Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
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Feminino velado: a recepção da telenovela por mães e filhas das classes populares
(2011-03-17)Este trabalho é um estudo de recepção da telenovela Passione realizado com mães e filhas das classes populares que articula empiricamente as categorias de gênero, classe social e geração. O objetivo é perceber de que forma ... -
Feminismo(s) midiático(s): apropriações de mulheres a partir do programa televisivo Amor & sexo
(2020-02-18)Em um contexto em que a mídia constitui a sociedade contemporânea, dedicar-se a ouvir o relato das pessoas sobre ela, é procurar entender de que modo os indivíduos se apropriam e constroem suas subjetividades/identidades ... -
A ficção do homem: um estudo sobre a recepção masculina de telenovelas
(2018-06-29)Este trabalho é o resultado de uma pesquisa teórica e empírica, de caráter qualitativo, sobre a recepção de telenovelas entre homens em diferentes contextos sociais no que diz respeito a construção social de suas masculinidades. ... -
Fontes jornalísticas em Veja: enquadramento como estratégia de noticiabilidade em pautas de clima e meio ambiente
(2012-03-01)Esta dissertação pesquisa o uso das fontes jornalísticas e a forma como as questões relacionadas ao clima e meio ambiente são enquadradas e agendadas na revista Veja dentro do contexto do jornalismo ambiental brasileiro. ... -
Uma genealogia da temática LGBTQI+ na publicidade brasileira (1970 – 2019)
(2020-05-25)Essa dissertação tem como tema de pesquisa a temática LGBTQI+ na publicidade tendo como delimitação a relação entre os interesses mercadológicos e sociais. Em um cenário de reformulações no mercado publicitário e disputas ... -
Uma genealogia das mulheres no sistema publicitário brasileiro
(2020-05-29)Esta pesquisa tem a pretensão de estudas as questões de gênero e as relações de poder no sistema publicitário. Para isso, traçamos o seguinte problema de pesquisa: como as relações de poder dimensionadas nos papéis de ... -
“A gente se ama e se odeia ao mesmo tempo” uma etnografia do consumo de smartphones em circuitos de sociabilidade de jovens de camadas populares
(2018-03-12)Por meio de uma abordagem etnográfica a presente dissertação buscou identificar os circuitos em que ocorrem a construção e a manutenção das dinâmicas de sociabilidade juvenis através das práticas de consumo de smartphones ... -
Gênero no consumo de sagas fantásticas no Brasil
(2019-01-29)Tendo em vista a popularização da ficção fantástica no início do século XXI, a dissertação visa explorar como as dimensões produtivas e simbólicas da estrutura das relações de gênero aparecem entre os valores que orientam ... -
O grotesco midiático: estratégias de imagem nas charges de imprensa.
(2009-02-27)Esta análise dissertativa tem como temática o grotesco midiático. De tal modo, o objetivo geral busca compreender o grotesco através do desenho de humor de mídia jornalística impressa. A justificativa para tal desdobramento ... -
A guerra espiritual em voto: a circulação de sentidos no acontecimento #bolsonarosatanista nas eleições presidenciais de 2022
(2024-04-30)A plataformização, conforme descrita por Van Dijck et al. (2018), refere-se a um estágio da sociedade conectada em que as plataformas digitais penetram profundamente nas estruturas sociais, afetando instituições, transações ... -
Identidade feminina gaúcha: representações de gênero nos programas regionais Bah!
(2016-03-16)A presente pesquisa problematiza quais os sentidos sobre a identidade da mulher gaúcha são mobilizados pela RBS TV, a partir dos especiais Bah! Um programa muito gaúcho , Bah! Eu Sou do Sul e Bah! Um fandango muito ... -
Identidade televisual: autopromocionalidade e autorreferencialidade
(2012-12-12)A presente dissertação propõe-se a examinar as ações de caráter autopromocional e autorreferencial empreendidas pelas emissoras de televisão no interior de sua própria programação, com vistas a constituir sua identidade ... -
Identidades contemporâneas do oeste catarinense no telejornalismo regional
(2017-05-25)A presente dissertação busca analisar como dois telejornais locais (re)configuram em seus conteúdos a cultura identitária da região Oeste catarinense. Produzidos em Chapecó, Santa Catarina, os telejornais do meio-dia da ... -
Identidades midiáticas: a construção da identidade de ciência na revista Galileu
(2012-01-12)Essa pesquisa tem como tema a construção da identidade de ciência na mídia. Ela se justifica no contexto da midiatização, no qual a mídia adquire papel central na construção de representações do real e de identidades, ... -
Identidades transviadas midiáticas em videoclipes e suas apropriações por pessoas trans
(2021-11-30)Estamos testemunhando atualmente uma relativa abertura para debate sobre assuntos voltados a comunidade LGBTQIA+, ocorrendo inclusive uma maior representatividade midiática, como em publicidade, filmes, música, novelas. ... -
Impeachment de Dilma Rousseff: análise das estratégias argumentativas em Veja e Cartacapital
(2018-01-02)Esta pesquisa analisa as estratégias argumentativas (BRETON, 1999, 2012) utilizadas por Veja e CartaCapital quando estas se referem ao processo de impeachment de Dilma Rousseff ocorrido em 2016. O arcabouço teórico da ... -
Instituições financeiras na ambiência digital: estratégias de publicização direcionadas ao público jovem
(2014-12-16)A midiatização alterou as relações sociais e as relações com a mídia. A partir disto, alguns processos de comunicação também precisaram se reconstituir, inclusive a comunicação institucional. Sendo assim, esta dissertação ... -
Jogo de identidades: a configuração publicitária de anunciantes e consumidores
(2012-04-16)A presente pesquisa propõe-se a examinar de que maneira as marcas configuram a identidade do seu público consumidor via publicidade no contexto contemporâneo. Para tanto, parte da observação das ofertas publicitárias de ... -
Jornalismo colaborativo em redes digitais: estratégia comunicacional no ciberespaço. O caso de Zero Hora.com
(2009-03-03)O presente trabalho foi desenvolvido partindo da idéia de que os sistemas participativos digitais provocam mudanças no território institucionalizado do jornalismo. A busca de marcas do processo destacado começa, no primeiro ... -
Jornalismo e cultura da convergência: a narrativa transmídia na cobertura do Cablegate nos sites El País e Guardian
(2011-03-19)A narrativa transmídia (NT) é a forma de contar histórias com o uso combinado de diferentes tipos de plataformas. Cada história apresentada em uma plataforma representa um trecho da narrativa maior e mostra uma perspectiva ...