Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por orientadores "Ronsini, Veneza Mayora"
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Recepção de telenovelas, mediações sociopolíticas e gênero
(2018-03-26)Esta pesquisa é um estudo sobre a recepção de telenovelas com cinco mulheres integrantes de uma Associação baseada nos princípios da Economia Solidária. As entrevistadas têm entre 39 e 65 anos de idade e residem em Santa ... -
Consumo e identidades de trabalhadoras rurais pomeranas e quilombolas do sul do Brasil
(2023-04-28)O presente estudo é realizado com trabalhadoras rurais de origem pomerana e quilombola, moradoras de São Lourenço do Sul/RS. Por meio de pesquisa empírica qualitativa, buscamos, como objetivo geral, interpretar qual é a ... -
Da felicidade à alegria: os usos e as apropriações do telejornal Jornal Nacional por famílias de classe popular
(2015-04-07)Esta dissertação é um estudo de recepção de telejornalismo realizado com três famílias de classe popular residentes na região Oeste de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é compreender os usos e as ... -
Consumindo Lady Gaga: os little monsters e a construção de identidades de gênero
(2019-03-22)A pesquisa aborda o consumo de celebridades e a construção de identidades de gênero, com o objetivo de analisar os usos e apropriações que o fandom Little Monster realiza da vida e obra da cantora Lady Gaga, em particular ... -
O consumo de música regional como mediador da identidade
(2008-03-02)O trabalho procura compreender como se constitui a identidade no Rio Grande do Sul a partir do consumo de dois movimentos de música regional: a música campeira e a tchê music. Nos meios de comunicação, estes gêneros ... -
“Existia uma deusa”: o consumo midiático do Sagrado Feminino pelas mulheres residentes em ecovilas
(2022-05-19)Este trabalho, através de pesquisa empírica qualitativa, visa abordar o consumo de mídia e as relações sociais de mulheres em ecovilas, no que diz respeito às relações de gênero e práticas espirituais dentro de suas ... -
TV OVO: a representação de identidades juvenis no audiovisual
(2012-03-13)O presente trabalho tem como objeto de estudo a representação de identidades juvenis nos audiovisuais produzidos por jovens de classe popular. Trata-se de estudar a construção de identidades, através do consumo de bens ... -
Juventude camponesa e consumo de mídia na era digital
(2020-02-19)A pesquisa aborda o consumo de mídia na era digital e a centralidade da comunicação na estrutura social contemporânea, marcada pela produção capitalista de novas formas de exclusão social. O problema busca responder em que ... -
Mídia e representação social juvenil: recepção do Programa Malhação
(2011-12-01)Este estudo centra-se no entendimento de jovens de classe popular e de sua relação com o meio de comunicação televisão. Investigamos a representação social juvenil e, por isso, temos em Malhação um exemplo rico cuja ... -
O consumo de mídia por agricultores familiares e as mediações de classe social e economia solidária
(2021-04-08)Esse trabalho é um estudo etnográfico sobre o consumo de mídia por agricultores familiares de Santa Maria/RS, participantes do Projeto Esperança/Cooesperança e que se organizam através do Movimento Social de Economia ... -
A ficção do homem: um estudo sobre a recepção masculina de telenovelas
(2018-06-29)Este trabalho é o resultado de uma pesquisa teórica e empírica, de caráter qualitativo, sobre a recepção de telenovelas entre homens em diferentes contextos sociais no que diz respeito a construção social de suas masculinidades. ... -
Jovens rurais, corações urbanos: jornal nacional e as desigualdades sociais do campo
(2013-03-08)Este trabalho é um estudo etnográfico de recepção do Jornal Nacional realizado com seis jovens provenientes da zona rural da região central do Rio Grande do Sul. Três deles atualmente moram no meio urbano e os outros três ... -
Gênero no consumo de sagas fantásticas no Brasil
(2019-01-29)Tendo em vista a popularização da ficção fantástica no início do século XXI, a dissertação visa explorar como as dimensões produtivas e simbólicas da estrutura das relações de gênero aparecem entre os valores que orientam ...