Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 81-100 of 164
-
Física Moderna e Contemporânea e a Saúde: uma proposta envolvendo energia nuclear e radioatividade na formação inicial de professores de física
(2012-04-23)A inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) defendida por pesquisadores das áreas de Ensino de Ciências e de Ensino de Física está vinculada a uma preocupação com a formação inicial e continuada ... -
Formação continuada para professores de biologia: avanços e desafios de um curso EaD
(2016-05-05)A educação tem como objetivo o aprimoramento acadêmico e a busca pelo desenvolvimento profissional. Após a formação inicial, os docentes deparam-se com a necessidade de aperfeiçoamento acerca de metodologias e de seus ... -
Formação docente em ciências biológicas e racialidade: entre o eles e nós na educação
(2023-11-28)Este estudo busca conduzir uma análise acerca das relações étnico-raciais na formação de professores na área de Ciências Biológicas, a partir de pesquisas e documentos, visando contribuir para uma formação mais inclusiva ... -
Hábitos saudáveis: discutindo alimentação e atividades físicas no âmbito escolar
(2018-12-17)Estudos vêm apontando altos índices de sobrepeso e obesidade entre adolescentes, onde alimentação inadequada e sedentarismo encontram-se como uns dos principais fatores de risco, bem como para o desenvolvimento de DCNT, e ... -
Herança multifatorial: concepções de estudantes de ensino médio, desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos
(2016-02-25)A maioria das características apresentadas pelos organismos complexos são resultados de heranças multifatoriais, como por exemplo, a cor da pele nos seres humanos. Este trabalho teve como objetivo investigar as concepções ... -
Imagem corporal, aspectos nutricionais e atividade física em estudantes
(2014-03-21)Uma das tarefas mais difíceis para o adolescente é a aceitação do corpo modificado pelos eventos da puberdade. A insatisfação com a imagem corporal pode levar à prática de dietas rigorosas e exercícios físicos exagerados, ... -
A influência da formação superior no conhecimento e no perfil nutricional dos alunos de nutrição
(2010-12-02)Nas últimas décadas, a preocupação com o conhecimento sobre a nutrição e a influencia que o consumo alimentar exerce para a saúde tem aumentado. O presente estudo, de caráter quali-quantitativo, investigou entre os alunos ... -
A influência da produção científica nas práticas de professores de educação física, ciências e matemática em escolas públicas municipais de Uruguaiana - RS
(2010-08-30)A ampliação do processo científico e tecnológico vem causando várias transformações no comportamento da sociedade e isso leva a mudanças na educação e práticas escolares. No Brasil vêm ocorrendo um incremento da produção ... -
Influências da resolução de atividades STEM no processo de engajamento estudantil
(2023-04-28)O engajamento estudantil tem sido um aspecto importante quando se estuda os processos de ensino e aprendizagem, estando intimamente ligado a questões como desempenho dos estudantes e índice de evasão escolar (FREDRICKS; ... -
A iniciação científica no ensino médio: contexto atual, desafios e perspectivas na área de ciências da natureza
(2018-08-03)Na atualidade, muitas indagações emergem na sociedade envolvendo a ciência, pois as problemáticas globais, cada vez mais complexas, acabam encontrando dificuldades de discussão e compreensão pela maioria dos indivíduos, visto ... -
A inserção da física moderna no ensino médio aliada à tecnologia do sistema de posicionamento global (GPS)
(2011-04-26)A inserção da Física Moderna no Ensino Médio (EM) vem sendo fortemente defendida por pesquisadores da área de educação em Ciências e de ensino de Física. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a ... -
A inserção de novas tecnologias em conjunto com atividades experimentais no ensino de física
(2012-03-29)Neste trabalho apresentamos uma proposta pedagógica de inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) no Ensino de Física em Nível Médio para a aquisição automática de dados experimentais e análise numérica e ... -
Inserção de tópicos de física partículas de forma integrada aos conteúdos tradicionalmente abordados no ensino médio
(2014-04-09)Apresentamos, neste trabalho, uma pesquisa que trata da inserção de tópicos de Física de Partículas integradas aos conteúdos tradicionalmente estudados no Ensino Médio. Também uma proposta de como esses conteúdos podem ser ... -
A interdisciplinaridade entre as ciências e a educação física na visão de alunos do ensino fundamental e médio
(2009-08-13)A Educação está passando por uma transformação que transcende a sala de aula e busca acompanhar a globalização. Vive-se a era da informação e da integração entre os saberes, nenhum aprendizado tem valor de forma isolada, ... -
Interface ensino, pesquisa e extensão: análise de uma abordagem para atividades de visitação a um espaço não formal de ensino
(2020-03-02)Ensino, pesquisa e extensão são considerados os três pilares das universidades brasileiras, desempenhando juntos um papel de suma importância no desenvolvimento acadêmico e social. Essa pesquisa propôs e avaliou um tipo ... -
Intervenções curriculares estruturadas a partir da abordagem temática: desafios e potencialidades
(2016-05-10)Com a presente investigação, buscou-se sinalizar encaminhamentos para a constituição de currículos estruturados mediante a abordagem temática, sendo o problema investigado: quais têm sido os encaminhamentos dados, os ... -
Intervenções curriculares na perspectiva da abordagem temática: avanços alcançados por professores de uma escola pública estadual do RS
(2014-02-27)A presente pesquisa, de caráter predominantemente qualitativo e do tipo etnográfico no cotidiano escolar, tem como tema o currículo e a formação de professores no âmbito do ensino. Essa pesquisa torna-se relevante pela ... -
Intervenções teórico-práticas com licenciandos em química por meio de problemas temáticos.
(2020-01-17)Este trabalho apresenta uma estratégia didática desenvolvida na formação inicial docente em Química, por meio da articulação entre a Metodologia de Resolução de Problemas e Temáticas, a qual denominou-se de Problemas ... -
Investigação das concepções espontâneas sobre câncer e suas possíveis implicações como tema transversal na educação para a saúde
(2010-01-21)O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir da análise das concepções espontâneas dos alunos acerca do câncer como tema transversal na Educação para a Saúde, que teve como objetivo averiguar ... -
Investigação de conteúdo imagético: o que revelam as imagens de célula na internet?
(2020-02-28)Com a atual explosão tecnológica muitos recursos didáticos têm sido empregados nas aulas de ciências e biologia, o que antes era pesquisado em livros e enciclopédias, hoje está disponível on-line, facilitando a busca e ...