xmlui.ArtifactBrowser.ConfigurableBrowse.title.metadata.rights
Now showing items 1-20 of 99
-
O movimento da RBS TV na articulação do social com o promocional
(2012-12-21)No contexto contemporâneo, empresas de diferentes segmentos tentam se mostrar sensíveis aos problemas que afetam a sociedade como um todo. No âmbito comunicacional, percebe-se a divulgação de produtos midiáticos que ... -
Celebridades políticas no espaço público digital: uma análise do perfil oficial do senador Romário Faria na rede social digital facebook
(2016-04-07)Esta pesquisa científica considera uma celebridade política, o senador Romário Faria, no espaço público digital, fazendo uma análise das publicações e das interações contidas em seu perfil oficial no Facebook. Por meio da ... -
Política e participação: análise das estratégias comunicacionais utilizadas pela candidata Manuela D Ávila na campanha à prefeitura de Porto Alegre em 2012
(2014-02-27)Esta dissertação parte da noção de que vivemos em uma sociedade midiatizada e em rede, fator que modifica as relações sociais e as lógicas dos mais diversos campos, inclusive da comunicação e da política. Nesse contexto, ... -
Jornalismo colaborativo em redes digitais: estratégia comunicacional no ciberespaço. O caso de Zero Hora.com
(2009-03-03)O presente trabalho foi desenvolvido partindo da idéia de que os sistemas participativos digitais provocam mudanças no território institucionalizado do jornalismo. A busca de marcas do processo destacado começa, no primeiro ... -
Documentários de fronteira Brasil/Uruguai: marcas de identidades (in)comuns
(2014-12-08)O presente estudo analisa a construção de sentidos de identidade nos documentários que tratam das regiões de fronteira, especialmente a fronteira do extremo sul do Brasil com o Uruguai. Nossa investigação utiliza dois ... -
Mídia e identidade: os catadores de materiais recicláveis nos jornais de Santa Maria
(2010-03-30)Esta dissertação trata do estudo da mídia impressa do município de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, e a construção da identidade dos catadores de materiais recicláveis junto à comunidade local. O objetivo principal ... -
Legitimação institucional do jornalismo informativo nas mídias sociais digitais: estratégias emergentes no conteúdo de Zero Hora no Twitter
(2010-03-17)Esta dissertação possui como contexto a crise de legitimação institucional que ocorre na sociedade atual e afeta o papel de mediação do jornalismo informativo, potencializada pelas práticas interativas das mídias sociais ... -
Encenação jornalística da violência no futebol: estudo de estratégias discursivas, efeitos de sentido e valores
(2014-02-19)O presente estudo propõe analisar como constitui-se a construção discursiva a respeito do fenômeno sociocultural da violência no futebol por enunciadores dos jornais Folha de São Paulo e Zero Hora. Com efeito, investigam-se ... -
ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor
(2009-03-23)Toda organização estabelece uma relação de comunicação com seus públicos a fim de fidelizá-los e, assim, preservar sua existência. Zero Hora (ZH), enquanto organização, do mesmo modo necessita conquistar a credibilidade ... -
Da felicidade à alegria: os usos e as apropriações do telejornal Jornal Nacional por famílias de classe popular
(2015-04-07)Esta dissertação é um estudo de recepção de telejornalismo realizado com três famílias de classe popular residentes na região Oeste de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é compreender os usos e as ... -
Rádios comunitárias e mobilização social: um estudo sobre as estratégias comunicacionais da RádioCom FM, de Pelotas - RS
(2013-12-16)Esta pesquisa, de caráter qualitativo, estuda a RádioCom FM, da cidade de Pelotas (RS), com o intuito de investigar como as estratégias comunicacionais de mobilização social das rádios comunitárias contribuem para a ... -
A construção da brasilidade: uma análise cultural midiática de brasilidade no programa Esquenta.
(2016-08-05)O presente trabalho tem por objetivo principal analisar os sentidos construídos de brasilidade no Programa Esquenta-TV Globo, encontrando as continuidades e rupturas que se apresentam nessas formas de representação do ... -
Cocriação de valor como estratégia de comunicação na sociedade em rede: estudo do programa Cocriando Natura
(2016-05-09)Esta dissertação investiga uma rede de cocriação online como uma estratégia de comunicação e está delimitada em analisar a cocriação de valor entre organizações e seus públicos como estratégia de comunicação na sociedade ... -
Posts intertextuais: um estudo de links nos blogs Luis Nassif online, Conversa afiada e o Biscoito fino e a massa
(2011-03-14)A escrita digital incorporou-se às práticas jornalísticas da internet e ao nosso cotidiano de navegação pelos espaços digitais. Os links passaram a fazer parte da leitura de sites e blogs. Observar como esses links, enquanto ... -
Comunicação de risco e cobertura de desastres: o campo jornalístico e as fontes especializadas
(2012-11-17)A partir dos pressupostos da Comunicação de risco, o trabalho investiga as relações entre fontes e jornalistas na cobertura de desastres, para avaliar o papel do jornalista e apontar alguns elementos que possam contribuir ... -
Publicidade autorreferencial do diário gaúcho: encenações do produto midiático e do leitor
(2010-03-04)O enfoque dado ao jornal impresso, neste trabalho, extrapola a função institucionalizada na construção social dos relatos e direciona-se à noção de produto midiático a ser vendido pelo mercado publicitário. Nossa atenção ... -
O consumo de música regional como mediador da identidade
(2008-03-02)O trabalho procura compreender como se constitui a identidade no Rio Grande do Sul a partir do consumo de dois movimentos de música regional: a música campeira e a tchê music. Nos meios de comunicação, estes gêneros ... -
Análise cultural do telejornalismo local: representação e identidade na RBS TV Santa Rosa
(2015-03-05)A dissertação tem como proposta realizar uma análise cultural do Jornal do Almoço da RBS TV Santa Rosa, emissora localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul e cujo funcionamento teve início em 1992. Os aportes ... -
Representações do feminino na campanha eleitoral de 2006: Yeda Crusius em fotografias jornalísticas de Zero Hora
(2009-03-03)O campo do jornalismo, através de seus regramentos, constrói representações dos atores que compõe os demais campos através de seus dispositivos jornalísticos, como a fotografia. Histórica e culturalmente, o campo da ... -
“Amém? Compartilhe!”: análise da interação e circulação dos discursos de Macedo, Santiago e usuários no Facebook e Twitter
(2015-03-27)A ambiência digital - fenômeno relativamente recente no campo religioso neopentecostal - faz emergir outras relações entre usuários da rede, líderes e instituições, que agora são atravessadas por lógicas e regramentos ...