram realizadas entrevistas com repórteres e editores de cada uma das plataformas ... -
Estratégias discursivas na construção do ativismo digital: redes de mobilização feminista
(2019-01-09)Esta dissertação buscou compreender como as redes de mobilização feminista brasileiras utilizam estratégias discursivas na construção do ativismo digital no site de rede social Facebook. Ao compreender o contexto atual ... -
Estratégias discursivas para a ruptura de paradigmas de gênero em livros infantis da Coleção Antiprincesas
(2018-02-19)Esta dissertação adota como tema as estratégias discursivas de abordagem de gênero nos livros Antiprincesas. Sendo assim, é estruturada a partir da Coleção Antiprincesas, cujos livros divulgam um novo olhar, que questiona ... -
Estratégias e lógicas envolvidas na construção da visibilidade institucional em diferentes espaços de interação na internet
(2008-03-03)A pesquisa tem como objetivo central compreender as lógicas envolvidas nos processos de construção da visibilidade institucional na Internet a partir de dois espaços distintos de interação: um portal institucional e uma ... -
Estratégias midiáticas em sites de organizações privadas: a busca pela visibilidade da responsabilidade social organizacional
(2009-03-04)No decorrer dos tempos, o desenvolvimento tecnológico, observado principalmente a partir da década de noventa, tem possibilitado às organizações privadas tornarem visíveis suas variadas informações organizacionais, por ... -
O ethos midiatizado de Marco Feliciano: uma análise da formação institucional de discursos sobre o controle do ethos privado
(2019-03-13)O presente texto de dissertação busca investigar de que maneira o ethos midiatizado do pastor e deputado federal Marco Feliciano reproduz discursos sobre o controle do ethos privado. A partir da interseção mídia biopolítica ... -
Uma etnografia sobre o grupo de mães da CUFA de Passo Fundo/RS
(2024-02-20)O uso de smartphones está amplamente incorporado na rotina da grande maioria das pessoas, mas sendo apropriado de formas diferentes por elas porinúmeros fatores conforme cada cultura, contextos sociais, realidade socioeconômica ... -
“Existia uma deusa”: o consumo midiático do Sagrado Feminino pelas mulheres residentes em ecovilas
(2022-05-19)Este trabalho, através de pesquisa empírica qualitativa, visa abordar o consumo de mídia e as relações sociais de mulheres em ecovilas, no que diz respeito às relações de gênero e práticas espirituais dentro de suas ... -
É rap, é roupa! moda hip-hop: iguais e diferentes
(2013-12-19)Busca-se, na presente pesquisa, a realização de uma investigação teórica e empírica que contemple as interações entre moda e música hip-hop. Tomamos como objetivo geral a investigação das tensões e interações existentes ... -
Ética e interculturalidade no tratamento midiático das migrações: da produção dos conteúdos à recepção dos migrantes
(2024-03-22)O presente trabalho trata da temática migratória, em uma perspectiva de construção de conhecimento junto a pessoas migrantes. Parte-se de uma abordagem qualitativa, que engloba pesquisa teórica e empírica, na tentativa ...